Monitorização de estado baseada na web para sistemas de extinção de incêndios para tanques de petróleo

Resumo

Cabeça de pulverização com ampolas de pulverização  

As ampolas de pulverização asseguram que o produto de extinção apenas sai da cabeça de pulverização

  • A empresa neerlandesa Saval BV concebeu um sistema de extinção de incêndios especial para tanques de teto flutuante para armazenamento de matérias-primas fósseis.
  • Uma solução central para monitorização de dois sinais digitais fornece informações a tempo inteiro sobre o estado do sistema de proteção contra incêndios.
  • Os controladores e módulos I/O da gama Inline da Phoenix Contact possibilitam uma monitorização de estado do sistema baseada em web.
  • A visualização dá informações sobre o estado do interruptor de pressão e de nível, assim como sobre a fonte de alimentação, e apresenta um alarme correspondente em caso de falhas de funcionamento.

Perfil do cliente

Edifício da Saval BV em Breda, Países Baixos  

Em Breda, são desenvolvidos e fabricados sistemas automáticos de extinção de incêndios (fonte da imagem: Saval BV)

A Saval BV, com sede em Breda, Países Baixos, pertence ao SK FireSafety Group. Esta empresa especializou-se em produtos e sistemas de segurança contra incêndios para a indústria e possui mais de 85 anos de experiência.

Na sede em Breda, mais de 200 colaboradores desenvolvem, fabricam e realizam a manutenção de numerosos sistemas automáticos de extinção e deteção de incêndios.

Aplicação

Reservatório de agente extintor na borda do teto flutuante  

Os reservatórios de agente extintor encontram-se montadas na borda do teto flutuante (fonte da imagem: Saval BV)

O armazenamento seguro e o processamento de petróleo bruto, assim como de outras matérias-primas fósseis, têm uma importância especial devido ao algo perigo de explosão. Nos tanques de teto fixo geralmente utilizados dá-se uma chamada "respiração" no tanque entre o material a ser armazenado e o teto fixo. Leva, para além de uma redução do material armazenado, também a um aumento do perigo de explosão.

Os tanques de teto flutuante constituem uma alternativa, pois o teto não é montado de forma fixa, flutuando antes no líquido armazenado. No entanto, existe o perigo de o gás que sai da vedação se incendiar devido à eletricidade estática. Caso o fogo não seja descoberto, pode transformar-se num incêndio incontrolável.

O sistema de extinção de incêndios desenvolvido pela Saval é composto por reservatórios de extinção de incêndios individuais a que estão ligadas muitas cabeças de pulverização. Estas asseguram que as chamas são apagadas de forma precisa e que o agente extintor não é pulverizado numa ampla área da vedação do teto flutuante.

Solução

Controlador PROFINET modular com módulos I/O com segurança intrínseca da série Ex-i Inline  

O reservatório EXD SK 3100 com um controlador PROFINET modular e módulos I/O com segurança intrínseca

No âmbito da automação do sistema de extinção de incêndios são monitorizados dois sinais digitais que dão informações acerca do estado do sistema de proteção contra incêndios. A solução central é concebida de forma a que os sinais digitais sejam transmitidos por cabo para um painel de monitorização montado numa área não-explosiva.

O painel de monitorização SK 3000 é composto por um controlador modular ILC 171 ETH e por módulos Ex-i-I/O com segurança intrínseca da família de produtos Inline da Phoenix Contact, desenvolvidos para áreas potencialmente explosivas.

Um requisito para isso é o isolamento galvânico seguro entre os módulos Inline padrão e Ex-i. Os bornes com segurança intrínseca são alimentados fiavelmente com corrente através de um módulo Inline especial. Estes são ligados sem problemas ao bus local Inline do ILC 171 ETH e registam os sinais digitais do interruptor de pressão e de nível.

Painel de monitorização SK 3000 com controlador modular ILC 330 PN e módulo LAN sem fios WLAN 5100  

Painel de monitorização SK 3000 com controlador modular e módulo LAN sem fios

Os sinais são transmitidos através de PROFINET e LAN sem fios

Se já existir e for utilizada a estrutura de comunicação no tanque de petróleo, a passagem de novos cabos é dificultada. Por isso, a Saval desenvolveu uma solução descentralizada com o seu reservatório de proteção SK 3100 nas classes de proteção IP52 a IP65.

