O artigo digital auxilia na otimização da ventilação do quadro de comando

Resumo

Thermal Design Integration  

Thermal Design Integration para quadros de comando energeticamente eficientes

  • A Eplan, a Phoenix Contact e a Rittal uniram-se para auxiliar os projetistas a enfrentar os desafios relativamente à eficiência energética, à operação sem falhas de quadros de comando e à norma de quadros de comando DIN EN 61439.
  • Graças à Thermal Design Integration, é possível otimizar comutadores em relação à ventilação e à operação sem falhas.

Aplicação

Produtos e dados para o artigo digital  

A Phoenix Contact fornece produtos e dados para o artigo digital

Quando se efetua o cálculo da dissipação de potência de componentes do quadro de comando, as dissipações de potência em cabos e pontos de ligação são frequentemente esquecidas. Além dos componentes ativos, as imagens térmicas dos quadros de comando também revelam muitas vezes réguas de bornes muitos quentes. As dissipações de potência máximas dos bornes permitidas de acordo com a norma esclarecem qual a origem das temperaturas elevadas.

Segundo a norma, para 16 mm2, um borne pode apresentar dissipações de potência até 3,42 W; o valor para a maioria dos bornes utilizados para 2,5 mm2 continua a ser 1,08 W. Por princípio, o mesmo é válido para todos os pontos de ligação no quadro de comando.

Portanto, na conceção cuidadosa do quadro de comando, o projetista também tem de considerar as entradas de calor de muitos pontos de ligação. Devido ao grande número de bornes e de pontos de ligação, esta tarefa só pode ser solucionada de forma eficiente e eficaz através da utilização de software.

Solução

Smart Engineering and Production 4.0  

Smart Engineering and Production 4.0

Por isso, os parceiros desenvolveram um conceito que permite auxiliar os projetistas da melhor forma possível com base no software da Eplan. Um aspeto fundamental para a construção energeticamente eficiente do quadro de comando é o dimensionamento adequado da climatização, tendo em conta a situação de instalação e as condições ambientais.

Consequentemente, o Eplan Pro Panel foi expandido com algumas funções. Deste modo, o esquema do quadro de comando é melhorado do ponto de vista da tecnologia de climatização. A causa mais frequente para que se exceda a temperatura admissível nos componentes do quadro de comando reside na disposição dos componentes no quadro e não na baixa capacidade de refrigeração do aparelho de refrigeração. A falta de um bom fluxo de ar de um equipamento resulta muitas vezes do bloqueio da corrente de ar por parte de outros componentes. O mesmo se aplica às aberturas de admissão e de ventilação de equipamentos autoventilados.

Por isso, para se proceder ao correto agrupamento dos componentes no quadro de comando, é importante que as informações do fabricante sobre a dissipação máxima de potência, as distâncias mínimas ou os sentidos de fluxo em autoventilação sejam disponibilizadas e tidas em consideração logo na fase do planeamento.

Por esse motivo, a Phoenix Contact fornece os seus dados de equipamento em diferentes formatos eletrónicos desde há algum tempo. Devido às inúmeras vantagens, o formato BMEcat com classificações eCl@ss afirmou-se como norma de facto, sendo, por essa razão, utilizado preferencialmente. Assim, os dados, que são necessários para a correta conceção e para a climatização de quadros de comando, podem ser simplesmente trocados por via eletrónica. Os dados de equipamento para muitos componentes da Phoenix Contact estão disponíveis no Eplan Data Portal. Depois de ter concluído a estrutura de montagem virtual e de ter definido todas as posições dos equipamentos a projetar, o projetista pode implementar a solução de climatização.

Resultado

No âmbito da iniciativa Smart Engineering and Production 4.0 (SEAP), as três empresas aplicam os resultados do projeto Green Carbody Technologies. Graças à Thermal Design Integration, é possível otimizar comutadores em relação à ventilação e à operação sem falhas.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar