Comutação isenta de desgaste em máquinas de encadernação

Resumo

Edifício H.-H. Schmedt e.K.  

Edifício da H.-H. Schmedt e.K.

A H.-H. Schmedt e.K. foi fundada em finais do séc. XIX. Nos primeiros anos, os proprietários vendiam artigos para encadernação. Desde 1968, a prensa de estampagem Prägnant definiu a base da gama de produtos das máquinas Prä, comercializadas em todo o mundo, o que acontece com o portfólio completo.

Entretanto, passaram a trabalhar para a Schmedt 50 colaboradores em três unidades. Estes desenvolveram em 40 anos diversas máquinas para as diferentes etapas da produção de livros. Graças ao contacto de há anos com encadernações artesanais, a H.-H. Schmedt e.K. obteve bastantes conhecimentos e experiência acerca da realização das tarefas específicas desta indústria.

Aplicação

Prensa de colagem com várias estações e máquina de prensagem de dobras PräForm modelo 55  

Prensa de colagem com várias estações e máquina de prensagem de dobras PräForm modelo 55

Até agora, os motores assíncronos trifásicos das máquinas de encadernação eram comutados e invertidos com contactores mecânicos sujeitos a desgaste. Além disso, os colaboradores da Schmedt utilizavam também relés de proteção do motor para o desligar em caso de sobrecarga.

A máquina de encadernação PräForm modelo 55 tem uma capacidade de aproximadamente 360 livros por hora. Ao elevar e baixar o suporte, executa um ciclo de comutação a cada cinco segundos antes de processar o livro seguinte.

Ao longo de um ano, são realizados entre um a dois milhões de ciclos de comutação elétricos. Os contactores mecânicos atingem assim rapidamente o fim da sua vida útil e têm de ser substituídos.

Solução

Arrancador de motor híbrido CONTACTRON  

Os arrancadores de motor híbridos CONTACTRON reúnem quatro funções num dispositivo

A solução para este problema são os arrancadores de motor híbridos CONTACTRON. Em primeiro lugar, o arrancador de motor agrupa todas as funções de um contactor inversor clássico com função de paragem de emergência num único aparelho compacto com 22,5 mm. Desse modo, a necessidade de espaço e os custos da cablagem são consideravelmente reduzidos. O formato compacto dos dispositivos é especialmente importante, uma vez que os quadros de distribuição de pequenas dimensões são integrados diretamente na máquina de encadernar.

Além disso, os arrancadores de motor híbridos CONTACTRON têm uma vida útil até dez vezes superior aos relés mecânicos, o que resulta numa maior disponibilidade da máquina.

A tecnologia de arrancadores de motor híbridos CONTACTRON combina a tecnologia de semicondutores sem desgaste com a robusta tecnologia de relés, o que permite uma comutação com pouco desgaste e alivia consideravelmente a carga dos contactos de relé.

Resumo

Arrancador de motor híbrido CONTACTRON no quadro de distribuição  

Arrancador de motor híbrido CONTACTRON compacto

Graças à substituição dos contactores mecânicos e dos relés de proteção do motor, a H.-H. Schmedt e.K. conseguiu enormes potenciais de poupança em termos de espaço e de esforço de cablagem.

Além disso, a vida útil elétrica dos módulos CONTACTRON é bastante superior ao tempo de utilização dos contactores mecânicos. A experiência mostra que o arrancador de motor híbrido, na maioria das vezes, não precisa de ser substituído durante o ciclo de vida das máquinas.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar