Transformação digital – Arquitetura aberta

Transformação digital – Arquitetura aberta

Abertas, seguras, escaláveis

Conectividade para soluções inteligentes de supervisão e monitoramento na indústria de processos.

Hoje em dia, os requisitos sempre crescentes em termos de elevada segurança, disponibilidade, confiabilidade e também maior eficiência exigem mais tecnologias que cuja integração na pirâmide clássica da automação não é fácil. Por isso, a digitalização da automação de processos abre as portas para novas tecnologias e abordagens de solução.

"Enhanced Connectivity" da Phoenix Contact não representa só a conexão física mas também uma ligação que inclui tanto a logística como a comunicação transversal, aberta, segura e digital. Assim são estabelecidas as condições para que se possam tornar realidade novas abordagens como a NAMUR Open Architecture (NOA) e a Open Process Automation (OPA).

Suas vantagens

  • Instalações de processamento com garantia de futuro graças a décadas de know-how especializado na indústria e ao contributo de tendências pioneiras como NOA e OPA
  • Solução à medida desde a aquisição de dados até ao sistema final com tecnologia de automação independente do sistema
  • Evitar paradas da instalação não planejadas graças à interligação de dados de diagnóstico existentes e adicionais para a manutenção preventiva

Padrões para sistemas de automação abertos

Dados em rede em uma instalação de processamento  

NAMUR Open Architecture versus Open Process Automation

A NAMUR Open Architecture (NOA) descreve como a pirâmide de automação clássica pode integrar facilmente componentes de TI dinâmicos, desde o nível de campo até o gerenciamento da empresa. E isso sem afetar a disponibilidade e segurança de uma instalação.

A abordagem da Open Process Automation (OPA) vai ainda mais além: para conseguir uma automação completamente aberta, a pirâmide clássica da automação de processos é dissolvida.

A Phoenix Contact mostra, com a abordagem tecnológica de um ecossistema aberto, seguro e escalável, como a ideia da abertura, flexibilidade e soluções ágeis pode ser associada aos temas centrais da indústria de processos (robustez, segurança e confiabilidade).

NAMUR Open Architecture

Pirâmide de automação no contexto NOA e PLCnext Technology  

Tarefas de monitoramento e otimização inteligentes com NOA e PLCnext Technology

A plataforma de controle aberta e baseada em Linux PLCnext Technology permite a leitura de dados HART e outros protocolos, em paralelo e sem efeitos em relação ao controlador do processo. Os dados podem ser transmitidos como dados brutos ou pré-processados através do controlador via servidor OPC-UA e seguidamente para uma Cloud, como p. ex. PROFICLOUD da Phoenix Contact, Azure da Microsoft etc.

Como a plataforma de controle é aberta, no sistema também podem ser integrados apps de terceiros, p. ex. de fabricantes de sensores e atuadores.  Algoritmos inteligentes avaliam os dados coletados e derivam conceitos úteis de manutenção.

Com o ecossistema PLCnext Technology é fácil realizar tarefas de monitoramento e otimização ou também a manutenção preventiva – e sem influenciar o processo central.

Open Process Automation

A Open Process Automation tem como objetivo reduzir a complexidade das migrações dos sistemas de controle seguindo uma abordagem aberta baseada em padrões.  O ecossistema PLCnext Technology suporta essa abordagem aberta cumprindo o papel do DCN (Distributed Control Node - nó de controle distribuído) com ligações seguras e redundantes ao novo bus de serviço de tempo real e também a ligação a equipamentos de campo (I/Os) existentes e novos. Além do mais, a PLCnext Technology também cumpre o requisito principal da OPA, permitindo hospedar software externo e executar no mesmo hardware.

Visão geral gráfica da ideia Open Process Automation (Fonte: O-PAS™)  

Um padrão do The Open Group, um consórcio de tecnologia global dos EUA, desenvolvido no Open Process Automation™ Forum (OPAF). Fonte: O-PAS™

PLCnext Technology ganha o Achema Innovation Award 2018

Achema Innovation Award

PLCnext Technology – distinguida com o Achema Innovation Award 2018

A PLCnext Technology foi premiada em 12 de junho de 2018 na categoria de tecnologia de instrumentação e automação de processos com o Achema Innovation Award. A partir de uma lista restrita de candidatos em um total de oito categorias e três categorias especiais foi eleito o respectivo desenvolvimento mais inovador.

No âmbito de uma atribuição de prêmio solene, a Phoenix Contact recebeu um diploma e o cobiçado prêmio para a plataforma de controle nova e inovadora. Aproveitamos este espaço para agradecer esta distinção.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)