Os switches IP67 aceleram a colocação em funcionamento de sistemas de montagem e de teste

Visão geral

Sistema de montagem e de teste de estanquidade  

As instalações são exatamente adaptadas aos respectivos componentes

  • Os sistemas de montagem e de teste de estanquidade da KMS Automation GmbH utilizados na indústria automotiva são concebidos especificamente para o usuário.
  • Os switches IP67 interligam estações de trabalho individuais dentro das instalações.
  • Os equipamentos compactos com canaletas de cabos de bom acesso contribuem para a integração rápida das estações na rede Ethernet.

Perfil do cliente

Sede da empresa KMS Automation GmbH  

A sede da empresa KMS Automation GmbH está situada em Schramberg-Waldmössingen no centro da Floresta Negra

A KMS Automation GmbH desenvolve e fabrica, entre outros, sistemas de montagem e de teste de estanquidade adaptados individualmente aos componentes fundidos (p. ex., câmbios e motores) da indústria automotiva e seus fornecedores. A empresa gerenciada pelo proprietário emprega cerca de 60 colaboradores.

Aplicação

Sistema de montagem e teste  

O switch IP67 descentralizado é instalado diretamente na corrediça da estação de trabalho da instalação

Dependendo do componente, as peças fundidas são submetidas a vários passos de trabalho, sendo efetuada a montagem e controles repetidos. Especialmente importante se tem demonstrado o teste da estanquidade da pressão. O desafio consiste em ser necessário controlar componentes que ainda não chegaram à montagem final e têm várias aberturas. Para efetuar um teste de estanquidade no nível da peça, as peças têm de ser fixadas na estação com uma adaptação perfeita à respectiva geometria. Em seguida, o sistema de teste de estanquidade aplica a pressão de teste e é controlado se é mantida a pressão.

A KMS Automation utiliza uma rede Ethernet industrial para integrar os diferentes componentes tecnológicos – como controladores de parafusamento, sensores de câmaras, sistemas de medição força/curso e painéis de operação – nas respectivas estações de trabalho. Simultaneamente, o padrão representa a base de comunicação de um conceito de fabricação modular.

Solução

FL Switch 1605 M12  

O FL Switch 1605 M12 oferece cinco portas Ethernet na versão com proteção contra respingos de água

Para ser possível acoplar os componentes tecnológicos de forma fácil e direta à rede, os switches IP67 da família de produtos Factoryline estão montados diretamente na corrediça das estações de trabalho. Os equipamentos do tipo FL Switch 1605 M12 incluem cinco portas Ethernet codificadas na versão M12 d com proteção contra respingos de água. Os cabos pré-montados permitem a conexão no local dos componentes Ethernet na estação de trabalho. Os switches são alimentados através de um conector M12 que abastece 24 V DC da armação básica da estação. Devido ao seu formato estreito, o FL Switch 1605 M12 pode ser integrado com economia de espaço e oferece simultaneamente saídas de cabo de fácil acesso. Para isso, a fixação na corrediça é efetuada com dois parafusos M6. Geralmente, existem muitas limitações na definição da disposição espacial das várias estações de trabalho. Aqui são muito vantajosas as interfaces acessíveis entre as estações efetuadas através de conectores M12.

Mesmo quando a KMS Automation tem de implementar as instalações conforme os requisitos de seus clientes, por motivos de eficiência a empresa tenta, na medida do possível, recorrer a sua tecnologia padronizada. Por isso, o construtor de máquinas se foca na aplicação de componentes e conceitos permitindo a utilização e combinação rápidas e variáveis. Os cabos pré-montados são utilizados para a interligação Ethernet e também para a conexão dos sistemas de sensores e atuadores nas estações de trabalho. A integração do nível I/O na mesa da estação de trabalho é efetuada através de conectores M12 em caixas de sensor/atuador SACB. A armação básica da respectiva estação de trabalho inclui o quadro de comando necessário, sendo possível abdicar de um quadro separado. Os switches da série SFN, instalados ao lado do controlador no trilho, servem para acoplar a rede Ethernet na armação básica.

Resumo

Daniel Infantone, chefe da montagem elétrica na KMS Automation  

Daniel Infantone, chefe da montagem elétrica na KMS Automation

O chefe do departamento responsável na KMS Automation pela eletricidade Daniel Infantone aprecia o princípio Plug and Play dos switches IP67 descentralizados: "Os switches M12 da Phoenix Contact simplificam a integração Ethernet de nossos componentes. Além disso, podemos conectar as estações de trabalho de forma flexível, acelerando a colocação em funcionamento no cliente final".

Os dados de qualidade das peças fundidas são arquivados através da rede Ethernet em um banco de dados hierarquicamente superior. A parametrização dos componentes tecnológicos pode ser controlada e alterada através de uma interface de assistência técnica instalada no exterior da estação de trabalho, sem ser necessário abrir o vidro de proteção.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Outras informações

Referrer: