Soluções para a iluminação de torres

Resumo

Torre de uma turbina eólica  

Iluminação fiável da torre, mesmo em casos de emergência

  • Uma boa iluminação das áreas de trabalho e de emergência nas turbinas eólicas garante a segurança dos funcionários.
  • A Phoenix Contact oferece um sistema completo, desde a fonte de alimentação ininterrupta até às luzes.
  • O sistema não lhe permite apenas um trabalho cómodo para os seus técnicos de manutenção, mas também uma descida da torre em segurança, no caso de falta de energia.

Aplicação

Para garantir a segurança dos colaboradores em turbinas eólicas, é indispensável que as torres estejam iluminadas com segurança. A norma 50308 é determinante para a conceção das luzes. Esta estabelece, entre outros aspetos, as intensidades de iluminação necessárias para as áreas de trabalho e de emergência. Atualmente, muitos fabricantes ainda confiam na tecnologia obsoleta das lâmpadas fluorescentes, mesmo quando existem numerosos problemas.

Para adaptar o sistema de iluminação à tecnologia atual, oferece-se uma solução de iluminação praticamente sem manutenção com base em LED. Esta diminui a necessidade de manutenção e, ao mesmo tempo, aumenta a eficiência. Neste contexto, a Phoenix Contact desenvolveu um sistema completo para a iluminação de turbinas eólicas, o qual também inclui a iluminação das saídas de emergência.

Solução

Solução completa para a iluminação de torres  

Sistema completo para a iluminação de torres

A Phoenix Contact oferece um sistema completo para a iluminação de torres a partir de um quadro de comando com uma fonte de alimentação ininterrupta central, um cabo multicondutor pré-fabricado e os módulos LED. Os módulos LED correspondem à norma relevante EN 50308 e cumprem a classe de proteção IP 65. Dado que os módulos LED têm uma vida útil de 50.000 horas, o sistema não precisa praticamente de qualquer manutenção. No entanto, se um módulo LED falhar, pode ser facilmente removido e substituído graças a um sistema de encaixe especialmente concebido. Para isso, não é necessário desligar a iluminação.

Os módulos LED incluem uma fonte de alimentação integrada para que possam ser utilizados com tensão alternada. Para a fonte de alimentação central, a Phoenix Contact utiliza uma UPS da família de produtos Quint com IQ Technology. A bateria da UPS instalada na base da torre pode ser substituída fácil e rapidamente. O pessoal de assistência técnica nunca deve subir a um escadote para substituir uma bateria que se encontre no módulo LED. A IQ Technology utilizada permite uma comunicação permanente entre a fonte de alimentação e a bateria. Por isso, é necessário ler as informações sobre o estado da carga atual, o desempenho e a vida útil restante da bateria. Tal permite uma coordenação rápida dos serviços de manutenção. Assim, o técnico de serviço já não tem de descer do sistema sem iluminação.

Sistema de instalação QPD  

A diretiva de baixa tensão garante a estabilidade da rede

Instalação rápida com base num cabo multicondutor encaixável

O sistema de instalação QPD comprovado da Phoenix Contact garante a ligação económica entre os diferentes componentes de uma forma conjugada. A solução oferece, portanto, vantagens significativas em relação à cablagem com base nas caixas de junção de cabo. O fabricante das turbinas eólicas encomenda o cabo multicondutor para cada tipo de sistema já pré-fabricado na Phoenix Contact. Em seguida, este apenas tem de ser encaixado, de modo que o eletricista possa concentrar-se no local de trabalho. Consequentemente, a eletrificação no local que costumava ser difícil e, portanto, lenta torna-se numa solução plug and play rápida.

Topologia para iluminação de torres

No que toca à iluminação, é importante uma eletrificação que poupe tempo

Vantagens

  • Planeamento otimizado de pedidos de assistência graças à monitorização remota
  • Iluminação sem manutenção graças às luzes LED com uma vida útil de aproximadamente 50.000 horas
  • Montagem simples e rápida da solução de iluminação sem ferramenta especial
  • Iluminação segura de saídas de emergência, graças à alimentação elétrica por fonte de alimentação ininterrupta

Produtos

DescriçãoTipoN.º de artigo
Sistema de iluminação de torres segundo a norma DIN EN 50308 para turbinas eólicasCBL-UPS-Towerlighting2702041
DescriçãoTipoN.º de artigo
Sistema de iluminação de torres segundo a norma DIN EN 50308 para turbinas eólicasCBL-UPS-Towerlighting

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar