Soluções para a medição de descargas atmosféricas

Visão geral

Aerogerador offshore durante uma trovoada  

Os danos resultantes da queda de raios são dispendiosos

  • Os aerogeradores estão frequentemente expostos a cargas resultantes da queda e raios. Até agora, era difícil manter registros comprovativos sobre descargas atmosféricas e sua intensidade.
  • A solução completa LM-S da Phoenix Contact permite medir e analisar com exatidão as quedas de raios nas pás de um aerogerador.
  • O monitoramento remoto contínuo e o agrupamento de dados de medição com os parâmetros operacionais do aerogerador melhoram a tomada de decisões para as ações de manutenção preventivas.

Aplicação

As quedas de raios estão sempre causando danos nas pás e falhas eletrônicas nos aerogeradores. Porém, na maioria dos casos não é possível detectar ou registrar a queda dos raios de imediato.

Por este motivo, os dispositivos de proteção são preventivamente substituídos, uma vez que eles só conseguem suportar um número limitado de quedas de raios. As medidas requerem muito tempo e custos elevados. A solução é a utilização de um sistema de medição de descargas atmosféricas para o registro de importantes parâmetros das correntes da descarga atmosférica. As informações fornecidas permitem decidir sobre a necessidade de intervenções de controle ou manutenção. Além do mais, os seguros exigem cada vez mais uma prova de que o raio atingiu efetivamente o aerogerador em questão.

Solução

Esquema de princípio de uma aplicação LM-S em um aerogerador  

Utilização de LM-S em um aerogerador

O Lightning Monitoring System LM-S da Phoenix Contact detecta e analisa todos os parâmetros importantes das correntes da descarga atmosférica. Isto permite tirar conclusões sobre a carga efetiva da instalação.

Os sensores do sistema de medição são montados nos dispositivos de proteção. No caso da queda de um raio, o pico de corrente gera um campo magnético ao redor do condutor, que é registrado pelos sensores. Mediante fibra óptica, o sistema envia os resultados de medição para a unidade de avaliação. Ela determina a intensidade de corrente máxima da descarga atmosférica com a respectiva velocidade, a carga e a energia específica, com base nos valores obtidos.

O LM-S pode ser integrado de forma autossuficiente em redes através de um modem ou de uma interface Ethernet integrada. A integração em um controlador existente é fácil através da chamada do endereço IP. Para informar imediatamente o operador da instalação sobre a queda de um raio, o LM-S pode enviar um SMS de alarme. O pessoal responsável chama as informações detalhadas sobre a queda do raio através de um navegador web. Assim, o operador detecta com antecedência o estado dos dispositivos de proteção e consegue planejar e implementar atempadamente as unidades de manutenção. Assim você consegue alcançar o objetivo de manter a operação estável da instalação.

Quadro de comando LM-S  

Solução completa para a medição de descargas atmosféricas em aerogeradores

Integração fácil

A solução completa permite incluir o sistema em um design existente sem grande esforço. Como seria de esperar, a integração é fácil graças à alimentação de tensão integrada e à proteção contra sobretensão para a comunicação. Os condutores para os sensores podem ser encomendados com comprimentos de 10 m a 100 m. Somente é necessário montar a caixa de conexão e encaixar os condutores através das entradas de cabos até o equipamento. Isto não requer ferramentas especiais.

Suas vantagens

  • Diagnóstico significativo através da obtenção imediata de dados detalhados por meio de medição em tempo real
  • O monitoramento remoto facilita as decisões relativas às ações de manutenção
  • Saída de dados e configuração simples através do servidor web integrado
  • Integração em sistemas de rede padrão através de interface RJ45

Produtos

DescriçãoTipoCódigo
Alimentação de tensãoQUINT-PS/1AC/24DC/ 3.52866747
LM-SLM-S-A/C-3S-ETH2800618
SensorLM-S-LS-H2800616
Condutores de instalação HCS PROFINET, disponíveis pré-montados de 10 m a 100 m (BFOC/PPCME)FOC-PN-HCS-1018/...1402190
Proteção contra sobretensão ETHDT-LAN-CAT.6A2908726
Proteção contra sobretensão 230 V, tipo 2VAL-MS 230/1+12804429
DescriçãoTipoCódigo
Alimentação de tensãoQUINT-PS/1AC/24DC/ 3.5
LM-SLM-S-A/C-3S-ETH
SensorLM-S-LS-H
Condutores de instalação HCS PROFINET, disponíveis pré-montados de 10 m a 100 m (BFOC/PPCME)FOC-PN-HCS-1018/...
Proteção contra sobretensão ETHDT-LAN-CAT.6A
Proteção contra sobretensão 230 V, tipo 2VAL-MS 230/1+1

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: