A empresa Velocity Aachen GmbH, em colaboração com a RWTH e os parceiros industriais regionais, desenvolveu um sistema de mobilidade de empréstimo para o meio urbano – em Aachen existem pontos de intersecção intermodais de uma infraestrutura de carregamento para bicicletas e automóveis elétricos. Os condutores dos automóveis elétricos também podem mudar para bicicletas elétricas, aliviando assim o trânsito dentro da cidade.
Os veículos elétricos estão na moda – eles dão um precioso contributo para a revolução energética e para a proteção ambiental. No entanto, a construção da infraestrutura de carregamento necessária ainda avança muito lentamente: investimentos elevados e tempos de amortização longos desencorajam muitos investidores de assumir um compromisso. A falta de uma infraestrutura de carregamento abrangente tem um efeito negativo na adequação dos veículos elétricos para a utilização diária – e impede muitos compradores. O projeto Velocity Aachen em colaboração com a Pion Technology AG de Hanau representa uma possível saída para este dilema.
Diferentes opções de tarifa – desde a simples reserva padrão online à subscrição anual para viajantes pendulares e frequentes – pretendem assegurar uma oferta diferenciada e adequada ao grupo-alvo. Dessa forma, a Velocity Aachen cumpre dois critérios de sucesso da eletromobilidade em simultâneo: uma disponibilidade elevada em combinação com um modelo de negócio viável. Para tal, as instalações tem de estar sempre operacionais e ser alvo de uma manutenção cuidadosa.
"Damos a nossos clientes uma promessa de mobilidade e valorizamos muito a disponibilidade da instalação", esclarece Dennis Brinckmann, gerente da Velocity Aachen. "Uma vez que a eficiência energética é muito importante para nós, temos que conjugar toda a tecnologia, incluindo a dos nossos fornecedores."
A Pion Technology AG contribui com a tecnologia de caixa inovadora – com concreto como material da caixa para dispositivos de carga. Graças a suas características fotocatalíticas, este material filtra partículas finas do ar ambiente.
As estações contribuem assim ativamente para um melhoramento do clima envolvente. O efeito é contínuo – e não diminui com o passar do tempo. As partículas finas que se depositam no concreto são removidas da superfície pela chuva. Assim, os fundadores da Velocity apostam em mais uma inovação da Pion: "A unidade de caixa com autoclimatização na área da tecnologia de carregamento assegura especialmente uma elevada segurança de processamento", afirma Brinckmann, "pois, mesmo com potências de carga elevadas se dispensam os elementos de refrigeração que podem falhar."
Também para a Pion, a Phoenix Contact funciona como fornecedor de sistemas da tecnologia de carregamento. "Na busca por um fornecedor com conhecimentos abrangentes de eletromobilidade optamos pela Phoenix Contact", relembra Edgar Klug, diretor da Pion Technology AG. "A Phoenix Contact nos apoia no setor dos controladores, bem como nos conectores de carga por encaixe."
Além do encaixe especialmente desenvolvido para as bicicletas elétricas da Velocity Aachen, a empresa de Hanau oferece também dispositivos de carga Mode 3 com o mesmo design para automóveis elétricos. São utilizados o EVCC Basic, um controlador compacto Mode 3 da Phoenix Contact com base na norma IEC 61851. O controlador é instalado na base do dispositivo de carga de forma a ocupar pouco espaço. Dependendo da versão do dispositivo de carga – quer seja com tomada de carga de infraestrutura (segundo IEC 61851 caso de ligação B) ou com cabo de ligação fixa (caso de ligação C) – é utilizada uma solução de placa de circuito impresso otimizada para a aplicação em questão. Para a integração dos dispositivos de carga em sistemas de faturamento baseados na Cloud a Pion recorre aos componentes de comunicação da Phoenix Contact.
Klug não revela a fórmula para a composição do concreto, mas os custos da areia, do cimento e da água são bastante mais baixos do que os de conceitos de caixa equiparáveis de metal ou plástico. Os parceiros de projeto Brinckmann e Klug estão convencidos com o sucesso do seu conceito de mobilidade e o feedback do mercado confirma essa convicção. Neste caso, a combinação de cada uma das tecnologias é decisiva. Um modelo de negócio viável, uma infraestrutura de carregamento escalonável e acessível, bem como o balanço ecológico dos materiais utilizados formam um conceito global interessante, que aumenta a atratividade e a aceitação da eletromobilidade.
Submeta agora a sua consulta e beneficie de nossos serviços:
"$pageName" em