Circulação segura no túnel de Lopper

Túnel de Lopper na Suíça  

Túnel de Lopper na Suíça

O túnel de Lopper é um trecho da autopista A8 (Tune - Lucerna) entre Alpnach e Hergiswil. Ele estabelece a ligação à autopista A2, uma das mais importantes e mais utilizadas autopistas da Suíça, de Basileia para Lugano.

O túnel de Lopper reduz o tempo de viagem em quatro minutos, uma vez que atravessa uma península, tornando assim desnecessário percorrer sua costa.

Dados sobre o túnel de Lopper:

  • Local: cantão de Obwalden, Suíça
  • Comprimento: 1,56 km
  • Tipo de construção: 10,0 T (uma galeria principal de duplo sentido, uma faixa por sentido de circulação)
  • Abertura: abril de 2006 (após modernização)
  • Construtor: Hoch- und Tiefbauamt Obwalden (autoridade pública de desenvolvimento territorial de Obwalden), Suíça
  • Volume de tráfego: aprox. 25.000 veículos/dia

Aplicação

Representação esquemática da distribuição principal no túnel de Lopper  

Representação esquemática da distribuição principal no túnel de Lopper

Todas as linhas são encaminhadas para a distribuição principal, que se encontra na área de segurança do túnel. As linhas que ligam a distribuição principal ao pré-campo ou ao transformador passam pela área desprotegida LPZ 0A ou 0B (ver figura).

Para evitar que descargas atmosféricas danifiquem a distribuição, são aplicados no túnel de Lopper dispositivos de proteção contra raios da Phoenix Contact.

Equipamento técnico no túnel:

  • Câmeras de vídeo
  • Cabos radiantes para radiofrequência
  • Iluminação, luzes de evacuação
  • Sistema de detecção de incêndio
  • Equipamentos de medição da visibilidade, medição do vento
  • Sinais de luz, registros corta-fogo

 

Solução

Proteção das linhas de alimentação através do FLASHTRAB compact  

Proteção das linhas de alimentação através do FLASHTRAB compact

É utilizado um condutor de descarga do tipo FLASHTRAB compact (FLT-CP) por linha. Uma vez que no túnel de Lopper várias linhas para o fornecimento de energia conduzem ao pré-campo, pode ser encontrada essa mesma quantidade de condutores de descarga no quadro de comando.

No caso de queda de um raio no cabo ou na proximidade deste, os condutores de descarga criam um breve curto-circuito (< 1 ms) entre todas as linhas. A descarga atmosférica é assim diretamente desviada na entrada da distribuição principal, não danificando a instalação.

As linhas de alimentação de sinal e de energia no túnel estão expostas a radiação eletromagnética, que pode ser suficientemente forte para afetar e danificar os equipamentos conectados. No túnel de Lopper, na entrada da distribuição, são igualmente aplicados dispositivos de proteção contra surtos de tensão em ambos os tipos de cabo.

  • As linhas de sinal no túnel de Lopper são protegidas por dispositivos de proteção contra surtos de tensão da série PLUGTRAB PT, uma combinação de proteção contra raios e sobretensão em um só equipamento.
  • Os dispositivos de proteção contra surtos de tensão do tipo VALVETRAB compact protegem esses equipamentos no quadro de comando, que se encontram conectados às linhas de alimentação da galeria do túnel.

 

Resumo

Com a utilização da proteção contra sobretensão, a disponibilidade do túnel aumenta notoriamente. Desta forma, o trânsito para a autopista A2 não congestiona, a infraestrutura do túnel permanece operacional mesmo em caso de emergência e os custos são reduzidos.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: