Solução de telesserviço segura minimiza os tempos de paralisação de máquinas de ciclos rotativos

Visão geral

  • Para um processo de produção sem problemas e com alta disponibilidade, um serviço de assistência do construtor das máquinas disponível por 24 horas é imprescindível.
  • Um acesso remoto seguro ao sistema instalado na unidade do usuário final constitui um elemento essencial do conceito de assistência.
  • O roteador de segurança FL mGuard RS4000 TX/TX VPN da Phoenix Contact funciona como o elemento principal do novo conceito de manutenção remota nos centros de processamento da Pfiffner.

Perfil do cliente

Máquina de ciclos rotativos da Pfiffner para a produção em massa de peças de precisão  

Máquina de ciclos rotativos da Pfiffner para a produção em massa de peças de precisão

As máquinas de ciclos rotativos desenvolvidas pela K.R. Pfiffner GmbH produzem mais de 300.000 peças por ano, que podem chegar ao tamanho de um punho.

450 colaboradores em atividade em todo o mundo compõem os centros de processamento que são utilizados, por exemplo, para a produção em massa de peças de precisão para a indústria automotiva.

Aplicação

Tobias Halbritter, TI de maquinaria e desenvolvimento de software na Pfiffner  

Tobias Halbritter, TI de maquinaria e desenvolvimento de software na Pfiffner

Para assegurar um processo de produção sem problemas e com alta disponibilidade, um serviço de assistência do construtor das máquinas disponível por 24 horas é imprescindível. Só assim é que será possível tomar medidas adequadas em caso de erro, para que os tempos de paralisação dos centros de processamento sejam tão breves quanto possível. Um acesso remoto seguro ao sistema instalado na unidade do usuário final constitui um elemento essencial do conceito de assistência.

"Originalmente, a manutenção remota era realizada através de conexões analógicas de modem. Porém, seu desempenho já não é mais suficiente para os nossos requisitos. Além do mais, tínhamos problemas frequentes com a conexão", constata Tobias Halbritter, que cuida do sistema de manutenção remota na Pfiffner e é o principal responsável pela estrutura implementada com base em conexões VPN (Virtual Private Network) seguras.

Solução

Roteador de segurança FL MGuard RS4000 TX/TX VPN no quadro de comando  

O roteador de segurança assegura conexões VPN seguras

O roteador de segurança FL mGuard RS4000 TX/TX VPN instalado nos centros de processamento funciona como o elemento principal do novo conceito de manutenção remota. "Uma vez que já usamos a tecnologia mGuard com firewall integrada para a conexão entre as nossas instalações e a rede dos clientes, decidimos aplicar esse equipamento também para o acesso remoto seguro", esclarece Halbritter. Para os técnicos de assistência, com a conexão VPN é quase como se eles estivessem sentados na frente da instalação. Isso permite reduzir os tempos de reação em caso de manutenção. Além disso, na maioria dos casos não é mais necessária uma intervenção no local, o que permite economizar nos consideráveis custos de manutenção.

Com o acionamento de um interruptor de chave, o usuário inicia o estabelecimento do túnel IPsec ao Remote Services Center da Pfiffner. Depois disso o técnico de manutenção pode acessar a instalação. O operador da instalação mantém assim o controle sobre o acesso à aplicação. Neste contexto, a memória de configuração externa opcional do FL mGuard demonstra sua utilidade. Uma vez que os colaboradores da Pfiffner frequentemente ainda não conhecem os parâmetros IP da rede do cliente antes do fornecimento da máquina, a respectiva configuração pode ser facilmente transferida através de um cartão SD em um momento posterior.

Estrutura do portal do sistema de manutenção remota  

Estrutura do portal do sistema de manutenção remota

A central VPN não está intencionalmente integrada na rede da empresa Pfiffner, sendo, ao invés disso, operada como sistema portal com acesso à Internet próprio. Dessa forma, a Pfiffner consegue conceder também aos fornecedores externos um acesso seguro a partes da respectiva instalação do cliente sem que tenha que passar através da rede de comunicação própria.

Do ponto de vista da tecnologia de redes, as instalações dos clientes são tipicamente configuradas com intervalos de endereços idênticos, para que o acesso às diversas partes da instalação seja sempre feito com o mesmo endereço IP. Para que aqui não ocorram conflitos de endereços, se for necessária a manutenção de várias máquinas de ciclos rotativos em simultâneo, os endereços virtualizados precisam ser respectivamente mapeados em intervalos de endereços próprios. Este requisito é implementado nos roteadores mGuard através de 1:1-NAT (Network Address Translation) no túnel VPN.

Resumo

A utilização de uma manutenção remota baseada na Internet com conexões VPN seguras traz vantagens tanto para o fabricante como para o operador dos centros e processamento da Pfiffner. Entre elas se incluem, para além da reação mais rápida em caso de erro graças ao acesso direto à instalação e, desta forma, a minimização dos tempos de paralisação, a redução dos custos em assistência, porque deixam de ser necessárias as dispendiosas intervenções no local. Esses são critérios que desempenham um papel decisivo, especialmente para a produção de peças em massa por máquinas de ciclos rotativos.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: