Modernização da automação de bombas de petróleo na RWE na Baixa Saxónia

RWE DEA: extração e processamento de gás natural e de petróleo

Enquanto empresa internacional, a RWE DEA é conhecida pelo seu empenho na extração e no processamento de gás natural e petróleo.

A filial do grupo RWE dispõe de mais de 110 anos de experiência na investigação e na exploração de ambas as matérias-primas.

Em 2009, foram extraídos 2,9 mil milhões de metros cúbicos de gás natural, dos quais 2,1 mil milhões na Alemanha. No mesmo período de tempo, a produção de petróleo foi de 2,3 milhões de metros cúbicos, dos quais 0,9 milhões em localizações na Alemanha.

Aplicação

A unidade de produção da Baixa Saxónia da RWE DEA emprega 65 colaboradores, que são responsáveis pela monitorização, manutenção e conservação de todos os sistemas de superfície.

Todos os furos, os cabos e as estações são controlados e comandados a partir de uma estação de comando central, ocupada vinte e quatro horas por dia. Os colaboradores estão em contacto com a estação de comando através de telemóvel. Em caso de falha, podem apresentar-se rapidamente no local, o que aumenta a disponibilidade dos sistemas.

Uma vez que as suas estações na Baixa Saxónia tinham de ser modernizadas para a extração de petróleo, a RWE DEA procurava uma solução de automação robusta e económica.

Até agora, o controlo dos sistemas de extração de petróleo (bombas centrífugas submersíveis) era realizado através de relés, díodos, reguladores convencionais e de módulos de logística. Contudo, tornou-se cada vez mais difícil prosseguir a exploração dos sistemas com esta tecnologia. Principalmente, porque os módulos de logística deixaram de estar disponíveis no mercado.

Solução

Controladores compactos para automação económica  

Controladores compactos para automação económica

Perante este cenário, os responsáveis procuraram uma solução de automação nova, económica e fiável.

A escolha incidiu sobre o controlador compacto ILC 170 ETH da Phoenix Contact. O controlador Inline pode ser programado com PC WORX EXPRESS, o ambiente de desenvolvimento disponível gratuitamente. O ILC 170 ETH distingue-se por um servidor Web e de FTP integrado e pela ligação em soluções de visualização baseadas em OPC.

Além disso, em combinação com uma biblioteca SQL, o controlador pode estabelecer uma ligação direta à base de dados SQL na rede da empresa. Isso permite, por exemplo, gerir e registar dados operacionais.

O ILC 170 ETH inclui duas portas Ethernet e uma memória de parametrização encaixável. Além disso, a unidade de produção da Baixa Saxónia também utiliza fontes de alimentação, equipamentos de proteção contra sobretensão, modems de manutenção remota e réguas de bornes do programa CLIPLINE complete da Phoenix Contact.

Cada sistema de extração de petróleo está equipado com um modem SHDSL. Destina-se à monitorização, visualização e instalação de atualizações do programa. Para tal, o modem estabelece uma ligação segura ao escritório central. Enquanto dispositivo final do trajeto de transmissão, determina automaticamente a taxa de dados máxima possível.

Considerando que o modem SHDSL funciona como um conversor de média, não é necessário efetuar uma configuração de rede e, consequentemente, não é exigida a presença de pessoal TI com formação adequada.

Resultado

Os colaboradores da RWE DEA estão satisfeitos com a assistência abrangente providenciada pelos dos especialistas do setor da Phoenix Contact.

Por exemplo, o Centro de Competência Phoenix Contact desenvolveu alguns módulos de regulação complexos e exigentes para a unidade de produção da Baixa Saxónia.

Os especialistas de ambas as empresas beneficiaram com esta colaboração qualificada. Acima de tudo, a cooperação permitiu encontrar uma solução de automação moderna.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar