Solução para o controlo de bombas com ligação de controlo remoto

Resumo

Estação de bombagem de águas residuais  

Estação de bombagem de águas residuais

  • Os arquitetos, construtores e operadores das estações de bombagem de tratamento de águas residuais deparam-se com o desafio de modernizar estruturas antigas e associar a monitorização aos controladores.
  • A Phoenix Contact oferece soluções prontas a instalar para a automação de bombas que podem ser integradas no respetivo controlador através da rede de comunicação móvel.
  • Realize uma automação eficiente das estações de bombas, por exemplo, para o esvaziamento de recipientes, ajustando e parametrizando o controlo de bombas facilmente no local.

Aplicação

As estações de bombagem de águas residuais constituem uma parte importante para a eliminação fiável das águas residuais. As estruturas são necessárias em todos os locais onde a água não consegue escorrer devido a diferenças de altura. Durante a fase de planeamento, a durabilidade e a fiabilidade operacional são tão importantes como o funcionamento energeticamente eficiente da estrutura exterior. Os arquitetos, construtores e operadores dos sistemas de tratamento de águas residuais deparam-se, portanto, com o desafio de utilizar as diferentes bombas nas estações de bombagem de águas residuais da forma mais eficiente possível do ponto de vista energético. Além disso, devem minimizar os períodos de inatividade das estruturas descentralizadas mediante uma monitorização constante.

Estas tarefas exigem a automação das estações de bombagem de águas residuais. Também é preciso ter em conta as influências exteriores, como chuvas fortes, número crescente de infraestruturas e diferentes funções especiais das estruturas. Todos estes requisitos levam a um controlo complexo das instalações de tratamento de águas residuais. A pressão crescente sobre os custos com grande flexibilidade exige, neste caso, novos conceitos de controlo e soluções para a automação das estruturas descentralizadas na eliminação das águas residuais.

Solução

A Phoenix Contact oferece sistemas de controlo de bombas flexíveis que estão prontos a instalar e, portanto, podem ser ligados de imediato. Através da rede GSM/GPRS, o sistema consegue comunicar com as centrais de comando.

O controlo de bombas pode ser facilmente integrado no controlador superior através do protocolo de comunicação OPC, pelo que pode ser controlado rapidamente. A estação externa regista todos os valores de medição, avarias e informações operacionais importantes.

Pode instalar facilmente a automação de bombas e ajustar rapidamente todos os parâmetros graças à visualização. Ao conectar sinais digitais simples, está a minimizar os custos de instalação das estruturas exteriores. Reduza os períodos de inatividade e as avarias com a ajuda de um produto padronizado. Além da alimentação do armário, os operadores apenas têm de ligar os sensores para o nível de altura, caudal e medição de corrente, bem como os diferentes sinais de entrada de teclas, botões ou outras mensagens convencionais.

Topologia Estações de bombagem de águas residuais  

Soluções para estações de bombagem de águas residuais: desde a gestão de motor até à comunicação de dados segura

PumpControl – modelo padrão ou personalizado

Quadro de comando do controlo de bombas  

Controlo de bombas fiável para a eliminação de águas residuais

A solução baseia-se num controlador modular eficiente com modem GSM/GPRS integrado. O controlador já está programado. Além disso, a solução dispõe de uma interface de visualização para a parametrização das funcionalidades pretendidas.

  • Os sinais de saída de 24 VCC acionam o relé de carga ou a comporta para controlar as bombas e as luzes de sinalização.
  • Os módulos de entrada de 24 VCC permitem ligar os disjuntores de proteção do motor, as respostas operacionais e outras mensagens para monitorizar como sinais de entrada.
  • Os painéis táteis baseados em OPC podem ser integrados diretamente no local para uma operação confortável.
  • As variáveis de medição são integradas através de sinais analógicos padrão (0 a 10 V ou 4 a 20 mA).
  • Uma medição de energia abrange variáveis elétricas para a aquisição de dados de energia.
  • As funcionalidades para monitorizar as estruturas exteriores relativamente à fiabilidade operacional estão integradas.

Vantagens

  • Mais eficiência graças a um funcionamento das bombas baseado nas necessidades
  • Montagem flexível e parametrização rápida do controlo de bombas através de um navegador web
  • Menos complexidade de planeamento através de quadros de comando já pré-montados e cablados
  • Colocação em funcionamento rápida através da definição de função simples
  • Diagnóstico remoto das estruturas exteriores graças a protocolos de controlo remoto à prova de falhas

Produtos

DescriçãoTipoN.º de artigo
ControladorILC 151 GSM/GPRS2700977
Borne InlineIB IL 24 DI8/HD-PAC2700173
Borne InlineIB IL 24 DO8/HD-PAC2700172
Borne InlineIB IL AI 4/EF-PAC2878447
Painel tátilTP 3070W2400454
Memória de configuração/programaSD FLASH 2GB APPLIC A2701190
DescriçãoTipoN.º de artigo
ControladorILC 151 GSM/GPRS
Borne InlineIB IL 24 DI8/HD-PAC
Borne InlineIB IL 24 DO8/HD-PAC
Borne InlineIB IL AI 4/EF-PAC
Painel tátilTP 3070W
Memória de configuração/programaSD FLASH 2GB APPLIC A

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar