Produção modular

Instalação de processamento com partes da instalação modulares

Plug & Play

Automatize sua instalação com Module Type Package (MTP).

A quarta revolução industrial tem como objetivo a concepção de produtos de modo flexível e individualizado. Por isso, a automação modular nas indústrias química e farmacêutica é particularmente importante, para adaptar a capacidade das instalações de produção às necessidades do mercado. Além do mais, uma modularização consistente e a utilização de padrões reduzem muito o esforço de automação, o que resulta em uma economia de tempo significativa na engenharia.

A Phoenix Contact tem todo o gosto em assessorar você na implementação da recomendação NAMUR NE 148 e ajudará você na colocação em funcionamento dos módulos de sua instalação. Com o MTP Designer você fica adicionalmente com uma ferramenta para implementar o planejamento dos módulos de um modo extremamente simples e rápido.

Suas vantagens

  • Produção flexível também permite tamanhos de lotes menores e produtos individuais
  • Aumento da eficiência da instalação devido à escalabilidade dos módulos individuais
  • Tempo de comercialização encurtado, pois os módulos existentes podem ser reutilizados via Plug-and-Produce
  • Redução dos tempos de engenharia graças à ferramenta de engenharia de módulos MTP Designer

Module Type Package (MTP) na automação

Gráfico dos conteúdos MTP  

Representação gráfica dos conteúdos MTP
(Fonte: ZVEI/Namur/ProcessNet)

Para a modularização de sistemas de automação são necessários padrões independentes de fabricantes. O MTP se estabeleceu como um padrão desse tipo que descreve funcionalmente os módulos dos processos e facilita sua integração em plataformas de automação hierarquicamente superiores da instalação completa, como p. ex. sistemas de controle de processos.

Um MTP desse tipo, ou seja, a descrição digital do módulo da instalação incluindo a visualização sob a forma de uma tela para o operador, evita muito trabalho de engenharia, permitindo reduzir significativamente os custos de investimento para a instalação completa. Para assegurar a funcionalidade independente de fabricantes foi desenvolvido o padrão VDE 2658 de modo colaborativo entre a indústria química e os fabricantes de automação.

Ferramenta de engenharia de módulos

Colaborador diante de um monitor usando o MTP Designer  

Solução de software para a implementação flexível do planejamento dos módulos

Com a nossa solução de software MTP Designer, você gera facilmente o arquivo de descrição MTP a partir de um esquema de tubulação e instrumentos.

Você também economiza tempo realizando a engenharia do módulo e da instalação em paralelo. Adicionalmente, a ferramenta ainda permite reduzir significativamente o esforço de programação.

Estrutura de uma instalação modular

Gráfico da produção modular de indústria de processos 4.0  

Conceito da produção modular na indústria de processos

Gostaria de receber informações sobre nossas soluções de automação modulares para sua instalação de processamento?

Temos todo o gosto em assessorar você na implementação da recomendação NAMUR NE 148 até a colocação em funcionamento dos módulos de sua instalação.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)