Estação de tratamento de águas residuais em Braunsbedra: colocação em funcionamento mais rápida graças a uma engenharia mais simples

Resumo

Estação de bombagem de águas residuais da ZWAG em Braunsbedra  

Estação de bombagem de águas residuais da ZWAG em Braunsbedra

  • Na estação central de tratamento de águas residuais da Zweckverband Wasserversorgung und Abwasserentsorgung Geiseltal (ZWAG), todas as águas residuais são limpas de modo mecânico e biológico.
  • Atualmente, as operações de gestão das águas exigem aos seus fornecedores não só o provisionamento de diferentes componentes, como também soluções integradas.
  • As tarefas de automação incluem a incorporação das estações de bombagem através de comunicação móvel e tecnologia SHDSL no controlador da estação de tratamento de águas residuais e a integração dos dispositivos de campo.
  • A ZWAG desfruta das vantagens de uma tecnologia consistente.

Perfil do cliente

Geiseltalsee em Braunsbedra  

O Geiseltalsee é o maior lago artificial da Alemanha

No território da ZWAG, nos arredores de Braunsbedra, situa-se o Geiseltalsee, o maior lago artificial da Alemanha. Até 1995, foi extraída lignite em Geiseltal e, hoje em dia, é uma área de recreio.

Para não influenciar negativamente o regime hídrico da região, todas as águas residuais passam pela estação central de tratamento de águas residuais da ZWAG.

Aplicação

No âmbito das medidas de modernização, os responsáveis da ZWAG procuram uma nova solução para três estações de bombagem de águas residuais. A estação de bombagem em Stöbnitzer Mitte bombeia as águas residuais diretamente para o canal que dá acesso à estação de tratamento de águas residuais. Em contraste, as duas novas estações de bombagem em Geiseltalsee (a estação de bombagem principal em Strand Mücheln e a estação de bombagem em Strand Mücheln) abastecem mutuamente o canal, o que é mais vantajoso a nível energético do que um abastecimento em cascata.

A solução deverá ser completa, ou seja, não deverá incluir diferentes componentes de vários fabricantes. Além disso, é necessário garantir uma proteção contra danos causados por sobretensão, bem como a disponibilidade do sistema através de uma fonte de alimentação ininterrupta moderna. Neste contexto, o conceito perfeitamente compatível da Krohne Messtechnik e Phoenix Contact foi convincente. Os blocos de função da biblioteca de processos hídricos Waterworx, os quais foram desenvolvidos em conjunto por ambas as empresas, constituem a base da abordagem. Os módulos permitem que a tecnologia de medição seja facilmente integrada na tecnologia de automação e comando.

Solução

Estação de bombagem de águas residuais no Geiseltalsee em Braunsbedra  

Tecnologia de medição da Krohne e equipamentos de automação da Phoenix Contact

Neste contexto, foram realizadas diferentes tarefas na tecnologia de automação. Entre elas destacam-se a incorporação das estações de bombagem através de comunicação móvel e tecnologia SHDSL no controlador da estação de tratamento de águas residuais e a integração dos dispositivos de campo, como o medidor de caudal Optiflux 2050 W da Krohne, bem como de outros componentes da tecnologia de medição e acionamento.

Com o modem de linha dedicada industrial PSI-Modem SHDSL/ETH, é possível interligar dispositivos em série em largura de banda através de cabos de cobre exclusivos da empresa. A tecnologia SHDSL utilizada permite uma velocidade de transferência de dados de até 30 MBit/s. Com o modem SHDSL, é possível estabelecer ligações ponto-a-ponto, redundância de caminho, bem como topologias em linha e estrela. Assim, os modems identificam as velocidades SHDSL entre si, para que deixe de ser necessária uma configuração através de botão DIP.

Não é necessária a atribuição de um endereço IP nem uma configuração cliente/servidor. Um livro de registo integrado, bem como as saídas de alarme facilitam as operações de assistência no local.

Estação de bombagem de águas residuais com painel tátil  

Operação através de um painel tátil no local

A comunicação móvel substitui as ligações com fios em falta

Se não houver cabos exclusivos da empresa ou uma rede telefónica pública, é utilizado o potente router 3G da família de produtos PSI-Modem para o reencaminhamento dos dados sem fios para o controlador. As estações de bombagem estão integradas na rede IP através de uma ligação UMTS/HSPA. Se esta ligação não funcionar, o router 3G muda automaticamente para GPRS/EDGE. A firewall integrada e a compatibilidade com VPN servem de proteção contra acessos não autorizados.

Além disso, a ligação de dados e a qualidade da rede de comunicação móvel são monitorizadas. Se estas se deteriorarem, o modem 3G envia uma mensagem apropriada ou estabelece novamente a ligação de comunicação móvel. Neste caso, as seis entradas de comutação configuráveis permitem a transmissão independente da SMS ou do e-mail, inclusive para vários destinatários. As quatro saídas de comutação integradas podem ser ativadas por SMS protegida por palavra-passe para controlar o estado do sistema à distância e percorrer as funções.

Produtos

DescriçãoTipoN.º de artigo
Unmanaged Ethernet Extender para ligações ponto-a-ponto, estruturas em linha e anelSI-Modem-SHDSL/ETH2313643
Acoplador de bus PROFINET para ligar periféricos descentralizadosIL PN BK DI8 DO4 2TX2703994
Biblioteca de software WATERWORX para PC WORXWATERWORX2400180
Dispositivo de segurança na caixa metálicaFL MGUARD RS4000 TX/TX VPN2200515
PC WORX UA SERVERPC WORX UA SERVER2402685
Software de visualização atvise®ATVISE2400478
Software de gestão de dados ACRONACRON2400115
AXIOCONTROL para controlo direto de I/O AXIOLINE FAXC 30502700989
DescriçãoTipoN.º de artigo
Unmanaged Ethernet Extender para ligações ponto-a-ponto, estruturas em linha e anelSI-Modem-SHDSL/ETH
Acoplador de bus PROFINET para ligar periféricos descentralizadosIL PN BK DI8 DO4 2TX
Biblioteca de software WATERWORX para PC WORXWATERWORX
Dispositivo de segurança na caixa metálicaFL MGUARD RS4000 TX/TX VPN
PC WORX UA SERVERPC WORX UA SERVER
Software de visualização atvise®ATVISE
Software de gestão de dados ACRONACRON
AXIOCONTROL para controlo direto de I/O AXIOLINE FAXC 3050

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar