Tuneladoras com tecnologia de ligação fiável

Resumo

Tuneladoras Herrenknecht  

As tuneladoras da Herrenknecht são utilizadas em todo o mundo

Não só em St. Gotthard, onde atualmente está a ser construído um túnel de extensão considerável, mas também em todo o mundo, as tuneladoras da Herrenknecht perfuram solos macios e mistos, assim como rochas duras. O grupo Herrenknecht, com sede em Schwanau, na região de Baden na Alemanha, é líder tecnológico e de mercado na área da tecnologia de abrir túneis mecânica.

A tecnologia de abrir túneis da Herrenknecht é utilizada em todo o mundo na construção de túneis de tráfego, de abastecimento e de drenagem. A necessidade de infraestruturas de túneis potentes assenta em megatendências como a urbanização progressiva, a interligação mundial da economia, o crescimento demográfico e as alterações climáticas.

A empresa, fundada em 1977 e com aproximadamente 5.000 colaboradores, obteve em 2011 um rendimento global de 1,1 mil milhões de euros. A Herrenknecht desenvolve, constrói e comercializa tuneladoras com diâmetros até 19 metros. A tuneladora "Sissi" da Herrenknecht ficou conhecida em outubro de 2010 na perfuração final do túnel leste na obra emblemática do túnel de base de Gotthard.

Aplicação

Mestre de oficina Volker Rastetter  

Mestre de oficina Volker Rastetter

"Só temos alguns meses para todo o processo de fabrico de uma tuneladora", explica Volker Rastetter, mestre de oficina de construção de armários de distribuição na Herrenknecht em Schwanau. "Os quadros de controlo das máquinas, assim como os quadros de distribuição e as tomadas de ligação, são montados e pré-ligados em Schwanau." Em seguida, a instalação final da eletrotécnica realiza-se na máquina na fábrica em Schwanau. Nesse local, é colocada em funcionamento e verificada minuciosamente.

A fim de efetuar o transporte da fábrica de Schwanau para o local da obra do túnel, as máquinas são desmontadas em unidades que podem ser transportadas. Os fios e os cabos são desligados em interfaces predefinidas e novamente ligados no destino. "Os contactos eram um pouco mais difíceis com as nossas réguas de bornes antigas", declara Rastetter recordando o tempo anterior à conversão. "Não podiam ser ligados várias vezes de forma parcial e tinham de ser substituídos."

No processo de perfuração de túneis, as máquinas e todos os componentes montados são submetidos a cargas extremas e a fortes vibrações. As interrupções do trabalho e os tempos de paragem na perfuração de túneis como consequência de contactos de má qualidade são inaceitáveis para o fornecedor da máquina e para a empresa responsável pela execução da obra: aqui, o tempo custa muito dinheiro.

Solução

Cablagem com borne de mola  

Cablagem rápida e confortável

As réguas de bornes da gama CLIPLINE complete da Phoenix Contact são construídas de forma a suportarem também cargas extremas. As situações de impactos e vibrações são tidas em consideração na construção através da seleção dos materiais e de métodos de produção adequados. A resistência a impactos e vibrações das réguas de bornes é comprovada com testes de resistência de acordo com a intensidade DIN EN 50155 (norma da Deutsche Bahn).

Mesmo que, por vezes, as máquinas de perfuração de túneis sejam enormes, na instalação elétrica pode existir muita falta de espaço. Agregados para o acionamento e o processo de perfuração, para a remoção de terras removidas e para a instalação da cofragem interior, que forma frequentemente a parede do túnel – tudo isto tem de ser colocado de forma a economizar espaço.

"Nas condições de montagem de espaços reduzidos, a tecnologia de ligação frontal dos bornes de mola facilita-nos o trabalho", afirma Rastetter. "Os nossos instaladores não perdem de vista o acionamento do borne e a ligação de condutor." Graças à tecnologia de ligação frontal, as calhas técnicas podem ser montadas junto dos bornes porque não é necessário espaço adicional para proceder à ligação do condutor. Isso economiza espaço no quadro de distribuição e permite uma maior densidade de cablagem. Apesar do formato compacto, todos os condutores podem ser ligados de forma confortável com terminais ponteira até à secção transversal nominal – uma vantagem adicional do borne de mola.

As distribuições de potencial abrangentes e complexas para a fonte de alimentação de todos os dispositivos do quadro de comando, sensores, atuadores e consumidores também podem ser construídas de forma rápida e fácil com o sistema simples de pontes de encaixe. Com o sistema de pontes de encaixe da CLIPLINE complete, uniforme para todos os bornes, também é possível obter ligações em ponte intercaladas.

Para tal, os contactos não utilizados são simplesmente removidos de forma limpa com um alicate de pontas curvas num ponto de rutura de referência predefinido. De seguida, se for necessário, o instalador só tem de cortar a ponte no comprimento necessário e de desenhar com um marcador de feltro, na parte superior, o diagrama de circuitos da ponte completamente montada. Deste modo, as pontes padrão transformam-se em componentes específicos do utilizador, o que permite economizar custos de armazenamento e logística.

Resultado

CLIPLINE complete  

Com CLIPLINE complete, todas as tecnologias de ligação podem ser combinadas entre si

A possibilidade de ligar e desligar condutores várias vezes, contactos resistentes às vibrações, cablagem simples através de ligação frontal, ligações em ponte práticas – estes foram os principais argumentos da Herrenknecht para mudar para os bornes de mola.

O apoio em termos de consultoria por parte do fabricante dos bornes também desempenhou um papel importante. "Os especialistas da Phoenix Contact estiveram ao nosso lado nas diferentes fases da mudança", afirma Rastetter, uma vez que muitos desenhos e listas de peças tiveram de ser alterados. "A nossa equipa da oficina aceitou imediatamente a nova tecnologia de ligação – também porque os colegas estiveram envolvidos desde o início no processo de decisão," resume Rastetter.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar