Comunicação fiável em máquinas de embalamento

Resumo

Optima Packaging Group  

Optima Packaging Group em Schwäbisch Hall

A Optima, fundada em 1922, especializou-se em máquinas de pesagem, de enchimento e de embalamento para as áreas de alimentação, de higiene e farmacêutica. A nível mundial, esta empresa familiar emprega atualmente mais de 1.300 colaboradores, que desenvolvem e implementam soluções inovadoras.

Por conseguinte, os utilizadores beneficiam em particular das tecnologias economizadoras de recursos, através das quais é possível reduzir o consumo de bens primários ao mínimo necessário, de modo a poupar nos custos operacionais e de produção.

Aplicação

Máquinas da Optima Packaging Group  

Soluções inovadoras de embalamento da Optima Packaging Group

As linhas de embalamento específicas do cliente são compostas por máquinas descentralizadas que, por sua vez, são compostas por componentes padrão e por módulos de máquina específicos do produto.

Considerando que todos os componentes da máquina têm de comunicar entre si, é necessária uma rede de alto desempenho. A fim de garantir um fluxo de informação contínuo, a Optima optou por uma solução baseada em Ethernet. Tal assegura uma troca de dados e, simultaneamente, a comunicação com o sistema de planeamento de produção hierarquicamente superior.

Na condição de agente global, a empresa fornece as máquinas a fabricantes de bens de consumo que operam a nível internacional. Muitas vezes, no momento da encomenda, o local onde a máquina será utilizada ainda não foi definido. Por esse motivo, todos os componentes montados na aplicação têm de cumprir as aprovações dos países que possam ser o local de utilização.

Para reduzir ao máximo os custos de construção e de produção, são solicitados sistemas uniformes e abertos na comunicação interna da máquina. Neste sentido, a Optima constrói as linhas de embalamento com o maior número possível de componentes iguais e interliga a solução via PROFINET ou Ethernet/IP.

Solução

Switches geríveis de largura reduzida  

Utilização de switches geríveis de largura reduzida

No entanto, a implementação de uma estrutura de comunicação baseada em Ethernet pressupõe mais do que a transmissão de dados, como acontece na área de escritório. Uma rede de máquinas, na qual são montados switches no quadro de distribuição, tem elevados requisitos de compatibilidade eletromagnética (EMC) e de resistência à temperatura dos dispositivos, devido à proximidade de conversores de frequência ou de outras fontes de interferência. Além disso, os switches devem suportar protocolos industriais como PROFINET ou Ethernet/IP. Nesse sentido, os requisitos de Ethernet/IP nos switches revelam-se especialmente elevados.

Para cumprir estes requisitos, a Optima aposta no switch gerível de largura reduzida da Phoenix Contact. O componente de infraestrutura cumpre sem dificuldades as normas EMC e supera consideravelmente a resistência à temperatura, porque os switches podem ser utilizados a temperaturas ambiente que vão até aos 70° C. Está igualmente assegurada a utilização internacional, uma vez que os dispositivos de rede dispõem de todas as certificações relevantes.

Resultado

Switches geríveis de largura reduzida  

Os switches geríveis de largura reduzida estão disponíveis em diversas versões

Com o conceito da ligação em rede uniforme de máquinas via Ethernet, a Optima desenvolveu uma solução orientada para o futuro. Desde a conceção até a colocação em funcionamento das máquinas de embalagem, passando pela construção, os colaboradores podem beneficiar das vantagens de uma abordagem de comunicação uniforme.

Como parte integrante do sistema de automação, o switch gerível de largura reduzida convence os responsáveis da Optima especialmente pelas suas características robustas em termos de temperatura e imunidade a interferências. Devido às certificações abrangentes, bem como às funções de software orientadas para os requisitos de automação, o dispositivo demonstra ser a melhor escolha quando é necessário utilizar switches Ethernet compactos no quadro de distribuição.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar