Automação de processos modular

Refinaria

Automação modular de instalações de processamento

Dar resposta a todos os requisitos.

Não há outro produto em que o tempo de comercialização no seu sentido literal seja mais decisivo do que o caso de uma vacina. Até o prazo-limite, p. ex. pouco antes da época da gripe, a substância ativa deve estar disponível em quantidades suficientes em uma janela de tempo de apenas algumas semanas. Portanto, a tarefa é levar rapidamente um produto químico complexo do laboratório para a produção. O produto final deve ser flexivelmente escalonável de acordo com a demanda – e mais rapidamente do que na concorrência.

Qual é o desafio para as instalações atuais?

Automação modular na indústria de processos  

Automação modular na indústria de processos

Hoje em dia, as instalações de uma grande parte da indústria de processos estão automatizadas centralmente. Precisamente nas chamadas instalações de escala mundial, esse é o tipo de produção mais eficiente e mais disponível. Todos os sensores e atuadores são ligados diretamente ao controlador central. Na química fina e nas empresas farmacêuticas, o panorama é diferente: consoante o produto final necessário, a instalação é convertida para poder executar outras fórmulas.

Precisamente no caso das substâncias aromatizantes ou ativas, cores ou enzimas, as empresas precisam cumprir os novos requisitos do mercado de modo inovador e, sobretudo, rápido. Por isso, são regularmente adicionados novos produtos que precisam estar disponíveis para os usuários finais dentro de prazos definidos. Para cada nova fórmula que implique uma alteração da tubulação da instalação, esta precisa ser adaptada não só mecanicamente como também em termos de software. Se, para isso, forem adicionados novos aparelhos, como p. ex. dispendiosos separadores ou módulos de filtragem, cuja funcionalidade autônoma tem que ser integrada no processo geral, essa adaptação pode se prolongar por várias semanas.

A solução: Industrie 4.0 ou a recomendação NAMUR NE 148

Centro de análise de processos  

Centro de análise de processos

Caso se trate da otimização do tempo de comercialização através da digitalização de máquinas e cadeias de valor, já estamos precisamente dentro do tema da Industrie 4.0 e, portanto, a NE 148 também deve ser entendida como um caso de uso da Industrie 4.0:

A recomendação NAMUR NE 148 descreve uma instalação modular, cujos módulos contêm uma descrição padrão com todas as suas funcionalidades que é legível para o sistema de engenharia e controlador hierarquicamente superior.
No ZVEI-Whitepaper correspondente (ver link na coluna do lado direito), as empresas de automação descrevem uma possível implementação da NE 148, um chamado Module Type Package (abreviado: MTP), que funciona como driver para um módulo completo como uma impressora no escritório. Aqui se encontra estipulado de que módulo se trata, quais serviços o módulo disponibiliza e como ele é operado no local e remotamente.
Se uma instalação tiver na sua estrutura aparelhos que incluam esse MTP, e se essa mesma instalação estiver equipada com um controlador que consiga interpretar esses MTPs, então passaremos de uma integração de módulos que demora semanas para uma simples parametrização da nova fórmula.

Dessa forma, o produto poderá entrar no mercado dentro de um prazo substancialmente menor, tirando pleno proveito das vantagens concorrenciais associadas.

 

Até as instalações de escala mundial podem tirar proveito do MTP

Aqui o processo central está automatizado centralmente, mas os subprocessos (condensadores, compressores, preparação de água, etc.) há muito que são disponibilizados por Package Units automatizadas de modo descentralizado. Neste ponto, atualmente emerge uma complexidade semelhante associada à integração. Graças à descrição das funções e dos serviços em um MTP, é possível aproveitar todas as vantagens da modularidade na produção e, dessa forma, possibilitar uma engenharia contínua.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)