Tratamento de lamas

Tratamento de lamas

Eficiente e seguro

Realize um tratamento de lamas fiável e otimizado em termos energéticos – com as soluções da Phoenix Contact.

Durante o tratamento de águas residuais, muitos materiais sólidos aparecem sob a forma de lama. O objetivo é processar ou remover esta lama da forma mais eficiente possível. Assim, antes de ser eliminada, a lama é tratada de forma a perder substancialmente a sua característica de putrefação.

Existem diferentes procedimentos para o tratamento de lamas, como digestão, densificação, estabilização e secagem de lamas. Em todos os procedimentos, é extremamente importante que a operação decorra de forma fiável e eficiente do ponto de vista energético. A Phoenix Contact oferece uma ampla gama de soluções, desde a aquisição de dados de energia até ao armazenamento de dados operacionais e respetiva análise na sala de comando.

Vantagens

  • Armazenamento e processamento seguros dos dados operacionais
  • Elaboração personalizada de relatórios graças à aquisição e análise de dados flexíveis
  • Soluções para a segurança funcional em aplicações de águas residuais

Armazenamento fiável de dados operacionais

Aquisição de valores de medição durante as descargas  

Adquirir, guardar e arquivar os dados de medição

Durante as descargas através da estrutura de saída, são determinados e guardados diferentes valores de medição. Estes constituem a base para todo o processo de registo e análise.

Com o fiável software de gestão de dados ACRON, que permite adquirir, arquivar a longo prazo e analisar os dados operacionais, elabore relatórios a qualquer momento de forma simples e detalhada.

Aquisição de dados de energia para um funcionamento energeticamente eficiente

Aquisição de dados de energia  

Controlar as bombas e os agitadores de forma eficiente em termos energéticos

Durante a secagem e a limpeza das lamas de clarificação, é importante que as bombas e os agitadores sejam controlados de forma eficiente em termos energéticos.

Para poupar energia e, portanto, diminuir as despesas de funcionamento, são necessários diversos valores de medição, como tensão, corrente e potência elétrica. Oferecemos os mais diversos equipamentos de medição de corrente para interfaces comuns, como Modbus, PROFINET e PROFIBUS.

Soluções para um funcionamento seguro de acordo com a diretiva relativa às máquinas

Quadro de comando com produtos para a segurança funcional  

Soluções para a segurança funcional

Na dessecação das lamas, os decantadores servem para concentrar as lamas excedentes e digeridas, funcionando a mais de 3000 rpm. Neste âmbito, a segurança das pessoas e das máquinas desempenha um papel importante.

A Phoenix Contact oferece soluções seguras e serviços fiáveis para a segurança funcional, os quais estão em conformidade com todas as diretivas.

Conceito de segurança para decantadores

Os módulos Safety Bridge não necessitam de um comando seguro superior. Em vez disso, está integrada uma lógica programável pelo utilizador num módulo de saída especialmente seguro. Quando a medição segura da velocidade determina uma sobrerrotação ou quando é ativado um dos muitos dispositivos de paragem de emergência, o módulo de lógica desliga ambos os acionamentos do decantador e, se necessário, também os agregados encadeados, como, por exemplo, as bombas para lamas.

Topologia: Conceito de segurança para decantadores

Concretize o seu conceito de segurança com os módulos Safety Bridge

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar