Solução de interação remota econômica para ativar a iluminação da margem

Visão geral

Iluminação do canal à noite  

A iluminação do canal garante uma passagem segura mesmo à noite

  • A Istimewa Elektro B.V. foca as áreas de offshore, infraestrutura, água e ambiente.
  • A iluminação da margem da seção holandesa do canal Gent-Terneuzen deve poder ser ligada de forma tanto central como descentralizada.
  • O sistema Radioline não só reencaminha os comandos para o controle da iluminação, como também serve para transmitir diversos sinais de estado das pontes e eclusas à central de controle.
  • Comparativamente à instalação de cabos, o sistema sem fio economiza custos elevados. Além disso, os dados são sempre comunicados de modo confiável.

Perfil do cliente

Estação de rádio no canal Gent-Terneuzen  

A estação de rádio vem equipada com uma antena omnidirecional

Graças à sua competência, a Istimewa Elektro B.V. recebeu no ano de 2016 o projeto de renovar a iluminação da seção holandesa do canal Gent-Terneuzen, cujo comprimento é de 26 quilômetros devido aos portos nas margens. Esse trajeto aumenta para o dobro, uma vez que estão montadas lâmpadas de ambos os lados do canal.

Aplicação

Visão geral do percurso do canal com estações de rádio  

Ao longo do canal encontram-se, no total, 17 caixas de comando para a ligação da iluminação

As luzes de navegação do trajeto, ou seja, a iluminação da margem do canal, se revelam uma parte integrante essencial da infraestrutura técnica de um canal navegável. No canal Gent-Terneuzen, 300 mastros iluminados, que se encontram em ambas as margens, garantem uma passagem segura das embarcações mesmo à noite.

Para que as novas luzes LED possam ser melhor agrupadas, a Istimewa Elektro instalou caixas de comando adicionais que estão conectadas à rede elétrica localmente. No entanto, nessa altura não havia cabos de comando para ligar a iluminação de forma tanto central como descentralizada.

"Devido aos custos elevados que a instalação desses cabos envolve, havia o desafio de encontrar uma solução alternativa mais barata", explica Wilco van Genderen que trabalha como Gestor de Projetos na Istimewa Elektro. "Acabamos por optar pelo sistema sem fio Radioline", esclarece Max Verveer, Engenheiro Técnico na Istimewa Elektro. "Assim, conseguimos fazer uma oferta bem mais econômica do que nossos concorrentes."

Solução

Módulo de rádio Radioline com módulo de expansão I/O  

Para a transmissão dos comandos de controle, cada caixa de comando contém um módulo de rádio Radioline e um módulo de expansão I/O

Após o primeiro planejamento do trajeto pelos colaboradores do suporte técnico da Phoenix Contact foi apurada no local a posição ideal dos módulos de rádio e das antenas. Nessa fase se constatou que as caixas de comando para a iluminação ficam, em parte, instaladas a grandes distâncias entre si e à sombra de obstáculos, como árvores ou edifícios. Neste caso, o sistema Radioline modular permite o emprego de diversas frequências de rádio. Os especialistas em tecnologia wireless sugeriram aos responsáveis da Istimewa Elektro um teste com equipamentos de 868 MHz. Comparativamente à banda de frequência de 2,4 GHz, que é usada normalmente, a banda de 868 MHz se caracteriza por uma melhor penetração de obstáculos. Isto resulta da faixa de frequência menor e da respetiva potência de emissão superior permitida.

Ao longo do canal estão montadas, no total, 17 caixas de comando para a ligação da iluminação. A maior distância entre duas caixas é de mais de dois quilômetros. Para a transmissão dos comandos de controle está instalado um módulo de rádio Radioline em combinação com um módulo de expansão I/O por cada caixa de comando. São ativados dois ramais de iluminação (norte/sul) mediante cada caixa. Tal acontece, por um lado, automaticamente, quando escurece, mas também pode ser feito manualmente por um operador de ponte ou a partir da central em Terneuzen. "Não usamos a rede sem fio apenas para o controle da iluminação. Ela também serve para transmitir diversos sinais de estado das pontes e eclusas à central de controle", explica Herman de Grave que trabalha como Projetista na Istimewa Elektro. Graças aos canais de comunicação redundantes, a disponibilidade é muito alta, pelo que nem as grandes embarcações, que podem bloquear a linha de visada entre as estações, causam qualquer falha de rádio. "A orientação das antenas foi fácil graças à indicação de gráfico de barras integrada no módulo de rádio e da saída de sinal RSSI", conta Max Verveer.

Resumo

Graças à elevada economia de custos resultante da aplicação do sistema Radioline, a Istimewa Elektro recebeu o projeto para renovar a iluminação ao longo do canal Gent-Terneuzen. "A rede sem fio está funcionando desde abril de 2017 e concretizou nossas expectativas em pleno até agora. Durante o primeiro ano não houve qualquer falha, nem com nevoeiro ou neve, nem com a passagem de embarcações de grande porte", constata por fim Wilco van Genderen.

Uma vez que o Radioline se baseia na tecnologia de rádio proprietária Trusted Wireless 2.0, o protocolo não é acessível publicamente, o que assegura uma maior proteção contra acessos não autorizados. Além disso estão implementados mecanismos de segurança, como a codificação AES de 128 bits ou a verificação da integridade.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Outras informações

Referrer: