A operação eficiente de instalações fotovoltaicas de grande escala requer um monitoramento e controle contínuos.
Um sistema de energia solar com uma dimensão de 10 MW é composto por aprox. 2500 strings com 20 módulos solares cada. Deste modo, ele inclui um grande número de caixas de conexão de gerador, inversores e componentes adicionais de monitoramento, como sensores de referência, estações meteorológicas ou equipamentos de medição de energia.
É necessário registrar e processar inúmeros dados de medição, controlar inversores e transmitir o estado da instalação para um sistema de gerenciamento de dados hierarquicamente superior.
Uma vez que a quantidade de dados produzidos é muito grande, o parque fotovoltaico é dividido em segmentos individuais, designados arrays. Na combinação de equipamentos de comutação Array Control da Phoenix Contact se encontra um controlador. Este registra dados de medição de inversores, logger de dados e equipamentos de medição de energia de uma estrutura, de acordo com um modelo de dados uniforme e os transmite para um sistema SCADA hierarquicamente superior na central.
Os módulos funcionais pré-programados facilitam a integração de cada componente em Array Control. Se ocorrer uma sobrecarga da rede, o Array Control controla o inversor, de modo a reduzir a potência. Além disso, o Array Control assume inúmeras funções de diagnóstico, p. ex em caso de uma queda de potência de um string. Mensagens de estado, p. ex. referentes à proteção antirroubo ou a falhas de equipamentos, completam os valores registrados. Todos os dados são arquivados por um período de até 25 anos.
Sendo um módulo do sistema de gerenciamento do parque da Phoenix Contact, com Array Control é possível implementar um gerenciamento eficiente de instalações fotovoltaicas de grande escala.
"$pageName" em