Proteção contra sobretensão no túnel de Saas

Túnel de Saas na Suíça  

Túnel de Saas na Suíça

A estrada nacional 28 é a principal ligação de e para Davos e muito utilizada, em especial no inverno. O túnel de Saas faz parte do projeto "Circunvalação do Saas" atravessando a estrada nacional por baixo do local de Saas em Prättigau, Suíça.

Até à construção do túnel, o trânsito passava pela estrada principal de Saas, que agora será muito aliviada graças ao túnel.

Dados referentes ao túnel de Saas:

  • Local: cantão de Graubünden, Suíça
  • Comprimento: 2,58 km
  • Tipo de construção: 10,0 T (uma galeria principal de duplo sentido, uma faixa por sentido de circulação, um túnel de segurança paralelo à galeria principal)
  • Inauguração: outubro de 2011
  • Construtor: Tiefbauamt Graubünden (autoridade pública de desenvolvimento territorial de Graubünden) / Bundesamt für Straßen (autoridade federal para as estradas), Suíça
  • Volume de tráfego: aprox. 15.400 veículos/dia

 

Aplicação

Representação esquemática da distribuição principal no túnel de Saas  

Distribuição principal no túnel de Saas: 1) Alimentação, 2) UPS, 3) Controlador

A alimentação de energia da distribuição principal é feita através de um transformador. Uma vez que este cabo fica fora da área de proteção do túnel, ou seja, deriva da zona de proteção contra raios 0A, a alimentação do túnel tem de ser protegida.

Vários sistemas que têm de funcionar sem problemas mesmo em caso de falha de energia, são alimentados através de fontes de alimentação ininterruptas. Esses sistemas incluem também o controlador que regula o trânsito em caso de emergência e que informa respectivamente os utilizadores da estrada.

Equipamento técnico no túnel:

  • Câmeras de vídeo
  • Antenas GSM, cabos radiantes para radiofrequência
  • Iluminação FL/Natt, luzes de evacuação
  • Detecção de fumo, detecção de incêndio
  • Aparelhos de medição de CO e ofuscação, medição do vento
  • Sinais de luz, registros corta-fogo

 

Solução

Protetor contra surtos de tensão VALVETRAB compact na distribuição da UPS  

Protetor contra surtos de tensão VALVETRAB compact na distribuição da UPS

A Tiefbauamt Graubünden instalou o dispositivo de proteção contra raios de Tipo 1 FLASHTRAB compact PLUS (FLT-CP-PLUS) da Phoenix Contact para a proteção da distribuição principal do túnel de Saas. Este é instalado diretamente na distribuição principal e, em caso de danos, desvia as correntes dos raios diretamente para a terra.

As fontes de alimentação ininterruptas são protegidas com os dispositivos de proteção contra surtos de tensão de tipo 2 VALVETRAB compact (VAL-CP). Estas encontram-se diretamente na entrada dos cabos que vêm do túnel para o distribuidor. Uma vez que cada sistema está ligado à UPS através de um cabo de alimentação independente, todos os cabos de alimentação são também ligados através de dispositivos de proteção contra surtos de tensão de tipo 2.

Resumo

Com a proteção da alimentação de energia, a disponibilidade do túnel sobe consideravelmente. Também os sistemas de emergência estão protegidos de forma confiável contra transientes de tensão graças à proteção contra sobretensão apoiando, dessa forma, em caso de emergência, tanto os passageiros no seu próprio salvamento, como também as forças de salvamento.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: