Cooperações e projetos

Lemgo Marktplatz

Transformação digital

A Phoenix Contact contribui para tornar utilizáveis desde já as vantagens das cidades inteligentes.

A Phoenix Contact está envolvida em cooperações e projetos de investigação sobre o tema Cidades Inteligentes. Dessa forma mostramos o que significa Cidade Inteligente na prática. Pois é indiscutível que a digitalização na cidade tem muitas vantagens já na atualidade.

Transformação digital em cidades de pequena e média dimensão

Logotipos Lemgo Digital e Fraunhofer IOSB-INA  

A cidade como laboratório participativo para a digitalização

Para além de megacidades e metrópoles, também as cidades de pequena e média dimensão podem se beneficiar de soluções digitais inteligentes.

Por isso, desde maio de 2018 que o Fraunhofer IOSB-INA está operando o laboratório vivo IoT Lemgo Digital como plataforma de inovação aberta para a transformação digital de cidades de pequena e média dimensão. O Fraunhofer é apoiado pela Universidade de Ciências Aplicadas OWL e outros parceiros, assim como pelo Estado da Renânia do Norte-Vestfália.

A infraestrutura é utilizada por empresas, start-ups de IoT, municípios e instituições de pesquisa para, em conjunto com os cidadãos na qualidade de "especialistas do quotidiano", implementar produtos inovadores e serviços baseados em dados nos campos de aplicação de mobilidade, varejo e ambiente.

A antiga cidade hanseática de Lemgo é um exemplo para as mais de 180 cidades de média dimensão da Renânia do Norte-Vestfália, nas quais vivem metade do total de pessoas do Estado Federal com maior densidade populacional. Por isso, muitos municípios comparáveis neste Estado e em toda a Alemanha podem se beneficiar da Lemgo Digital no que se refere ao desenvolvimento de um programa digital e à implementação de seus projetos de digitalização.

Digitalização na rede pública de transportes locais

Smartphone e ônibus  

Uma primeira aplicação permite acompanhar os ônibus de modo dinâmico e em tempo real

Como primeiro projeto-piloto, em 2018 foi iniciada a interligação em rede dos ônibus na rede pública de transportes locais. Os ônibus foram equipados com sensores para a determinação da posição exata e com displays adicionais. Os dados de posição são processados em uma Cloud segura.

Os passageiros podem ir acompanhando em seus smartphones quando exatamente precisam se dirigir para o ponto de ônibus. Os motoristas de ônibus já não precisam mais de comunicar com seus colegas por rádio, pois as posições podem ser visualizadas em tempo real através do tablet. Desse modo fica mais fácil sincronizar os tempos de partida.

Dashboads móveis de acesso aos dados

Dashboard no smartphone  

Dashboard móvel para os cidadãos

Está planejada a implementação de outros serviços de valor agregado. Os cidadãos podem consultar facilmente as informações sobre sua cidade em um dashboard digital.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)