Paletizar de forma segura com relé de segurança configurável

Resumo

Fabricante de sistemas robóticos huw  

Fabricante de sistemas robóticos huw

A empresa familiar huw Roboter-Systeme Komplettlösungen GmbH desenvolve, projeta e produz desde 1984 robôs utilizados em diferentes indústrias. Nesse sentido, a própria construção de sistemas é especializada em sistemas orientados para o utilizador para paletizar, despaletizar, acondicionar e carregar máquinas. 

Além disso, a competência central da huw inclui soluções especiais resultantes dos requisitos de aplicações especiais. A carteira de clientes da empresa de Blomberg já inclui muitos grupos de renome.

Aplicação

Paletizador de uma coluna da huw  

Paletizador de uma coluna ESS 15/250

Durante a fase de conceção do novo paletizador de uma coluna ESS 15/250, deu-se muita importância à tecnologia de segurança. Em particular no fabrico de máquinas e na integração de sistemas, a segurança funcional adquire uma grande importância para evitar perigos para o pessoal operador e danos na máquina. Por isso, tanto a função padrão do robô como a tecnologia de segurança têm de cumprir o conceito de simplicidade, flexibilidade e qualidade com custos reduzidos.

Uma vez que o paletizador é utilizado em diferentes ambientes, a tecnologia de segurança tem de poder ser rapidamente adaptada à alteração dos requisitos. Se forem utilizados relés de segurança convencionais, o número e o tipo dos relés depende consideravelmente do ambiente do paletizador, bem como das medidas de segurança, como cortinas de luz, portas de segurança ou paragem de emergência, utilizadas na aplicação do utilizador final. De acordo com os seus requisitos, têm de ser montados diferentes relés de segurança e tem de ser realizada a respetiva cablagem na aplicação global. 

Assim, só é possível apresentar uma elevada adaptabilidade e um cumprimento dos requisitos de qualidade com uma redução simultânea dos custos se o design do sistema robótico for concebido de forma flexível e possuir uma estrutura igual para cada cliente. Isto não pode ser implementado com relés de segurança clássicos, de modo que os responsáveis pelo desenvolvimento da huw tiveram de procurar outra solução de segurança para o paletizador de uma coluna ESS 15/250 que permitisse alcançar o objetivo visado.

Solução

PSR-TRISAFE  

Módulo de segurança PSR-TRISAFE utilizado na huw

Neste sentido, os responsáveis da huw optaram pelo PSR-Trisafe-S da Phoenix Contact. O relé de segurança, configurado com software, pode ser individualmente adaptado às respetivas condições ambientais. 

Nesse aspeto, o PSR-Trisafe-S demonstra ser uma solução prática adequada para máquinas e sistemas de pequena e média dimensão, porque o módulo de segurança é tão fácil de manusear como um relé, mas apresenta o mesmo nível de flexibilidade de um controlador seguro. A sua utilização compensa logo a partir de um número de três a quatro relés de segurança clássicos, que são instalados para a avaliação dos equipamentos de segurança. 

Os responsáveis pelo desenvolvimento da huw aproveitaram as vantagens resultantes da elevada flexibilidade dos módulos de segurança PSR-Trisafe-S. O paletizador de uma coluna ESS 15/250 já é fornecido ao utilizador final com uma lógica de segurança pré-configurada. Devido ao elevado conhecimento de aplicações dos colaboradores da huw, a configuração inicial da lógica de segurança é escolhida de modo a satisfazer todos os requisitos comuns do cliente. 

A integração inteligente das 20 entradas seguras e das quatro saídas seguras do relé de segurança na lógica de segurança simplifica a posterior colocação em funcionamento, uma vez que o utilizador apenas tem de ligar os sensores, como o botão de paragem de emergência ou as portas de segurança, ao PSR-Trisafe-S. Geralmente, não é necessária uma configuração adicional. Deste modo, o fabricante de sistemas robóticos de Blomberg disponibiliza uma solução completa aos seus clientes, que não necessitam de a programar nem configurar. 

Se for necessário modificar a lógica de segurança devido a requisitos especiais da aplicação final ou a uma expansão do sistema, essas alterações podem ser realizadas posteriormente sem dificuldades com o software de configuração gratuito Safeconf. Assim, evita ter de efetuar novas cablagens complexas. A experiência dos colaboradores da huw comprova que o PSR-Trisafe-S é a melhor solução para o paletizador de uma coluna ESS 15/250 para monitorizar os sistemas de segurança ligados.

Resultado

Hans-Ulrich Wienke e Michael Wienke  

O gerente Hans-Ulrich Wienke e Michael Wienke

O fabricante de sistemas robóticos huw procurava uma solução de segurança para integrar o seu novo paletizador de uma coluna ESS 15/250 de forma simples e rápida na aplicação global do utilizador final. 

Os módulos de segurança configuráveis PSR-Trisafe-S da Phoenix Contact cumprem os elevados requisitos relativamente ao manuseamento, à flexibilidade, à segurança e aos custos.

"Para nós, o módulo de segurança configurável PSR-Trisafe-S da Phoenix Contact representa a solução ideal", resumem o gerente Hans-Ulrich Wienke e o seu filho Michael Wienke, responsável pela engenharia industrial.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar