Exemplos de aplicação

Exemplos de aplicação

Inúmeras possibilidades para a sua aplicação

Descubra as nossas soluções inteligentes para o monitoramento confiável de suas estações externas.

Transmissão e distribuição de energia

Utilização do sistema de interação remota e automação smartRTU na rede de energia  

Utilização do sistema de interação remota e automação na rede de energia

Aplicação
Para a instalação eficiente e a operação confiável de redes de energia, o monitoramento dos parâmetros operacionais é uma base essencial. A crescente utilização de instalações de geração descentralizadas e o rápido crescimento do número de consumidores de energia, p. ex., no âmbito da eletromobilidade, resultam em novos desafios. Um exemplo são as quantidades de produção flutuantes daí resultantes e o aumento simultâneo de consumos através de bombas de calor e eletromobilidade. Assim, a distribuição de energia tem de ser otimizada para uma operação confiável e apta para o futuro.

Solução
A smartRTU foi desenvolvida especialmente para o monitoramento e controle de redes de distribuição. O software permite configurar os casos de aplicação complexos em uma interface web clara. Isso também permite que técnicos sem conhecimentos de programação efetuem uma parametrização abrangente. As mensagens de estados operacionais e parâmetros de medição, bem como o controle remoto, são processados com o cumprimento de todas as normas de segurança de informação atuais através de nós de controle remoto hierarquicamente superiores ou sistemas de controle. As transmissões são realizadas através de vários canais de comunicação com a ajuda de protocolo de controle remoto padronizados como IEC 60870 5 101/104 no sentido de sinalização e de controle. Para além de soluções de monitoramento, a smartRTU executa os mais variados comandos de controle (remoto), desde mensagens individuais simples até complexos comandos duplos com intertravamentos. Desse modo, p. ex., disjuntores e interruptores de carga são comandados remotamente através de uma parametrização simples.

Resumo
A Phoenix Contact oferece com a smartRTU uma solução de interação remota e automação fácil de parametrizar. O registro dos dados operacionais e o controle remoto da rede de energia suportam a otimização operacional e o planejamento de investimentos.

Energia solar

Utilização de um regulador de gerenciamento de alimentação na central fotovoltaica  

Utilização de um regulador de gerenciamento de alimentação na central fotovoltaica

Aplicação
Mesmo as instalações fotovoltaicas descentralizadas têm de prestar o seu contributo para uma alta estabilidade da rede. Os operadores de rede competentes especificam nas suas condições de conexão da rede para instalações fotovoltaicas as faixas a cumprir para a frequência e a tensão de rede, assim como a potência reativa. Além disso, em caso de necessidade o operador de rede tem de ser capaz de reduzir o excesso de oferta de energia. Estas especificações para as instalações são transmitidas pelo operador de rede através de tecnologia de controle remoto para o respectivo regulador de alimentação fotovoltaica.

Solução
O nosso regulador de alimentação certificado conforme VDE AR N 4110/20 registra os parâmetros na conexão de rede. Com as especificações do operador de rede as variáveis manipuladas são calculadas e transferidas para o inversor. Através deste circuito de controle, a central elétrica fotovoltaica cumpre as funções de suporte de rede para a conexão à média ou alta tensão. A biblioteca de blocos de função Resy+ da Phoenix Contact expande o regulador de gerenciamento de alimentação de instalações fotovoltaicas com protocolos de tecnologia de controle remoto. Em conjunto com a tecnologia de comando modular, são implementadas as diversas demandas dos operadores de rede.

Resumo
O regulador de alimentação da Phoenix Contact cumpre as demandas da base de teste e certificação conforme FGW TR3 e TR8. A biblioteca de blocos de função Resy+ permite uma comunicação e transmissão de dados confiáveis.

Gerenciamento de recursos hídricos e de águas residuais

Utilização da solução PumpControl na estação de bombeamento de águas residuais  

Utilização da solução PumpControl na estação de bombeamento de águas residuais

Aplicação
As estações de bombeamento de águas residuais são uma parte importante na eliminação confiável de águas residuais. Em toda a rede de distribuição de uma unidade de tratamento municipal de águas residuais estão distribuídas estações de bombeamento descentralizadas de águas residuais. Se necessário, estas têm de transportar 24 horas por dia águas residuais para sistemas de canalização em zonas mais elevadas e de trabalhar perfeitamente. Os dados operacionais atuais são comunicados para o sistema de controle hierarquicamente superior.

Solução
A solução pronta a instalar para o quadro de comando PumpControl assume todas as tarefas de controle e regulagem de estações de bombeamento de águas residuais descentralizadas. Depois de as bombas serem ligadas de forma controlada e do registro de valores de medição, as mensagens importantes são transmitidas via um protocolo de controle remoto comum (IEC 60870 5 104, DNP3, OPC UA) para o sistema de controle hierarquicamente superior e via SMS para o pessoal do operador.

Resumo
A utilização da solução PumpControl permite o controle e a regulagem de acordo com as necessidades de estações de bombeamento de águas residuais. Isto permite economizar custos e otimizar os recursos. A interface de interação remota oferece uma integração eficiente no sistema de controle hierarquicamente superior.

Indústria de processos

Sensores da estação de medição na dutovia  

Sensores da estação de medição na dutovia

Aplicação
Uma instalação da tecnologia de processos abrange frequentemente centenas de válvulas que, em parte, ainda são acionadas à mão. O monitoramento posterior destas válvulas através da expansão com chaves de posicionamento melhora o monitoramento e a segurança da unidade de produção.

Solução
No centro de um grupo de válvulas são posicionados pequenos quadros de comando com um sistema I/O. Respectivamente dois sensores são colocados em uma válvula e seguidamente conectados por cabo com o quadro. O quadro de comando no campo está conectado sem fio à central, através do sistema Radioline da Phoenix Contact. Uma codificação complexa e proprietária garante uma transmissão segura. Uma rede de malha inteligente aumenta a imunidade a interferência do sistema.

Resumo
Devido à estrutura modular e à possibilidade de integrar um alto número de participantes, este sistema pode monitorar instalações com um tamanho pequeno a muito grande.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)