O conceito do cabeamento de sistema reduz o tempo conversão para um novo controlador

Visão geral

Granulado em poliestirol  

A gama de produtos da Trinseo abrange resinas termoplásticas, como o poliestirol

  • A ideia era substituir um controlador com mais de 30 anos por uma solução moderna em uma instalação para produção de plástico.
  • Um conceito inteligente do cabeamento de sistema garante uma transferência rápida e sem erros dos sinais de campo para os quadros de comando do novo sistema ABB.
  • Após os testes de plausibilidade basta verificar um só sinal por adaptador por amostragem.

Perfil do cliente

Unidade da Trinseo em Tessenderlo  

Unidade da Trinseo em Tessenderlo

Enquanto filial da empresa de materiais Trinseo, a Trinseo Plastics está focada nas soluções de polímero especializadas.

A gama de produtos abrange numerosas resinas termoplásticas, incluindo materiais em poliestirol que é produzido na unidade na localidade belga de Tessenderlo.

Aplicação

Global Process Control Engineer Wim van Drongelen  

Wim van Drongelen é responsável pelo recondicionamento de todas as unidades

A tecnologia de comando, utilizada até à data nas instalações de produção da Trinseo, foi colocada em serviço em 1984. Os responsáveis optaram pela modernização, quando se tornou expectável que não seria possível manter o abastecimento de peças de reposição durante muito mais tempo.

No âmbito dessa otimização, o controlador utilizado até à data é substituído em todas as unidades da empresa. O Global Process Control Engineer responsável Wim van Drongelen foi incumbido de planejar a modernização do controlador.

Junto com os especialistas em cabeamento de sistemas da Phoenix Contact, ele elaborou e implementou um conceito de solução eficaz. Neste âmbito, uma abordagem orientada para o futuro terá de preencher os seguintes requisitos:

  • Conservação do cabeamento de campo existente
  • Mudança rápida das diversas unidades
  • Redução dos testes I/O necessários
  • Realização de uma estratégia de zero erros
  • Minimização dos custos de conversão

Solução

Quadro do controlador pré-instalado  

Quadro do controlador com módulos de transferência VIP e cabos de sistema colocados

A Trinseo utiliza o controlador novo S800 da ABB cujas placas I/O são ligadas aos sinais de campo através de condutores individuais. Para poder efetuar a conversão rapidamente e sem erros, a empresa emprega do lado de I/O módulos de transferência passivos da série VIP VARIOFACE Professional que implementam os sinais de controle na relação 1:1 em um conector multipolos.

Os módulos se caracterizam por um design compacto e robusto. Os conectores dos cabos de sistema VIP também apresentam uma construção robusta, pois são injetados através de um processo de fabricação especial. Assim os diversos condutores não podem ser danificados durante a montagem.

O desafio consistia em equipar as réguas de bornes com um conector multipolos também do lado do campo. A tarefa foi solucionada com adaptadores de borne que ficam montados diretamente nas réguas de bornes em vez dos condutores individuais. Aqui foi sobretudo necessário atender às circunstâncias da instalação existente e à prevenção de erros. Por isso foram elaboradas variantes para bornes de um e dois níveis, bem como para a montagem dos lados esquerdo e direito. A identificação por cores assegura uma atribuição mais simples e uma verificação mais rápida da instalação.

Para efeitos de ensaio prático, o conceito foi inicialmente verificado e otimizado em uma instalação miniplanta. Em seguida começou a conversão que durou um ano. "Tivemos de migrar 2500 sinais I/O", diz Wim van Drongelen. "Foi necessário registrar e estruturar todos os sinais de acordo com o novo conceito. Os quadros de comando I/O, incluindo o software, foram então concluídos e fornecidos no espaço de oito meses."

Depois de instalados os quadros de comando e retirados os condutores individuais usados foram montados os adaptadores de borne e colocados os cabos de sistema previamente dispostos. Graças à estrutura do sistema estruturada não foi necessário um controle completo dos sinais após os testes de plausibilidade. Bastou verificar um só sinal por adaptador por amostragem.

Resumo

A Trinseo acaba de implementar a tecnologia de comando de modo simples e estruturado, utilizando soluções de adaptação criadas em função das instalações e componentes padrão do portfólio de cabeamento de sistemas da Phoenix Contact.

Os adaptadores de borne, os cabos de sistema pré-montados e os módulos de transferência permitem uma substituição rápida e sem erros do controlador em combinação com os quadros de comando pré-instalados. A quantidade dos I/Os a serem testados diminuiu para 15 a 20%. Isso permitiu reduzir em duas semanas o tempo para a conversão, incluindo o teste de estresse, e baixar os custos. Além disso, foi possível retomar a produção mais depressa.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: