Abastecimento de gás fiável em Oldenburgo, graças a proteção contra sobretensão

EWE AG em Oldemburgo: energia, ambiente e telecomunicações

A EWE AG em Oldemburgo é uma empresa importante ligada à energia, ao ambiente e às telecomunicações.

A EWE alimenta mais de 700 000 clientes com gás natural e, para que tal suceda, explora dois reservatórios de gás em domos salinos no norte da Alemanha: 21 cavernas com 700 000 metros cúbicos e um teor energético de 13 mil milhões de kWh.

Aplicação

A EWE cobre a sua necessidade anual de gás natural com quantidades de referência constantes. Fora dos períodos de pico, como é o caso do verão, o gás é bombeado sob pressão para o domo salino, de onde é retirado nos períodos em que a necessidade aumenta.

Para assegurar o fornecimento de energia, os sistemas têm de estar sempre disponíveis. Por isso, a proteção contra sobretensão assume uma importância especial.

Os sensores, os atuadores, as válvulas e os acionamentos estão instalados ao ar livre. No entanto, o controlador do sistema e a visualização de processo encontram-se numa sala de comando.

Todas as informações são enviadas para o computador central em Oldemburgo através da transmissão de dados.

Solução

Conceito de proteção para a fonte de alimentação  

Proteção fiável num invólucro com economia de espaço

Em grande parte, o conceito de proteção para a fonte de alimentação está estruturado em dois níveis: com dispositivos de proteção contra descargas atmosféricas FLT-PLUS nas distribuições principais, assim como com descarregadores de sobretensão VAL-MS em sub-distribuições e nos quadros de comando.

As partes importantes do sistema requerem uma elevada disponibilidade e, por essa razão, estão equipadas com fontes de alimentação ininterruptas (UPS). Em compensação, as UPS são protegidas com descarregadores de sobretensão VAL-MS.

Muitas das transmissões de sinal foram executadas como circuitos Ex-ia. Estes circuitos de segurança intrínseca são protegidos com TERMITRAB TT-EX(I)-24DC. Os circuitos de proteção de dois níveis estão montados nos dispositivos de proteção com apenas 6,2 mm de espessura com descarregadores de sobretensão potentes e com díodos de supressão de resposta rápida.

Devido ao baixo nível de proteção e à elevada capacidade de descarga de 10 kA, o sistema eletrónico é protegido com segurança em situações de baixa necessidade de espaço no quadro de comando.

Os TERMITRAB TT-2-PE-24DC protegem circuitos de sinal que não requerem qualquer segurança intrínseca. O MODUTRAB MT-2FM-RJ12 protege as interfaces de comunicação contra sobretensões transitórias.

Dessa forma, o conceito de proteção fica completo para os equipamentos no campo e para os sistemas de controladores no edifício: todos os componentes do sistema estão protegidos de forma fiável.

Resultado

O conceito de proteção abrangente da Phoenix Contact evita, de forma eficaz, as falhas dos sistemas falhas resultantes de sobretensão.

Deste modo, o abastecimento de gás da EWE AG fica assegurado em todas as condições meteorológicas.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar