Transmissão de sinal sem fio na GDF SUEZ em Lingen

Fornecedor de energia GDF SUEZ Deutschland

A GDF SUEZ E&P DEUTSCHLAND GmbH é uma empresa que tem como atividades a exploração, a extração e a comercialização de gás natural e de petróleo na Alemanha.

Graças a uma tecnologia inovadora e ao conhecimento especializado vincado dos seus colaboradores, a empresa contribui para um fornecimento de energia seguro na Europa.

A empresa pertence a um dos maiores grupos energéticos do mundo, o Grupo GDF SUEZ.

Aplicação

Na campo petrolífero de Bramberg, dez quilómetros a norte de Lingen, a GDF Suez E&P Deutschland GmbH obtém petróleo bruto e gás natural. Assim, a empresa extrai uma mistura de petróleo, gás e água salgada de uma profundidade de cerca de 900 metros.

Após a separação, a água residual é extraída através de bombas de injeção. Através de seis furos de injeção localizados na margem do campo petrolífero, as bombas injetam a água novamente para a jazida.

Considerando que se trata de um importante parâmetro de processo, a pressão de injeção dos furos tem de ser monitorizada de forma contínua; o que, no início, acontecia através de rondas de inspeção e da aquisição manual de dados.

Solução

Solução sem fios Trusted Wireless  

Solução sem fios Trusted Wireless

"Quando procurávamos uma alternativa à cablagem dispendiosa, optámos por uma solução sem fios: pela Trusted Wireless da Phoenix Contact", explica Friedrich Schulte, responsável pela tecnologia de medição, controlo e regulação da GDF SUEZ.

Os módulos de rádio Trusted Wireless permitiram a Schulte ligar dois furos em locais desfavoráveis. Foi mesmo necessário superar uma linha ferroviária para transmitir os valores de medição de um furo situado na margem norte do campo para a bomba de injeção central localizada a 600 metros de distância.

Neste caso, uma solução de cabo teria desencadeado trabalhos de terraplanagem dispendiosos. "Escavar linhas férreas representa custos elevados e medidas de segurança, mas também encargos administrativos e processos de autorização", justifica Schulte. "A ligação sem fios permite-nos evitar tudo isso."

O percurso hertziano foi equipado com o sistema de transmissão de sinal sem fios RAD-Line I/O. Este transmite dois sinais digitais e um sinal analógico entre emissor e recetor. Com antenas direcionais do programa abrangente de acessórios sem fios, a distância de 600 metros não é problemática, mesmo tendo em conta condições ambientais adversas.

A tecnologia de rádio Trusted Wireless utilizada nos módulos RAD-Line IO também não sofre perturbações provenientes da exploração ferroviária nem dos sistemas de alta tensão.

O segundo furo encontra-se igualmente em terreno difícil: na margem sudeste do campo petrolífero. Neste caso, não existe qualquer infraestrutura. Os módulos de rádio e os sensores são alimentados através de um sistema de fornecimento de energia solar, concebido pela Phoenix Contact para a utilização em aplicações de rádio industriais.

Nesse sentido, além das células solares, o painel solar possui um quadro de comando pré-configurado com regulador de carga, baterias solares e proteção contra sobretensão.

Resultado

Até agora, as estações de medição nos furos da GDF SUEZ E&P DEUTSCHLAND GMBH em Emsland tinham de ser inspecionadas diariamente. Isso era necessário para registar os valores da pressão de injeção da água.

Agora, estas informações são transmitidas de forma contínua através de uma solução sem fios Trusted Wireless da Phoenix Contact.

A segurança e a rentabilidade aumentam claramente.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar