MyOmega Systems: conceito de caixa universal para o gateway IoT

Visão geral

Caixa de montagem para eletrônica universal na logística: até 1500 níveis de enchimento são enviados para a Cloud através do gateway IoT  

Até 1500 níveis de enchimento são enviados para a Cloud através do gateway IoT

  • A MyOmega Systems GmbH, uma empresa de tecnologia de Nuremberg, traz a Internet das Coisas (IoT) para a logística e para a vinha.
  • Para aplicações IoT deveria ser desenvolvido um gateway que se baseasse em um conceito de caixa universal e flexível.
  • Como caixa para o gateway com o nome "d3" foi escolhida a caixa de montagem para eletrônica universal UCS da Phoenix Contact.
  • A elevada flexibilidade do gateway do lado funcional se baseia na capacidade de adaptação da série de caixas UCS.

Perfil do cliente

Bernd Möller, fundador e CEO da MyOmega Systems GmbH  

Bernd Möller, fundador e CEO da MyOmega Systems GmbH

Monitoramento e controle de máquinas, produção e logística – essa é a tarefa central do "ecossistema IoT" no âmbito da estratégia IoT da MyOmega Systems GmbH. "Desenvolvemos nosso ecossistema IoT MYNXG com base em uma sólida experiência em plataformas", explica Bernd Möller, gerente da MyOmega.

Aplicação

Registro do nível de enchimento por sensor de câmera  

Logística 4.0: registro do nível de enchimento por sensor de câmera "TracoBin"

Uma aplicação que mostra os pontos fortes da plataforma IoT MYNXG pode ser encontrada na logística de peças de categoria C, artigos com um valor reduzido em geral e elevados custos de aquisição. O gerenciamento de peças de categoria C passa pela otimização dos processos de aquisição, o momento mais crítico na cadeia de logística é sempre o reconhecimento de que uma peça precisa ser novamente encomendada.

O manuseio dos componentes guardados em caixas Euro normalizadas (KLT) e designados como peças de categoria C é frequentemente problemático. Os chamados sistemas Kanban ajudam com um método do controle do processo de produção, que se orienta pelo consumo efetivo dos materiais no local de disponibilização e de consumo. "Na nossa aplicação de logística aqui apresentada, o sensor de câmera registra o nível de enchimento nas caixas Euro e comunica os dados relevantes para o gateway d3", explica Möller. "Esse processo automatizado permitirá reduzir significativamente o estoque."

Solução

Caixa modular UCS  

A caixa modular UCS simplifica a produção do gateway d3

Para a seleção da caixa, a MyOmega optou pelo Universal Case System UCS da Phoenix Contact. "Porque o nosso hardware no ambiente industrial precisa ser robusto e confiável, a família de caixas UCS atende muito bem nossas necessidades", afirma Möller para fundamentar sua escolha. "Além do mais, damos muito valor à modularidade das partes da caixa."

A caixa UCS é composta por duas meias conchas idênticas, paredes laterais amovíveis e também insertos para cantos de cores contrastantes. Elas também assumem a fixação da motherboard. "Com suas inúmeras interfaces, conseguimos adaptar facilmente nosso gateway aos requisitos do usuário", refere Möller. "Aqui, o sistema de caixa UCS serve de ajuda, na medida em que somente as paredes laterais correspondentes precisam ser adaptadas aos requisitos, e isso para as quatro paredes laterais."

Os insertos para cantos disponíveis em diversas cores permitem uma individualização rápida e econômica. Com as duas cores básicas das meias conchas e das paredes laterais, bem como as peças individuais do sistema modular, fica muito fácil implementar conceitos de design muito diversificados. Além do mais, através dos diversos acessórios, o gateway d3 permite a instalação no trilho de fixação no quadro de comando, na parede ou sobre a mesa, consoante os requisitos.

Visualização dos dados transmitidos na plataforma MYNXG  

Visualização dos dados transmitidos na plataforma MYNXG

O módulo de câmera inteligente integrado nas caixas Euro, o sistema TracoBin, envia seus dados para o gateway d3 através da banda ISM capilar com 868 MHz, onde ele os processa, analisa e transmite para a Cloud como informações relevantes. Assumindo um número de até 1500 sensores que transmitem uma imagem a cada seis horas, rapidamente fica claro o tremendo volume de dados que é preciso gerenciar aqui. Se esse volume for limitado a uma quantidade significativamente reduzida para o posterior processamento e depois comunicado à Cloud através do gateway, fica possível realizar ações praticamente sem latência. Eles podem ser então visualizados na plataforma MYNXG e apresentados no monitor.

Resumo

O gateway d3 passível de instalação em uma caixa da série Universal Case System (UCS), junto com a plataforma MYNXG, que se adapta idealmente às infraestruturas existentes, constitui o bloco central para a digitalização de processos industriais. A família de caixas UCS também oferece uma base sólida para futuros níveis de montagem do gateway. Möller: "A elevada flexibilidade do nosso gateway do lado funcional é apoiada pela capacidade de adaptação da série de caixas UCS." A plataforma IoT da MyOmega também conseguiu convencer a "Initiative Mittelstand". O prêmio de inovação em tecnologia da informação na categoria Indústria & Logística foi atribuído à MyOmega Systems GmbH no ano de 2018.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: https://www.google.com/