Cubo e ângulo de passo

Cubo e ângulo de passo

Tecnologia com alta disponibilidade

Utilize soluções confiáveis para um controle rápido do ângulo de passo e uma comunicação à prova de falhas.

Voltar para Aerogeradores

Categorias

Para um rendimento energético otimizado, o sistema de controle do ângulo de passo precisa trabalhar permanentemente de modo confiável para assegurar uma regulagem exata do ângulo de ataque da pá. Ao mesmo tempo, o sistema de controle do ângulo de passo é o dispositivo de segurança mais importante para, se for necessário, rodar as pás para fora da ação direta do vento e evitar danos.

Por isso, uma comunicação confiável através do anel coletor é considerada elementar. Com soluções da Phoenix Contact, você estabelece uma comunicação à prova de falhas no cubo. Além do mais, nós ajudamos você com soluções de reequipamento para que também seja possível estabelecer posteriormente uma conexão Ethernet.

Suas vantagens

  • Ajuste do ângulo de passo rápido e confiável com tecnologia robusta para o cubo
  • Comunicação à prova de falhas no cubo com soluções de anel coletor redundantes
  • Monitoramento das pás do rotor com monitoramento de quedas de raios e carga sobre as pás

Ajuste ativo do ângulo das pás

Componentes para o ajuste do ângulo das pás  

Componentes robustos para o ajuste do ângulo das pás

Todos os componentes para o ajuste do ângulo das pás devem ser concebidos para resistir a fortes vibrações e oscilações de temperatura. Os conectores pesados HEAVYCON EVO asseguram uma conexão confiável.

Esses requisitos também são válidos para os produtos de segurança, uma vez que muitas funções devem ser concebidas de modo seguro. A proteção contra sobretensão protege o ajuste do ângulo das pás contra danos provocados por sobretensões.

Transmissão de dados

Transmissão de dados no cubo  

Produtos para a comunicação confiável através de fibra óptica e anel coletor de cobre

Idealmente, para a transmissão de dados no cubo estão disponíveis duas vias diferentes. Uma vez que a transmissão clássica por anel coletor muitas vezes tem uma predisposição para falhas, a Phoenix Contact oferece uma solução combinada:

Os modems SHDSL e os transmissores WDM asseguram, por um lado, uma comunicação rápida através de fibra óptica monofásica para a operação normal e, por outro lado, uma via redundante através do anel coletor de cobre. Conectores robustos asseguram a comunicação confiável em torno do anel coletor.

Monitoramento de estado na pá

Produtos para o monitoramento de estado na pá  

O LM-S é uma solução completa para a medição de raios em aerogeradores

Atualmente, as pás do rotor têm mais de 60 metros de comprimento e 10 toneladas de peso. O aumento das dimensões provoca igualmente um aumento dos requisitos em termos de monitoramento.

Com o sistema de monitoramento da tensão das pás do rotor RBTM, você monitora as cargas a que as pás estão sujeitas. Dessa forma, você consegue detectar danos atempadamente ou otimizar o ângulo de passo.

Adicionalmente, com o Lightning Monitoring System LM-S é possível medir as descargas atmosféricas e, assim, planejar ações de manutenção com maior eficiência.

Transmitir dados de modo confiável e econômico

Assegure uma comunicação de dados de alto desempenho entre a nacelle e o cubo. Os transmissores WDM possibilitam uma transmissão de dados sem interferências com somente uma fibra de vidro. Através de modems SHDSL adicionais, que comunicam através do anel coletor de cobre, é possível estabelecer uma redundância dupla. Mesmo que falhem até dois dos quatro canais do anel coletor, a capacidade de comunicação é preservada. Se os dois sistemas forem combinados, você consegue uma elevada segurança operacional com custos reduzidos.

Tecnologia para o controle do ângulo de passo

Solução de comunicação redundante para uma transmissão de dados segura no cubo

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)

Serviço

Sistema de medição de descargas atmosféricas LM-S

LM-S monitora parque eólico em Guangxi com 1,5 megawatts de potência.