Bluetooth industrial para máquinas de embalamento eficientes

Resumo

Maquina de embalamento Octopus  

Comunicação robusta com partes móveis da máquina (Fonte: Oy M. Haloila Ab)

A firma Oy M. Haloila Ab é um dos maiores produtores mundiais de máquinas de envolver paletes e parte do Signode Industrial Group internacional. A marca mais conhecida da empresa finlandesa é a máquina de embalamento Octopus.

Esta máquina modular de envolver paletes é a primeira máquina de embalamento com uma construção circular giratória para uma adaptação flexível às necessidades do cliente no que toca à capacidade de produção, proteção de transporte e estabilidade.

Os sistemas sem fios Bluetooth da Phoenix Contact asseguram uma solução fiável e sem desgaste para a comunicação entre o controlador central e as peças giratórias da máquina.

Aplicação

As paletes são colocadas através de tecnologia de transporte na máquina de envolver. Um anel gira à volta da palete e envolve-a com película. De seguida, a película é soldada e a palete é deslocada.

Para o controlo da máquina de envolver paletes, tem de existir troca de dados entre o controlador no quadro de distribuição central da máquina e os acionadores nas partes giratórias da máquina. A comunicação é realizada através de PROFINET ou EtherNet/IP. A transmissão por fio coletor, utilizada até agora, atinge o seu limite com a Ethernet.

Solução

Módulo Bluetooth EPA da Phoenix Contact  

Comunicação fiável com Bluetooth industrial: FL BT EPA da Phoenix Contact

Para permitir uma comunicação fiável e sem desgaste entre o controlador central e as peças móveis da máquina, é aplicada uma solução de comunicação industrial por Bluetooth da Phoenix Contact em vez de um fio coletor.

Os módulos Bluetooth EPA foram desenvolvidos especialmente para a comunicação de dados de controlo. Os módulos robustos têm classe de proteção IP65 e estão aptos para a utilização em condições industriais agrestes. Equipado com uma antena especial integrada, o sistema transmite também protocolos de automação como PROFINET e EtherNet/IP™ de forma fácil e fiável por rádio.

O Bluetooth é, neste caso, a tecnologia sem fios adequada, pois, devido ao processo de salto de frequência e WLAN Channel Blacklisting, é possível garantir uma operação paralela à das redes WLAN existentes na banda de frequência de 2,4 GHz livre de interferências.

Resultado

Segundo Janne Koskela, coordenador técnico na Haloila, foi possível aumentar a fiabilidade da máquina e reduzir o esforço de manutenção através da utilização da solução de Bluetooth industrial da Phoenix Contact.

"Até agora, a estrutura das máquinas Octopus limitava realmente a transmissão de dados entre os acionadores do sistema de comando e os acionadores das partes móveis. A solução sem fios aumenta as possibilidades e melhora a fiabilidade. Estamos satisfeitos tanto com os produtos como com o empenho e a capacidade da Phoenix Contact de nos servir", agradece Koskela.

O módulo Bluetooth FL BT EPA surpreendeu, para além disso, pela fácil colocação em funcionamento. Devido às boas experiências com a solução avançada e sem desgaste, segundo Janne Koskela, a partir de agora o módulo será integrado em todas as máquinas de embalamento da série Octopus.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar