Solução para ligação do gerador

Resumo

Instalação fotovoltaica de campo aberto  

Instalação fotovoltaica de campo aberto

  • Os projetistas e entidades operadoras de sistemas têm o desafio de otimizar o rendimento planeado e a disponibilidade dos sistemas.
  • As caixas de junção de strings da Phoenix Contact são uma garantia de utilização de uma solução comprovada e, consequentemente, segura.
  • A facilidade de instalação e a ligação fácil na infraestrutura do sistema são outros aspetos positivos.

Aplicação

Um inquérito realizado pela revista Photon demonstrou que os especialistas consideram que 70% das instalações fotovoltaicas alemãs apresentam lacunas. Os erros de montagem fazem com que o rendimento previsto e, assim, o retorno do investimento de uma instalação fotovoltaica, sofram atrasos. O retorno esperado das tarifas de alimentação continua a não ser atingido.

Colaborador em conversa com clientes  

Tudo reside na implementação correta das caixas de junção de strings

Com as funções de ligação, medição e proteção, as caixas de junção de strings (Combiner Box, em inglês) são o elemento fulcral para uma implementação rentável e uma disponibilidade a longo prazo da instalação fotovoltaica. No entanto, a caixa de junção de strings muitas vezes é selecionada tendo em conta apenas o critério do custo. A qualidade e a durabilidade têm um papel secundário.

Se os projetistas e instaladores pretenderem caixas de junção seguras e de elevada qualidade têm de optar por produtos em conformidade com as normas. As caixas de junção de strings regem-se pela norma relativa a aparelhagem de comutação EN 61439 que descreve a estrutura, a seleção dos componentes e as verificações necessárias. A norma requer também uma documentação abrangente relativa às propriedades técnicas e condições de utilização, bem como sobre a instalação e manutenção corretas. Todas as informações devem acompanhar a aparelhagem na forma de instruções de instalação no idioma nacional do local de instalação.

Solução

Os conjuntos de aparelhagem de comutação da Phoenix Contact garantem uma operação de instalações fotovoltaicas isenta de falhas. Os componentes e as interfaces de comunicação perfeitamente adaptados uns aos outros permitem ligar as caixas de junção de strings de forma rápida e fácil a um sistema de gestão de parques superior. Uma equipa especializada de todas as áreas empresariais relevantes desenvolve conjuntamente consigo, na qualidade de cliente, soluções personalizadas.

Abordagem inicial com clientes  

Soluções de armário de distribuição para as necessidades de cada cliente

Desenvolvimento
Na clarificação primária do desenvolvimento, é realizado um trabalho a todos os níveis em estreita proximidade com os nossos clientes com o objetivo de cumprir da melhor forma possível os seus requisitos. São detetados desafios específicos antecipadamente. Assim, o processo de desenvolvimento é concebido de forma eficiente e orientada para objetivos.

Após a conclusão da clarificação primária é iniciada a fase de conceção. Esta fase culmina na criação de protótipos, que são submetidos a processos de teste e verificação específicos. Os conhecimentos aqui obtidos são utilizados para otimizar a solução.

Processos de teste e verificação
Através de uma verificação da temperatura são descobertos, por ex., hotspots. Com esta informação, todos os componentes são dispostos da melhor maneira. É assim evitada uma falha devido a sobrecarga térmica.

Os protótipos são submetidos a testes elétricos e mecânicos em laboratórios de ensaio internos. Os testes garantem que as soluções funcionam sem falhas nos ambientes de instalação previstos.

Comparação de imagens termográficas de caixas de junção de strings  

O design dos quadros de distribuição otimizado em termos de temperatura impede uma falha devido a sobrecarga térmica

Fabrico
Após a conclusão de todos os testes relevantes na fase de desenvolvimento, é dada a autorização para produzir o artigo. Os componentes são fabricados num processo de One Piece Flow para que cada etapa possa ser executada de forma eficiente. É assim possível reagir de forma rápida e flexível às alterações nos processos de construção e nos volumes. As informações necessárias para a garantia da qualidade são visíveis num ápice, garantindo assim um processo de produção e de montagem sem problemas.

 

Qualidade
Na linha de produção são utilizados instrumentos que asseguram uma produção repetível de todos os artigos. A utilização de parafusos com monitorização do binário de aperto garante ligações fiáveis e seguras. É assim assegurada a constância da qualidade de cada caixa de junção de strings. Na última etapa de produção é realizada a verificação final em conformidade com a norma IEC 61439. É então elaborado um relatório de verificação. Todo o conjunto de aparelhagem de comutação, bem como os componentes eletrónicos nele contidos, possuem números de série que os identificam de forma inequívoca em qualquer altura.

SCB compact e SCB next generation  

Dois conceitos de solução inteligentes: caixa de junção de strings com fusível de string fora da caixa de junção para 32 strings e caixa de junção de strings com fusível de string padrão para 16 strings

Vantagens

  • Análise e aconselhamento orientado para a aplicação
  • Posicionamento ótimo da proteção contra sobretensão
  • Utilização das melhores tecnologias de ligação e componentes adequados
  • Custos baixos e reduzida complexidade de cablagem
  • Não é necessária uma fonte de alimentação separada
  • Instalação economizadora de espaço, devido ao seu formato compacto
  • Análise e aconselhamento orientado para a aplicação

Produtos

DescriçãoModeloNúmero de artigo
Caixa de junção de strings para 32 strings com fusível em linhaSOL-SC1-32-0-FI-VMC-T1-SD1-222403683
Caixa de junção de strings para 16 strings com fusível de string padrãoSOL-SC1-16-0-F-VM-T1-SD1-112403682
DescriçãoModeloNúmero de artigo
Caixa de junção de strings para 32 strings com fusível em linhaSOL-SC1-32-0-FI-VMC-T1-SD1-22
Caixa de junção de strings para 16 strings com fusível de string padrãoSOL-SC1-16-0-F-VM-T1-SD1-11

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar