Alta segurança e disponibilidade dos dados de medição na rede de distribuição de gás da Linde Gas

Visão geral

Sistema de tubagem para sistema de transporte  

Sistema de tubagem para o transporte de gases industriais

  • Enquanto parte da área de negócio "Gases" da Linde AG, a Linde Gas é um dos fornecedores de gás líderes, tanto na Alemanha como na Europa.
  • Para o registro dos dados de faturação relevantes, é necessário instalar estações de medição especiais ao longo da rede de distribuição de gás.
  • Juntamente com a Actemium Cegelec e Linde Gas Deutschland, a Phoenix Contact desenvolveu uma solução para a transmissão segura e para o registro dos valores de medição.
  • Esta solução garante a segurança no acesso e a disponibilidade no reencaminhamento de dados de medição sensíveis.

Perfil do cliente

Centro de produção de gases da AG em Leuna  

Centro de produção de gases da AG em Leuna

No complexo químico de Leuna, a Linde AG opera um dos seus maiores centros de produção de gases em todo o mundo e abastece, a partir daí, uma diversidade de consumidores.

Para a automação das estações de medição ao longo da rede de distribuição de gás, bem como a sua integração no sistema de gerenciamento de dados existente, a Linde Gas contratou o integrador de sistemas Actemium Cegelec GmbH.

Aplicação

Estação de medição da rede de distribuição de gás  

Estação de medição para consulta e transmissão de dados de débito, temperatura e pressão

Na rede de distribuição de gás, dados de medição sensíveis são reencaminhados via Internet, por isso, a segurança de acesso e a disponibilidade da solução têm a mais elevada prioridade.

Para registrar os valores de medição de toda a rede de distribuição, é necessário um conceito de comunicação inovador com base em um protocolo eficiente, para ligar cada uma das estações ao sistema de gerenciamento de dados. Os dados incidentes devem ser reencaminhados continuamente via GPRS/EDGE através da rede telefônica móvel. Além disso, todos os valores de medição registrados são guardados na respectiva estação de medição por forma a garantir que, em caso de uma interrupção da ligação prolongada, não se percam dados.

O fato de as estações construídas ao longo da rede de tubagem se encontrarem, muitas vezes, em terrenos de difícil acesso, representa também um grande desafio. Thomas Hauswald, diretor da unidade de produção de Bitterfeld e das redes de tubagem na Linde Gas, optou, por isso, por um sistema central que também permite uma consulta posterior dos dados das estações de medição.

Solução

Quadro de comando com mini-controlador ILC  

Quadro de comando com mini-controlador e módulos Inline interligados

Kai Schwarz, gestor de projetos na Actemium Cegelec, responsável pela implementação do projeto, optou pela solução de controle remoto Resy+ da Phoenix Contact para a transmissão de dados. Para combater possíveis interrupções de ligação na rede telefônica móvel, as estações de medição são ligadas ao sistema de gerenciamento de dados através do protocolo normalizado IEC 60870-5-104 por meio do túnel VPN (Virtual Private Network).

Através da utilização do padrão baseado em eventos, é possível guardar os dados temporariamente em caso de interrupções breves na comunicação e enviá-los ao sistema de gerenciamento de dados após a restauração da ligação. Adicionalmente, os valores de medição são armazenados no cartão SD externo do controlador.

PC com caixa industrial  

O gerenciamento de dados Resy+ corre em um PC com caixa industrial

Sistema de backup central para uma cadeia de informação contínua

Para garantir uma cadeia de informação sem lacunas, a Actemium Cegelec integrou, em um ponto central, o gerenciamento de dados Resy+ na solução.

O serviço Windows, que corre em um PC com caixa industrial, disponibiliza ao sistema de gerenciamento de dados as funções essenciais necessárias à exportação posterior dos dados. Com este fim, o sistema de gerenciamento de dados gera um pedido com as informações necessárias e envia-o ao serviço de gerenciamento de dados do Resy+. O serviço recolhe os dados solicitados da respectiva estação e converte todos os valores relevantes para o formato preferido pela empresa operadora. Com o arquivo de resultados gerado, o sistema de gerenciamento de dados consegue complementar os registros existentes com as informações em falta.

Os dados são trocados continuamente entre o sistema de gerenciamento de dados, o serviço de gerenciamento de dados e as estações exteriores via FTP. As informações de diagnóstico pertinentes são disponibilizadas ao utilizador em um arquivo de texto. Também no que respeita ao hardware, a Linde Gas e a Actemium Cegelec decidiram-se pela Phoenix Contact. Instalaram-se, assim, modems do tipo PSI-Modem-GSM/ETH, que estabelecem a ligação com a rede e suportam as redes Ethernet industriais, através das quais é possível transferir, de forma segura, dados sensíveis através da rede GSM. Como tecnologia de comando são utilizados controladores Inline do tipo ILC 170 ETH 2TX.

Resumo

Thomas Hauswald e Kai Schwarz  

Thomas Hauswald, diretor da unidade de produção de Bitterfeld (à direita) e Kai Schwarz, gestor de projetos da Actemium Cegelec (à esquerda)

Através da implementação das estações de medição com base em uma tecnologia de comando e interação remota adequada à indústria, os dados sensíveis são comunicados de forma segura ao sistema de gerenciamento de dados. "A gestão de backup central permite, além disso, o acesso a valores de medição históricos que são registrados no controlador, paralelamente à transmissão através do protocolo IEC-60870-5-104", relata Kai Schwarz.

Thomas Hauswald complementa: "No que respeita à segurança dos dados e à disponibilidade dos valores de medição registrados, a solução baseia-se em conceitos inovadores, cumprindo, assim, os mais elevados requisitos. Além disso, ela oferece-nos muita flexibilidade na manutenção e na ampliação do sistema".

Produtos

DescriçãoTipoCódigo
Memória de programa e de configuração com chave de licença para as bibliotecas de módulos funcionaisSD FLASH 512MB APPLIC A2701799
Controlador Inline com interfaces EthernetILC 170 ETH 2TX2916532
Modem Ethernet industrial para montagem sobre trilho de fixação ENPSI-MODEM/ETH2313300
PC com caixa industrial sem ventilador com grau de proteção IP20 e processador Intel® Atom™ com eficiência energéticaVL BPC 10002701291
DescriçãoTipoCódigo
Memória de programa e de configuração com chave de licença para as bibliotecas de módulos funcionaisSD FLASH 512MB APPLIC A
Controlador Inline com interfaces EthernetILC 170 ETH 2TX
Modem Ethernet industrial para montagem sobre trilho de fixação ENPSI-MODEM/ETH
PC com caixa industrial sem ventilador com grau de proteção IP20 e processador Intel® Atom™ com eficiência energéticaVL BPC 1000

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: