Solução para o registo de dados meteorológicos

Resumo

Registo de dados meteorológicos  

Registo de dados meteorológicos

  • Para as entidades operadoras de instalações fotovoltaicas, a eficiência do sistema é fulcral. Uma medida possível para isso é o rácio de desempenho.
  • Com a estação meteorológica da Phoenix Contact, os projetistas e entidades operadoras obtêm uma solução comprovada e segura para determinação do rácio de desempenho.
  • Esta solução auxilia a entidade operadora a otimizar o rendimento e a disponibilidade dos sistemas.

Aplicação

Estação meteorológica no sistema fotovoltaico  

Obter informações meteorológicas através de sensores convencionais

A aquisição de dados operacionais em instalações fotovoltaicas é muito complexa. Neste caso, não é suficiente registar os dados de potência das diversas strings dos módulos e dos inversores. Uma medida possível para a determinação da eficiência é o rácio de desempenho, a relação entre o rendimento efetivo e o máximo possível. Para calcular esse valor, a estação meteorológica regista dados meteorológicos como, por ex., a radiação solar, a velocidade do vento e a temperatura. Com estas informações, os projetistas e entidades operadoras podem detetar perdas e falhas nos sistemas.

Nos sistemas fotovoltaicos com sistema de seguimento, o registo da velocidade do vento reveste-se de uma importância relevante para a segurança. Os sensores meteorológicos registam informações sobre a velocidade do vento. Os dados são processados na estação meteorológica e enviados para o sistema de controlo. Em caso de ventos fortes, a unidade de seguimento é colocada numa posição de segurança. Assim, o esforço sobre os módulos é reduzido e evitam-se danos.

Solução

A estação meteorológica possui interfaces padrão e permite a ligação de até onze sensores convencionais. O controlador integrado regista os dados meteorológicos e disponibiliza os valores de medição a um sistema SCADA superior através de Modbus/TCP ou OPC UA por meio de uma interface Ethernet. O registo de dados é realizado num formato de dados padronizado para possibilitar uma ligação descomplicada ao sistema SCADA.

A solução para registo de dados meteorológicos está adaptada às necessidades das grandes centrais fotovoltaicas. A configuração dos sensores individuais decorre facilmente através de interface web. O utilizador não precisa de conhecimentos de programação. Na rede do sistema, o utilizador pode aceder a qualquer momento aos dados meteorológicos através da Internet.

Conjugação de sensores, estação meteorológica, memória de dados e interface Web

A estação meteorológica grava localmente os dados registados e disponibiliza-os ao utilizador através de uma interface Web

Vantagens

  • Solução comprovada pré-montada
  • De aplicação universal
  • Utilização das melhores tecnologias de ligação e componentes adequados
  • Esforço reduzido a nível de colocação em funcionamento e configuração
  • Sem necessidade de conhecimentos de programação
  • Seleção flexível de sensores graças às interfaces padronizadas

Produtos

DescriçãoModeloNúmero de artigo
Estação meteorológica para registo de até onze sinais meteorológicosSOL-SC-WEATHER-STN2402797
Programa de utilizador para o controlo de uma estação meteorológica em cartão SDSD FLASH 2GB SOL-WEATHER-STN2402852
DescriçãoModeloNúmero de artigo
Estação meteorológica para registo de até onze sinais meteorológicosSOL-SC-WEATHER-STN
Programa de utilizador para o controlo de uma estação meteorológica em cartão SDSD FLASH 2GB SOL-WEATHER-STN

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar