Interação remota através da rede de telefonia móvel

Interação remota através da rede de telefonia móvel

Wireless ao nível mundial

Com a rede de telefonia móvel global, você tem acesso às suas máquinas e instalações quando e onde quiser.

Para o registro contínuo de seus dados de processo, a Phoenix Contact disponibiliza equipamentos de telefonia móvel que suportam tecnologias de suporte desde textos SMS até à comunicação de dados via GPRS/EDGE (2G), UMTS/HSPA (3G) e LTE (4G). Com a rede de telefonia móvel disponível em todo o mundo, os equipamentos se tornam um comunicador confiável, também em territórios com poucas infraestruturas.

Dependendo da necessidade de comunicação, as mais pequenas estações exteriores e parques de instalações completos como, p. ex. estações de bombeamento distantes, podem ser conectados com a central através de mensagens por SMS via protocolos de interação remota ou até conexão VPN de banda larga.

Suas vantagens

  • Independente do local graças a rede de telefonia móvel expandida em todo o mundo
  • Escalonável desde mensagens por SMS, passando por protocolos IP compactos de interação remota, até a conexão de banda larga LTE
  • Segurança total de rede graças a APN privado, firewall e VPN
  • Roteadores de telefonia móvel com faixa de temperatura ampliada para todas as aplicações de infraestruturas
  • Módulo compacto de telefonia móvel para a integração econômica das mais pequenas partes da instalação

Conexão de banda larga para instalações descentralizadas

Conectividade Ethernet flexível para todas as aplicações  

Conectividade Ethernet flexível para todas as aplicações

Em aplicações com uma alta taxa de transferência de dados, a tecnologia de telefonia móvel oferece uma solução de comunicação segura. Na rede LTE as imagens de monitoramento e funcionalidades de servidor são disponibilizadas a nível mundial para a central.

Os roteadores com funcionalidade VPN permitem uma comunicação fechada via Internet. O tráfego de dados pode ser transmitido via VPN para a central. Desse modo, é possível, p. ex., a integração flexível de instalações eólicas através de aplicações de câmera ou a conexão com a rede de uma central de tratamento.

Comunicação contínua

Conexão de telefonia móvel com poucos dados para a central via protocolo ODP  

Conexão de telefonia móvel com poucos dados para a central via protocolo ODP

O protocolo de interação remota ODP (Open Data Port) permite o escalonamento do volume de dados e, desse modo, os custos de comunicação conforme o requisito.

O protocolo pode ser transmitido com a estação compacta de interação remota TC MOBILE I/O X300 ou diretamente desde um controlador com roteador de telefonia móvel. Isto permite integrar de forma econômica e rentável aplicações como a comutação de iluminação rodoviária com centenas de subestações.

Comunicação controlada por eventos

Mensagens por SMS permitem o técnico e o controlador acederem o processo  

Mensagens por SMS permitem o técnico e o controlador acederem o processo

A tecnologia SMS é adequada para poucas operações de comutação ou para um grande número de diferentes intervenientes. Com um cartão pré-pago sem fidelização é possível intervir em um processo distante através de comandos SMS.

A versão SMS do sistema de interação remota TC MOBILE I/O X200 permite realizar com um simples celular controles de acesso através da ativação dos fechos da porta ou as instalações podem ser de novo liberadas em caso de erros. A interface existente do software dos roteadores de telefonia móvel permite integrar os I/Os de um controlador via SMS ou inicializar o túnel VPN de acordo com as necessidades.

Rede privada de telefonia móvel

Comunicação remota segura via APN privado  

Comunicação remota segura via APN privado

Para aplicações críticas como, p. ex., a distribuição de água, gás, petróleo ou eletricidade, se aplicam normas de segurança especiais. Nestes casos, frequentemente é excluída por completo uma comunicação através de redes públicas.

Muitos provedores oferecem cartões SIM utilizando um APN privado (Access Point Name). Este processo permite criar uma rede privada que vai além da interface de telefonia móvel e obter uma rede LAN descentralizada (Local Area Network). Ao contrário da rede de telefonia móvel pública, é possível trabalhar com endereços IP fixos e comunicar diretamente entre subestações. Assim, em aplicações críticas é impossível uma tentativa de ataque via Internet.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)