Tráfego marítimo sem problemas graças à automação de eclusas no porto de Zeebrugge

Resumo

Sistema de eclusas no porto de Zeebrugge  

Sistema de eclusas no porto de Zeebrugge

  • Zeebrugge possui um dos mais importantes portos da Europa. É o segundo maior e mais moderno local de transbordo marítimo da Bélgica.
  • As crescentes exigências a nível de segurança requerem uma sinalização fiável e diagnosticável do sistema de eclusas.
  • A Phoenix Contact desenvolveu luzes de sinalização compatíveis com bus de campo para integração no sistema de eclusas.
  • Os componentes, sistemas e soluções da Phoenix Contact permitem a passagem segura pela eclusa Pierre van Damme e uma troca de bens sem problemas.

Perfil do cliente

Eclusa Pierre van Damme no porto de Zeebrugge  

Eclusa Pierre van Damme no porto de Zeebrugge

No porto de Zeebrugge, para além dos mais diversos bens, são expedidos principalmente veículos de diferentes fabricantes para todo o mundo.

Os navios porta-contentores transportam a partir daí 2,2 milhões de automóveis por ano para todo o globo, tornando assim esta cidade belga no maior centro de envio de automóveis do mundo. Para o chamado tráfego Ro-Ro (Roll-on, roll-off), Zeebrugge é também um dos mais importantes portos europeus.

Aplicação

Luzes de sinalização no porto de Zeebrugge  

As luzes de sinalização indicam os comandos mais importantes

Devido às crescentes exigências a nível de segurança, os responsáveis do porto de Zeebrugge pretenderam uma sinalização fiável e diagnosticável no sistema de eclusas. Importantes requisitos eram uma fonte de alimentação redundante, um sistema de bus de campo também redundante e uma elevada disponibilidade e capacidade de diagnóstico.

Além disso, as luzes de sinalização deveriam cumprir as estipulações das normas IALA E200-1 e EN 12699, sendo adequadas para as árduas condições ambientais de zonas marítimas.

Solução

Controlador Inline  

Controladores Inline para comunicação com as luzes de sinalização

A Phoenix Contact desenvolveu luzes de sinalização compatíveis com bus de campo e montou-as no sistema de eclusas com o auxílio de um integrador de sistemas. As luzes de sinalização da família de produtos CSD-SL, disponíveis nas cores de luz vermelho, verde, amarelo e branco, cumprem as estipulações das normas IALA E200-1 e EN 12699.

Para além do excecional alcance, as luzes distinguem-se pela alimentação energética redundante e sistema de bus de campo redundante. Duas fontes de alimentação e dois módulos de bus de campo garantem assim uma elevada disponibilidade e capacidade de diagnóstico. O invólucro das luzes de sinalização e a tecnologia de ligação foram concebidas para as árduas condições ambientais de zonas marítimas.

Sistema de eclusas no porto de Zeebrugge  

A tecnologia de automação da Phoenix Contact garante uma entrada segura

Tecnologia de comando baseada em PROFINET e redundante

Os controladores da Phoenix Contact utilizados no sistema de eclusas transmitem os dados das luzes de sinalização através do protocolo de Ethernet em tempo real PROFINET para um sistema de controlo superior. Os técnicos na sala de comando podem ler as informações do sistema de sinalização, como a intensidade da luz, corrente, tensão e estado atuais dos LED, e ainda a luminosidade que incide nas luzes.

Para além do diagnóstico das luzes de sinalização, é ainda possível controlar LED individuais. O controlador da Phoenix Contact regista os dados diagnosticados diretamente numa base de dados SQL, o que garante um arquivamento seguro. Para a automação das quatro pontes elevatórias do sistema de eclusas e da respetiva tecnologia de segurança, são utilizados muitos outros componentes e sistemas da Phoenix Contact, como, por ex., as reconhecidas réguas de bornes e relés, controladores, módulos I/O e conversores de sinal.

O controlo das luzes de sinalização é realizado através de uma ligação de fibra ótica através do protocolo PROFINET. Os comandos de controlo são comunicados através de switches para o controlador compacto ILC 171 ETH 2TX compatível com PROFINET. Em cada um dos postes com oito metros de altura em que foram colocadas luzes de sinalização estão instalados dois ILC 171 ETH 2TX com o mestre de bus correspondente. Se uma via de comunicação falhar, o outro controlador assume imediatamente as funções e comunica a avaria à sala de comando.

Resumo

As luzes de sinalização e tecnologia de automação da Phoenix Contact asseguram o funcionamento impecável das eclusas no porto de Zeebrugge para todos os elementos.

As luzes de sinalização fornecem ao capitão os comandos mais importantes durante todo o processo, do fecho das barreiras no respetivo lado da eclusa, passando pelo nivelamento da água, até à abertura da comporta da eclusa. Os componentes, sistemas e soluções da Phoenix Contact permitem assim a passagem segura pela eclusa Pierre van Damme e também uma troca de bens de forma rápida e segura.

Produtos

DescriçãoTipoN.º de artigo
Controlador Inline modular com protocolos Modbus/TCP e PROFINET baseados na EthernetILC 171 ETH2700975
Lâmpada de sinalização LED, 300 mm, vermelhoCSD-SL 300 RD2701788
Lâmpada de sinalização LED, 300 mm, verdeCSD-SL 300 GN2701786
Lâmpada de sinalização LED, 300 mm, amareloCSD-SL 300 YE2701787
Módulo de derivação INTERBUS com acessórios
(conector de ligação e identificador)
IBS IL 24 RB-T-PAC2861441
DescriçãoTipoN.º de artigo
Controlador Inline modular com protocolos Modbus/TCP e PROFINET baseados na EthernetILC 171 ETH
Lâmpada de sinalização LED, 300 mm, vermelhoCSD-SL 300 RD
Lâmpada de sinalização LED, 300 mm, verdeCSD-SL 300 GN
Lâmpada de sinalização LED, 300 mm, amareloCSD-SL 300 YE
Módulo de derivação INTERBUS com acessórios
(conector de ligação e identificador)
IBS IL 24 RB-T-PAC

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar