Jenaer Antriebstechnik: servoacionamentos compactos modulares com tecnologia de conexão inteligente em M8 e M12

Visão geral

Formato modular na construção de motores  

Os servoacionamentos compactos são flexíveis graças aos conectores de encaixe circular M8 e M12

  • A Jenaer Antriebstechnik produz soluções e sistemas de acionamento à medida para um elevado número de diferentes mercados.
  • Com as demandas da Indústria 4.0, os sistemas de acionamento têm de ser cada vez mais potentes e compactos.
  • Nesse sentido, a Jenaer Antriebstechnik aposta com seus servoacionamentos compactos modulares em uma tecnologia de conexão "inteligente" em M8 e M12.
  • Dessa forma, os clientes aumentam claramente a produtividade e rentabilidade de suas instalações.

Perfil do cliente

Em Jena na Turíngia, a Jenaer Antriebstechnik GmbH (JAT) desenvolve e produz há mais de 28 anos soluções e sistemas de acionamento à medida para um elevado número de diferentes mercados com demandas específicas. Com mais de 160 colaboradores, essa empresa familiar é uma força estabelecida no mercado.

Aplicação

Eng. Thomas Hertwig, engenheiro de desenvolvimento na JAT Jenaer Antriebstechnik GmbH  

Eng. Thomas Hertwig, engenheiro de desenvolvimento na JAT Jenaer Antriebstechnik GmbH

Conseguir mais flexibilidade para os clientes é um pilar importante do desenvolvimento de produtos da JAT. Nesse sentido, ajustar o servomotor aos requisitos específicos dos clientes é essencial para que o cliente aumente a produtividade e rentabilidade de sua instalação. O resultado desses esforços é um sistema de servoacionamento compacto descentralizado, cujo controlador já não necessite de espaço no quadro de comando, reduzindo o esforço de instalação ao mínimo. Isso não só reduz os custos como confere muita liberdade ao design de máquinas e instalações.

"Nosso objetivo foi conceber um equipamento básico, dispensando tudo o que não é necessário para a funcionalidade básica do acionamento compacto", esclarece Thomas Hertwig, desenvolvedor responsável, sobre a filosofia de produtos da empresa. "Para a adaptação específica do cliente existe o módulo opcional – no qual podemos incluir todas as funções que são adicionalmente necessárias para a aplicação." Os custos de hardware para componentes do equipamento não utilizados ficam a cargo do usuário. Hertwig: "Além disso, oferecemos ao nosso cliente um produto à medida, econômico e disponível mais rapidamente."

Solução

Motor com módulo opcional  

A placa de circuito impresso facilita o processo de produção global, as interfaces dos níveis de expansão do motor são combináveis

Para manter o esforço de produção baixo e a flexibilidade elevada, a JAT optou por conectores M8 e M12 de duas peças da Phoenix Contact. "A grande diversidade de variantes de números de polos e codificações dá aos nossos desenvolvedores a possibilidade de implementar todos os níveis de montagem opcionais do novo sistema de servoacionamento em apenas uma placa de circuito impresso, o modulo opcional", esclarece Hertwig. "Isso não só gera espaço no motor, como também reduz os custos na produção e montagem."

O equipamento básico é composto por diferentes módulos. Consoante a necessidade, são utilizados motores com número de polos reduzido ou multipolos com dimensão do flange de 80 ou 86 mm. Graças ao conceito de motor multipolos está disponível um torque elevado mesmo com 1.500 r.p.m. Por outro lado, com isso é possível economizar relações de transmissão individuais ou mesmo toda a engrenagem. Desta forma, não só são reduzidos os custos do equipamento, como também são reduzidas as tolerâncias, o que permite uma maior precisão. Uma vez que neste conceito a parte mecânica que pode falhar é menor, é reduzido também o esforço de manutenção. Dessa forma, a disponibilidade do sistema volta a aumentar.

Máquinas com a tecnologia de conexão de cabos adequada  

Os motores inteligentes contribuem para máquinas inteligentes com a tecnologia de conexão de cabos adequada

Logo no equipamento base, o cliente tem à sua disposição várias entradas e saídas para conexão de sensores e atuadores na máquina. "Sem os conectores M8 e M12 este conceito flexível não era possível", afirma Hertwig. "A gama de sensores e atuadores a conectar pode ser ampliada a qualquer altura".

Dependendo da classe de potência, os motores são operados com uma tensão extra baixa protegida de 60 VDC ou através do acoplamento de um módulo de alta tensão adicional com alimentação de rede de 230 VAC ou 325 VDC. Também neste caso com o apoio dos conectores de encaixe circular métricos da família de produtos Pluscon. "Aspetos como a capacidade de potência, a confiabilidade e a robustez foram decisivos para a nossa escolha", afirma Hertwig para fundamentar sua escolha. "Pois mesmo sob condições muitas vezes adversas na aplicação industrial, os nossos motores têm de realizar o seu trabalho sempre de forma confiável."

Resumo

Os motores inteligentes cada vez menores exigem conectores inteligentes cada vez menores. "Para implementar a adaptação à aplicação do cliente da forma mais econômica possível, concebemos o nosso conceito de equipamento de forma a não termos que modificar o equipamento básico propriamente dito", resume Hertwig. "Dessa forma, é minimizado o esforço associado ao desenvolvimento, o que reduz o tempo de desenvolvimento e os custos." Quer se trate de opções padrão ou pedidos especiais do construtor de máquinas, no módulo opcional podem ser implementadas quase todas as demandas do cliente de forma confortável e flexível. Para além das diferentes interfaces de comunicação e parametrização, estão disponíveis outras entradas e saídas analógicas e digitais rápidas para a configuração individual.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)