O reservatório está equipado com um controlador PROFINET modular da família de produtos Inline com módulos Inline com segurança intrínseca. Cada estação SK-3100 descentralizada monitoriza até quatro sistemas de extinção de incêndios. Os sinais são transmitidos por LAN sem fios para um painel de monitorização SK 3000 instalado centralmente, no qual está montado um controlador modular de elevado desempenho ILC 330 PN. A transmissão dos dados é realizada com módulos sem fios WLAN 5100 da Phoenix Contact.

Os dispositivos correspondem à norma IEEE 802.11 e permitem uma transmissão do protocolo PROFINET para que ambos os controladores Inline comuniquem entre si através desse protocolo. Para a monitorização da solução é utilizado o software de visualização baseado em internet Webvisit da Phoenix Contact. Para isso, o controlador tem de possuir um servidor web integrado. Para poder aceder à visualização, apenas é necessário o endereço IP do controlador. Os dados são apresentados posteriormente num dispositivo de operação e monitorização.

Resumo

O sistema de extinção de incêndios desenvolvido pela Saval para tanques de petróleo com monitorização de estado baseada na web permite localizar rapidamente e detetar de forma segura incêndios. Um grande número de cabeças de pulverização ligadas aos diversos reservatórios de extinção de incêndios garantem que as chamas são apagadas de forma precisa.

A visualização dá informações de forma permanente e fiável sobre o estado do interruptor de pressão e de nível, assim como sobre a fonte de alimentação do sistema de controlo. Para além disso, mostra em caso de problemas de funcionamento um alarme. É assim possível prevenir significativamente incêndios e o perigo de explosão associados ao armazenamento de petróleo bruto e de outras matérias-primas fósseis.

Produtos

DescriçãoTipoN.º de artigo
Controlador Inline com a possibilidade de comunicar através de PROFINET e Modbus/TCP. Suporte dos protocolos Modbus/TCP e PROFINET baseados em EthernetILC 171 ETH 2 TX2700975
Controlador Inline com interfaces PROFINET para ligação a outros controladores ou sistemas e possibilidade de programação conforme IEC 61131-3ILC 330 PN2988191
Ponto de acesso WLAN, cliente, WLAN 802.11 a, b, g, n, frequência 2,4 GHz, 5 GHz, IP20Módulo de rádio WLAN 51002700718
Acoplador de bus PROFINET, 8 entradas 24 V CC, 4 saídas 24 V CC, 500 mA, completo com conectores de periféricosIL PN BK DI8 DO4 2TX-PAC2703994
Módulo de potência Inline modular para alimentação energética de bornes I/O com segurança intrínsecaIB IL EX-IS PWR IN-PAC2869910
Borne I/O digital Inline com segurança intrínseca, 4 canais de entrada/saída configuráveis, completo com acessóriosIB IL EX-IS DIO 4/NAM-PAC2869911
DescriçãoTipoN.º de artigo
Controlador Inline com a possibilidade de comunicar através de PROFINET e Modbus/TCP. Suporte dos protocolos Modbus/TCP e PROFINET baseados em EthernetILC 171 ETH 2 TX
Controlador Inline com interfaces PROFINET para ligação a outros controladores ou sistemas e possibilidade de programação conforme IEC 61131-3ILC 330 PN
Ponto de acesso WLAN, cliente, WLAN 802.11 a, b, g, n, frequência 2,4 GHz, 5 GHz, IP20Módulo de rádio WLAN 5100
Acoplador de bus PROFINET, 8 entradas 24 V CC, 4 saídas 24 V CC, 500 mA, completo com conectores de periféricosIL PN BK DI8 DO4 2TX-PAC
Módulo de potência Inline modular para alimentação energética de bornes I/O com segurança intrínsecaIB IL EX-IS PWR IN-PAC
Borne I/O digital Inline com segurança intrínseca, 4 canais de entrada/saída configuráveis, completo com acessóriosIB IL EX-IS DIO 4/NAM-PAC

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar