Automação inteligente de poços para a captação de água subterrânea

Visão geral

Poço de água subterrânea  

Poço de água subterrânea

  • A construção ou modernização de instalações de produção para a captação de água subterrânea representa muitas vezes um desafio técnico no que se refere à tecnologia de automação.
  • Com a solução em caixa WaterWell, a Phoenix Contact disponibiliza uma solução à medida de suas exigências para a automação inteligente de seus poços para a captação de água subterrânea.
  • Os conceitos de solução harmonizados entre si da Phoenix Contact tornam possível uma operação de suas instalações otimizada em termos de rendimento e de custos.

Aplicação

Colaborador em um campo de poços  

Automação confiável de um campo de poços

Os poços de água subterrânea são instalações descentralizadas de uma central de abastecimento de água. Eles são indispensáveis para cobrir as necessidades de água potável da população e que variam muito ao longo do dia. Daqui resulta necessidade de assegurar a operação dos poços e do seu abastecimento.

Para isso são indispensáveis uma manutenção preventiva e a utilização de tecnologia de interação remota. Além disso, pretende-se uma potência de fluxo equilibrada em cada um dos poços, para evitar um abaixamento do lençol freático e aumentar o tempo de duração dos poços.

A sensibilidade do operador em relação aos custos operacionais se reflete também na necessidade de operar as bombas com eficiência energética e isso tem de ser considerado durante a realização técnica. Para cumprir esta variedade de requisitos é necessária uma automação moderna com uma ligação segura a uma central de controle.

Solução

Quadro de comando com tecnologia de automação para a captação de água  

Tecnologia de automação para a captação de água

A Phoenix Contact oferece uma solução pré-configurada e configurável que assume todas as tarefas de comando e regulagem necessárias em poços de água subterrânea.

Beneficie de uma complexidade de colocação em funcionamento reduzida graças à parametrização guiada, totalmente sem programação. A ligação a uma central de controle através do protocolo de controle remoto IEC 60870-5-104 é realizada de uma forma simples e cômoda.

A ligação dos equipamentos de campo se processa através da biblioteca de processos Waterworx da Phoenix Contact. Graças aos módulos funcionais pré-programados, ela torna possível uma engenharia eficiente de suas instalações.

O mais importante elemento do hardware de automação é um controlador Axioline, que está otimamente preparado para futuras expansões, através da funcionalidade PROFINET e Modbus/TCP. Além disso, um conceito abrangente de proteção contra sobretensão e de alimentação de tensão assegura a necessária segurança do abastecimento e ações de serviço planejáveis.

Os componentes utilizados colocam à disposição inúmeras possibilidades de diagnóstico, para que o estado de sua instalação também possa ser monitorado remotamente. Os módulos MCR da família de produtos Mini Analog Pro também são adequados para a utilização em ambientes hostis. Através deles são filtrados e refrescados para processamento todos os valores analógicos que entram, sendo também possível um isolador de alimentação de equipamentos periféricos.

Topologia de conversão de protocolos  

Transmita dados de processos de diversas estações de interação remota de forma padronizada para a central.

Suas vantagens

  • Operação de poços eficiente graças à mais moderna tecnologia de automação
  • Segurança no abastecimento graças a um conceito inteligente de proteção contra sobretensão e de alimentação de tensão
  • Visualização web intuitiva para diagnóstico e controle da instalação no local
  • Trabalho de engenharia minimizado graças a uma parametrização intuitiva

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: