A engenharia contínua otimiza o desenvolvimento e o fabrico de produtos

Resumo

Engenharia contínua graças a transferência de dados completa  

Engenharia contínua graças a transferência de dados completa

  • Os produtos são desenvolvidos com diferentes ferramentas de engenharia, que são otimizadas para diferentes tarefas. Por esse motivo, as ferramentas utilizam o seu próprio idioma, não são compatíveis entre si e apenas algumas interfaces as interligam.
  • Portanto, durante o processo de engenharia, geram-se gastos consideráveis para transferir os dados de um formato para outro.

Aplicação

Interfaces apenas num sentido  

Interfaces apenas num sentido

Na engenharia de um quadro de comando, a ordem das ferramentas não é especificada de forma explícita. Assim, por exemplo, primeiro é criado o diagrama de circuitos com a respetiva ferramenta, que abrange uma interface para os configuradores do produto dos componentes eletrónicos.

De seguida, do diagrama de circuitos deriva uma régua de bornes montada, que é disponibilizada na fase do planeamento da estrutura de montagem. Por sua vez, a estrutura de montagem atua como base do conceito de cablagem. As interfaces para este género de cadeias de engenharia já existem na atualidade, no entanto, geralmente apenas num sentido. Mesmo as mais pequenas alterações originam trabalhos de acabamento consideráveis. Se não existirem interfaces, os dados do projeto têm de ser frequentemente convertidos de forma complexa ou têm mesmo de ser transmitidos manualmente. Além disso, devido às várias ferramentas de engenharia, pode ocorrer perda de dados durante o processo.

Solução

Um formato de dados para todas as ferramentas de engenharia  

Um formato de dados para todas as ferramentas de engenharia

Com a AutomationML, criou-se um formato de troca de dados de engenharia baseado em XML e que permite combinar outros formatos de dados. Com base numa descrição de artigos precisa, os sistemas técnicos inteligentes podem identificar de forma independente as estações de produção que são necessárias para a produção do artigo.

A AutomationML adota a abordagem de que todas as ferramentas de engenharia trabalham com os mesmos ficheiros. Nesse sentido, cada ferramenta lê e escreve na peça apenas o que é relevante para si. Para que todas as ferramentas possam ter uma compreensão comum de todos os aspetos descritos nos ficheiros, a AutomationML contém as designadas bibliotecas de classificação de funções. Todos os objetos no formato de troca de dados têm de remeter para uma classificação de funções, para que o significado deste objeto seja claro para todas as ferramentas de engenharia.

É aqui que entra a eCl@ss. A norma internacional intersectorial de dados de produtos e de desempenho destina-se à classificação e à descrição clara de produtos e serviços. Graças a aproximadamente 39 000 classes de produtos e 16 000 características, abrange uma grande parte das mercadorias e dos serviços comercializados. As estruturas necessárias para a representação dos dados nas ferramentas ECAD são definidas de forma independente do sistema.

Além dos dados originais específicos dos artigos CAE, entre outras coisas, a utilização da eCl@ss permite definir as informações de cablagem que são necessárias para encaminhar automaticamente os cabos no quadro de comando. Portanto, os fabricantes de equipamentos já não têm de suportar diferentes formatos de troca para poderem representar os seus dados nos respetivos formatos finais dos utilizadores.

Resultado

Uma engenharia contínua é a chave para um desenvolvimento eficiente de produtos. Para tal, é necessário existir uma ligação de ferramentas de engenharia que possam colaborar através de interfaces e de fontes e formatos de dados comuns. Através da utilização e da combinação desses formatos padronizados, como AutomationML e eCl@ss, o resultado da engenharia contínua – a descrição digital do produto – pode inclusive ser utilizado na fase de produção.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar