Readaptação rápida e simples para comunicação IP

Resumo

Aerogeradores  

Aerogeradores

  • Os fornecedores substituem as redes telefónicas ISDN ou analógicas que têm utilizado até agora por tecnologia All-IP.
  • No setor dos clientes particulares, esta conversão é geralmente implementada sem grandes gastos, contudo, muitos utilizadores industriais enfrentam o desafio da readaptação da comunicação.
  • O dispositivo serial FL COMSERVER com interface de parametrização baseada na Web da Phoenix Contact é uma solução Plug and Play simples para este desafio.

Aplicação

Infraestrutura de um parque eólico  

Infraestrutura de um parque eólico

Afiguram-se alterações significativas no setor das telecomunicações. Há vários anos que muitos fornecedores tentam substituir as redes telefónicas ISDN ou analógias que têm utilizado até agora por tecnologia All-IP. O líder de mercado, a Deutsche Telekom, também planeia desligar a telefonia analógica e a rede ISDN até ao final de 2018.

Se, por um lado, esta conversão no domínio da telefonia é geralmente implementada sem grandes gastos para os clientes particulares, por outro lado, muitos utilizadores industriais, como, por exemplo, os operadores de aerogeradores, enfrentam o grande desafio da readaptação da comunicação. Uma vez que já não será possível estabelecer uma comunicação entre sala de comando e aerogerador através de um modem ISDN ou analógico clássico, apenas através da Internet, muitos sistemas têm de sofrer uma adaptação frequentemente dispendiosa da tecnologia.

Solução

A solução Plug and Play simples da Phoenix Contact é implementada com o servidor serial FL COMSERVER com interface de parametrização baseada na Web. No modo de operação do modem, o FL COMSERVER assume o comportamento de um modem analógico. Neste caso, o estabelecimento e a interrupção de ligação é controlado através de comandos AT. Deste modo, recorrendo a uma substituição simples 1:1 do modem clássico tanto no parque eólico como na sala de comando, é possível criar uma solução baseada numa comunicação moderna de IP, sem proceder a alterações adicionais no controlador da turbina eólica e no sistema SCADA. A comunicação dos FL COMSERVER entre si é controlada nos equipamentos. Aqui, através das interfaces de parametrização fáceis de operar, são apenas criadas as atribuições entre o número de telefone utilizado até ao momento e o novo endereço IP.

Entre os equipamentos FL COMSERVER basta uma ligação LAN ou WAN. Neste âmbito, oferece-se uma ligação VPN codificada e, por conseguinte, segura, que protege ao mais alto nível contra acessos não autorizados.

Comunicação entre a turbina eólica ou o parque eólico, a sala de comando e o PC do operador

Comunicação entre a turbina eólica ou o parque eólico, a sala de comando e o PC do operador através da Internet, via FL COMSERVER

Integração na infraestrutura existente
Se já estiver disponível uma ligação à Internet na sua turbina eólica ou no parque eólico, a mesma pode ser utilizada sem problemas. Neste caso, um router FL MGUARD RS2000 com funcionalidade VPN garante a encriptação necessária. Também é possível ligar facilmente as localizações de turbinas eólicas mais remotas através de comunicação móvel, sem a respetiva ligação à Internet. Neste caso, os routers TC 3002T-3G/4G garantem a ligação e a encriptação necessárias, proporcionando assim segurança ao mais alto nível.

Fonte de alimentação ininterrupta opcional
Caso ocorra uma falha da tensão de alimentação da tecnologia de comunicação na sua turbina eólica ou no seu parque eólico que provoque uma rotura grave da comunicação, pode resolver essa situação através de uma expansão da solução, com um sistema de UPS compacto. Em caso de queda de tensão, o UPS garante a manutenção da comunicação, permitindo assim uma comunicação de estado ativa para a sala de comando ou por e-mail ou SMS para um endereço aleatório, parametrizável.

Vantagens

  • Troca 1:1 do modem clássico ISDN e analógico
  • Sem necessidade de adaptação do controlador da turbina eólica e do sistema SCADA
  • Integração fácil na infraestrutura de Internet existente
  • Comunicação segura através de ligação VPN
  • Colocação em funcionamento fácil graças a parametrização baseada na Web
  • Ligação de turbina eólica remota através de comunicação móvel

Produtos

DescriçãoTipoN.º de artigo
Modem Emulation
Servidor serial para implementação de uma interface RS-232/422/485 serial em Internet
FL COMSERVER BASIC 232/422/4852313478
Ligação à Internet
Security Appliance Router em invólucro metálico
FL MGUARD RS2000 TX/TX VPN2700642
Ligação a ADSL
Router de banda larga ADSL industrial
TC DSL ROUTER X500 A/B2902710
Ligação a comunicação móvel
Router 3G industrial
TC ROUTER 3002T-3G2702529
Ligação a comunicação móvel
Router 4G LTE industrial
TC ROUTER 3002T-4G2702528
DescriçãoTipoN.º de artigo
Modem Emulation
Servidor serial para implementação de uma interface RS-232/422/485 serial em Internet
FL COMSERVER BASIC 232/422/485
Ligação à Internet
Security Appliance Router em invólucro metálico
FL MGUARD RS2000 TX/TX VPN
Ligação a ADSL
Router de banda larga ADSL industrial
TC DSL ROUTER X500 A/B
Ligação a comunicação móvel
Router 3G industrial
TC ROUTER 3002T-3G
Ligação a comunicação móvel
Router 4G LTE industrial
TC ROUTER 3002T-4G

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar