Solução para monitoramento do local de produção

Visão geral

Local de produção com colaborador  

Monitorar locais de produção para petróleo e gás

  • A digitalização do campo de petróleo permite manter os custos de produção baixos graças a um diagnóstico mais econômico e a um monitoramento mais eficiente.
  • O Oil and Gas Monitor da Phoenix Contact registra dados analógicos e digitais na bomba de óleo e os transmite de forma segura para a sala de controle.
  • Na sala de controle, os dados registrados podem ser diretamente exibidos e posteriormente processados por um controlador hierarquicamente superior.

Aplicação

Colaborador monitorando uma bomba de extração de petróleo à distância  

A tendência é a digitalização de locais de produção

Os campos de petróleo são instalações compostas por bombas que funcionam de forma distribuída e independente. Em parte, as bombas estão a vários quilômetros de distância entre si. Muitas vezes não existe qualquer cabeamento de rede entre as estações de bombeamento. Tipicamente também não existe uma rede GSM que pode ser utilizada para a transmissão de dados.

No entanto, desde alguns anos se verifica uma tendência para a digitalização de campos de petróleo novos e dos que já funcionam há muitos anos (Digital Oilfield). A digitalização permite efetuar um diagnóstico mais rápido e econômico e também um monitoramento mais eficiente. No passado, os colaboradores percorriam terreno acidentado e em diferentes condições climáticas entre para se deslocar entre as várias bombas e ler os dados no local.

Com a ajuda do monitoramento digital, no caso mais fácil, são registrados sinais de entrada binários comunicando, p. ex., as posições das válvulas. Mas também são registrados sinais analógicos. Isto inclui, p. ex., valores de temperatura, pressão e também caudais. Os sinais são ciclicamente exibidos e posteriormente processados na sala de controle situada em um local distante. Neste contexto é prioritária a transmissão de sinais segura. Somente uma transmissão de dados robusta e apta para a indústria torna possível um controle permanente de todas as plataformas de petróleo.

Outro requisito importante para os produtos utilizados resulta de grande parte das instalações se encontrar ao ar livre. As condições ambientais requerem faixas de temperatura ampliadas e também certificações para áreas com atmosfera potencialmente explosiva.

Solução

A solução da Phoenix Contact é composta por três funções principais:

  1. Recolha de dados de áreas com/sem atmosfera potencialmente explosiva
  2. Transmissão segura de dados através de uma rede de rádio interconectada
  3. Transferência dos dados para um sistema SCADA/DCS ou indicação dos dados

Na bomba de óleo são recolhidos os sinais da zona 1 ou 2 e ciclicamente enviadas via Trusted Wireless. Na sala de controle, os dados registrados são representados em monitores separados e enviados opcionalmente para um sistema SCADA/DCS hierarquicamente superior. Para isso são usadas interfaces de software abertas. Para este efeito, a Phoenix Contact oferece interfaces comprovadas e suportadas por muitos fabricantes de sistemas como, p. ex., OPC, Modbus, SQL Server, MySQL. Além disso, existe a possibilidade de utilizar uma comunicação TCP/IP aberta.

Topologia do monitoramento do local de produção

Visão geral das funções do monitoramento do local de produção

Solução para locais de produção da Phoenix Contact  

Solução completa para monitoramento do local de produção

Monitorar as fontes de petróleo e gás de modo seguro

O Oil and Gas Monitor da Phoenix Contact permite monitorar suas fontes de petróleo e gás mesmo a grandes distâncias com confiabilidade e eficiência de custos.

  • Componentes com faixa de temperatura ampliada
  • Alcances de até vários quilômetros através de taxas de transmissão de dados ajustáveis
  • Diagnóstico remoto cômodo e abrangente da rede de rádio com software de diagnóstico
  • Funcionamento paralelo de várias redes em diferentes canais

Suas vantagens

  • Fácil colocação em funcionamento e baixos custos de instalação em instalações extensas graças à comunicação wireless
  • Registro de dados independente do local graças a módulos para áreas com atmosfera potencialmente explosiva e não potencialmente explosiva
  • Transmissão de sinais segura e sem falhas por meio de uma rede de rádio codificada e interconectada
  • Possibilidade de transferência dos dados para um sistema SCADA/DCS e para indicação dos dados no local
  • Flexibilidade na conexão de sinais aos controladores de processo graças à interface de software aberta

Produtos

DescriçãoTipoCódigo
Sistema de monitoramento de petróleo e gás (OGM) para a automação e o monitoramento completos de um campo de petróleo por controle remotoOGM I/O-CE2400188
Unidade RG OGM (repetidor/gateway) para a conversão de protocolos de rádio e a ampliação do alcance da rede de rádioOGM RG-CE2402935
DescriçãoTipoCódigo
Sistema de monitoramento de petróleo e gás (OGM) para a automação e o monitoramento completos de um campo de petróleo por controle remotoOGM I/O-CE
Unidade RG OGM (repetidor/gateway) para a conversão de protocolos de rádio e a ampliação do alcance da rede de rádioOGM RG-CE

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: