Os acionadores de motor híbridos aumentam a disponibilidade das esteiras transportadoras

Visão geral

Soluções de filtragem da Hengst  

As soluções de filtragem da Hengst garantem que os motores trabalhem de forma mais limpa e eficiente

  • A Hengst SE & Co. KG desenvolve e produz soluções de filtragem que garantem um trabalho limpo e eficiente dos motores em veículos ligeiros, veículos comerciais e navios.
  • Para o acionamento das esteiras transportadoras nos sistemas de montagem, são utilizados acionadores de motor híbridos da Phoenix Contact.
  • Devido ao formato robusto, ao cabeamento e à operação simples, bem como à vida útil dez vezes superior, a Hengst decidiu-se pelos acionadores de motor híbridos. Tudo isso aumenta a disponibilidade do sistema.

Perfil do cliente

Soluções de filtragem da Hengst  

Estes sistemas são utilizados, entre outros, em veículos ligeiros e veículos comerciais (fonte da imagem: Hengst)

A empresa familiar Hengst SE & Co. KG foi fundada em 1958, em Münster.

Cerca de 3000 colaboradores desenvolvem e produzem sistemas de gerenciamento de fluidos e de filtragem, multifuncionais e de alta qualidade, para motores de veículos ligeiros, veículos comerciais, navios e motores estacionários.

Os sistemas garantem que os motores e as máquinas trabalhem de forma mais limpa e eficiente.

Aplicação

Sistemas de produção  

Os sistemas de produção são planejados, construídos e instalados pela própria empresa

Os produtos da Hengst apresentam um elevado nível de integração vertical. Consegue-se assim uma independência de fornecedores externos e um elevado grau de flexibilidade e qualidade. Os sistemas de produção de fabrico próprio, incluindo software e construção elétrica, são planejados, construídos e montados pela própria empresa de forma excecional. Garante-se, assim, que os sistemas consigam dar resposta aos requisitos especiais, possuam uma elevada disponibilidade e que a manutenção seja otimizada de acordo com as necessidades de cada um.

A qualidade dos componentes utilizados nos sistemas, a operação simples e a longa durabilidade dos componentes são aspectos muito importantes. Neste contexto, a Hengst utiliza, para a operação das esteiras transportadoras integradas nos sistemas de montagem de alta qualidade, acionadores de motor híbridos da família de produtos CONTACTRON da Phoenix Contact.

Solução

Acionador de motor híbrido no quadro de comando  

Poupa espaço no quadro de comando: quatro funções num só equipamento

Os acionadores de motor híbridos arrancam e invertem os motores assíncronos trifásicos instalados nos sistemas de montagem, de modo confiável e sem desgaste. Com a função de sobrecarga integrada, eles protegem também os motores de eventuais bloqueios. Além disso, reportam avarias emergentes como um relé de proteção do motor convencional. Se necessário, eles param o acionamento de modo seguro de acordo com a diretriz de máquinas, alcançando assim o nível de segurança PL e de acordo com a DIN EN ISO 13849-1 ou SIL 3 de acordo com a EN 62061. Os acionadores de motor híbridos combinam, assim, quatro funções em uma largura total de 22,5 mm. Uma estrutura convencional equivalente seria composta por dois contatores para a rotação para a direita e para a rotação inversa, dois contatores de parada de emergência redundantes e por um relé de proteção do motor. O espaço ocupado no quadro de comando é também significativamente reduzido.

A tecnologia de acionadores de motor híbridos da Phoenix Contact combina a tecnologia de semicondutores sem desgaste com a robusta tecnologia de relés, controlados por um microcontrolador. Enquanto os semicondutores assumem os processos de conexão e desconexão dos motores, os contatos do relé conduzem a corrente sem perdas. Daqui resulta uma comutação suave, bem como um alívio considerável dos contatos de relé.  Esta técnica permite, além disso, abdicar dos dissipadores de calor complexos e dispendiosos. Por outro lado, a vida útil dos acionadores de motor híbridos é dez vezes superior em comparação com os dispositivos de comutação puramente eletromecânicos.

Adicionalmente, o circuito de fecho e de carga integrado reduz significativamente a complexidade do cabeamento, uma vez que para o circuito principal só são necessárias seis conexões. Na parte frontal da caixa é possível ajustar a corrente nominal do motor de forma contínua, lendo-a depois nos LEDs de estado do equipamento. Os erros são ainda comunicados ao centro de controle através do contato inversor isento de potencial. Os circuitos de proteção integrados garantem que os equipamentos liguem de forma confiável, mesmo em ambientes difíceis. Graças ao consumo de energia reduzido das entradas de controle, é possível um acionamento direto através do PLC.

Resumo

Alfons Lehmbrock, engenheiro de projeto na Hengst  

Alfons Lehmbrock, engenheiro de projeto na Hengst

Há já muitos anos que a Hengst aposta nos acionadores de motor eletrônicos da Phoenix Contact. "O formato robusto e o cabeamento e a operação simples foram os critérios que nos levaram a optar pelo Contactron", relata Alfons Lehmbrock, engenheiro de projeto da empresa de fabrico de máquinas.

A vida útil dez vezes superior revela-se igualmente vantajosa, uma vez que a Hengst trabalha com elevadas frequências de comutação. Os ciclos de manutenção tornam-se significativamente mais longos e a disponibilidade do sistema aumenta. Paralelamente à utilização nas esteiras transportadoras, os acionadores de motor híbridos, adequados para motores com uma potência de até cerca de 3 kW, também podem ser utilizados em elevadores de carga pequenos.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Outras informações

Referrer: