O sistema de relés reduz o espaço necessário e o esforço de cabeamento em fresadoras

Visão geral

Fresagem a alta velocidade  

A velocidade de corte das fresadoras é de 1000 metros por minuto

  • As fresadoras de alta velocidade da Röders TEC GmbH são usadas para preencher requisitos elevados no que respeita ao desempenho de usinagem e à qualidade das superfícies.
  • Para controlar as máquinas são utilizados numerosos relés de acoplamento que devem ser montados e cabeados de modo eficiente.
  • Os módulos de relé da família de produtos RIFLINE complete não só reduzem o tempo de instalação, como também poupam espaço no quadro de comando.

Perfil do cliente

Sede da Röders TEC  

A sede da Röders TEC é em Soltau

As fresadoras de alta velocidade da Röders TEC GmbH, das quais mais de 2000 se encontram instaladas em mais de 50 países (estado em 2014), se destinam à produção de formatos altamente precisos para a tecnologia médica e carimbos de cunhagem de moedas, entre outras coisas.

A empresa explora filiais na China, França, EUA e Vietnã.

Aplicação

Fresadora de cinco eixos  

Uma compensação geométrica especial garante a máxima precisão

Para controlar as fresadoras, a Röders TEC emprega numerosos relés de acoplamento, uma vez que têm de ser implementadas diversas tarefas de comutação. "Nós usamos o módulo de relé rápido RIF-0 para acoplar sinais entre o controlador e o campo. Pode tratar-se por exemplo do chamado sinal de bem-estar de um sistema de aspiração de pó externo que perfaz apenas 24 V e poucos mA.

Para a multiplicação dos sinais empregamos o módulo de relé RIF-2, porque disponibiliza até quatro contatos reversíveis", conta Olaf Hartmann que é responsável pela construção elétrica das máquinas. A elevada velocidade de corte exige requisitos especiais do fuso que, por esse motivo, é alimentado com uma mistura de óleo/ar a cada três segundos. Um relé de estado sólido comuta a respectiva bomba de óleo que transporta a mistura lubrificante. O relé funciona sem desgaste, permitindo uma operação confiável da máquina.

Solução

Tecnologia de conexão push-in  

Elevado conforto de operação com tecnologia de conexão push-in

A montagem e o cabeamento eficientes dos módulos são muito importantes, uma vez que as fresadoras contêm numerosos relés de acoplamento. "Esse é outro motivo que nos levou a optar pelos módulos de relé da família de produtos RIFLINE complete", explica Olaf Hartmann. "Pois os relés RIFLINE podem ser cabeados de forma simples e confortável". Isto se deve à tecnologia push-in inovadora que permite conectar condutores rígidos e flexíveis com terminal tubular a partir de uma bitola de 0,34 mm2 com segurança e rapidez e sem ferramenta. A força de encaixe dos condutores foi reduzida em 50%. O esforço menor assegura um maior conforto de operação do colaborador e um cabeamento mais rápido, o que baixa os custos em última análise. Para voltar a extrair os condutores, o técnico instalador só precisa de acionar o gatilho laranja, a fim de soltar a mola.

O portfólio RIFLINE abrange módulos de relé estreitos com largura de construção de apenas 6,2 mm com um contato reversível, bem como módulos de relé de potência com dois, três ou quatro contatos reversíveis. Além disso estão disponíveis módulos de relé semelhantes a minicontatores. Os estribos de retenção para relé e os módulos funcionais plugáveis com indicador luminoso, a proteção contra inversão de polaridade e a ligação de proteção vêm completar o portfólio. Se a aplicação exigir frequências elevadas de ligação, também podem ser usados relés para semicondutor sem desgaste nas variantes de base RIF-0 e RIF-1. Um módulo de temporizador estreito plugável com as três funções de tempo de retardo de ligação, com ligação em intervalos e de relé intermitente se destaca no programa. O usuário pode ajustar aqui quatro faixas de tempo de 0,5 segundos até 100 minutos. O módulo, que é transformado em relé de tempo com RIFLINE complete, pode ser acoplado a todas as variantes de RIF-1 até RIF-4, tal como todos os módulos funcionais padrão com o mesmo formato.

Resumo

RIFLINE complete utiliza as pontes conectoras, o material de marcação e os conectores de teste do programa de réguas de bornes CLIPLINE complete da Phoenix Contact que muitos usuários já empregam. Assim é reduzido o esforço ao nível do planejamento, da compra e da manutenção de estoques dos componentes.

"O programa de acessórios comum se revela uma vantagem autêntica, porque já utilizamos há muito tempo as réguas de bornes que também são conectadas com a tecnologia push-in", conclui Hartmann. Muitos outros componentes, como os controladores, o sistema I/O, os amplificadores condicionadores de sinal ou os acionadores de motor híbridos, oferecem as vantagens da tecnologia de conexão.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: