BASF aposta em relé de acoplamento inovador

Acoplador de relés e optoacoplador da BASF em Ludwigshafen

Em termos de relés de acoplamento, a opinião geral afirma não existir verdadeira inovação.

Estes dispositivos auxiliares, universais e robustos, são utilizados sem reservas na indústria. Aí assumem suas funções de modo quase invisível, entre o controlador e a instalação: adaptação de sinais, isolamento galvânico e multiplicação.

Os relés de acoplamento da nova geração dão também uma forte ajuda no controle de custos. A BASF em Ludwigshafen apostou em um sistema de relés e de optoacoplador inovador da Phoenix Contact.

Aplicação

Desde a fundação da BASF que a unidade de Ludwigshafen se transformou na maior área ao serviço da indústria química.

Um exemplo do programa de produção é a fábrica de vitaminas, onde são produzidas as vitaminas A e E, lipossolúveis. Quase todas as fases prévias da síntese dispendiosa são geradas na unidade e canalizadas diretamente para a fábrica de vitaminas através de um sistema de tubulações. O controle da produção é realizado através de um sistema de controlo de processo moderno, cujos cabos de sinais são transmitidos através de armações de triagem padronizadas.

Para amplificação dos sinais do sistema de sensores são utilizados relés de acoplamento com apenas 6,2 mm de espessura da gama PLC-INTERFACE da Phoenix Contact. Para adaptação dos sinais de resposta do lado do campo ao controlador são utilizados os módulos PLC-INTERFACE, de construção idêntica.

Solução

PLC-INTERFACE da Phoenix Contact  

PLC-INTERFACE da Phoenix Contact

Uma das principais vantagens consiste na capacidade de encaixe dos acopladores de relé e optoacopladores. Cada canal pode ser adaptado, de forma ótima, a seu aplicativo, em função da tensão, do desempenho e da frequência de conexão.

Se, em função das condições, for necessário utilizar um optoacoplador em vez de um relé: a adaptação pode ser efetuada posteriormente ou ser de tipo misto, em poucos segundos, sem soltar o cabeamento.

As séries de construção disponíveis em todas as tensões de comando estão igualmente disponíveis com sistema de força de mola ou de conexão por rosqueamento.

O sistema é completado por acessórios úteis como vários modelos de pontes, placas de isolamento de seções, terminais de alimentação e plaquetas de marcação de equipamentos do programa de réguas de terminais de série da Phoenix Contact.

Resumo

O sistema PLC-INTERFACE economiza custos de acordo com a seguinte fórmula: redução da necessidade global de espaço, esforço de cabeamento, tempo despedido e esforço de montagem. Além de que simplifica o controle e aumenta a segurança.

O sucesso reside no sistema de pontes PLC de encaixe, seguro contra oscilações. O isolamento seguro entre a entrada/saída e a versão do relé no grau de proteção IP67 foram dois importantes critérios que permitiram à BASF decidir pelo sistema de PLC-INTERFACE da Phoenix Contact.

Afinal, e apesar de todas as preocupações com os custos, a segurança é da máxima importância na indústria química.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)