Produção de quadro de comando na indústria das bebidas: económico mesmo com tamanho de lote 1

Resumo

A Krones aposta no conceito ClipX

A Krones aposta no conceito ClipX

  • Enquanto fabricante mundial de sistemas de engarrafamento e de embalagem, a Krones AG não otimiza apenas as suas soluções e os processos de produção de forma constante.
  • O conceito da Phoenix Contact contribui para que o número crescente de quadros de comando possa ser produzido de forma rápida, económica e sem erros.

Resumo

Sistema ClipX  

A Krones aposta no conceito ClipX

  • Enquanto fabricante mundial de sistemas de engarrafamento e de embalagem, a Krones AG não otimiza apenas as suas soluções e os processos de produção de forma constante.
  • O conceito da Phoenix Contact contribui para que o número crescente de quadros de comando possa ser produzido de forma rápida, económica e sem erros.

Aplicação

Desenvolvimento de sistemas de acordo com os pontos de vista da Industrie 4.0  

A Krones desenvolve sistemas inovadores

O grupo Krones planeia, desenvolve e produz máquinas e sistemas completos para as áreas da engenharia de processos, da tecnologia de engarrafamento e de embalagem. Até agora, as réguas de bornes necessárias e completamente produzidas para a linha de produção eram combinadas manualmente em processos com vários passos.

Após o corte à medida das respetivas calhas metálicas, as réguas de bornes necessárias tinham de ser encaixadas. De seguida, os colaboradores produziam e montavam o material de marcação, as fichas, as pontes e outros acessórios.

Solução

eCl@ss e AutomationML  

Normas contínuas eCl@ss e AutomationML

No caso dos sistemas concebidos pela Phoenix Contact, trata-se de uma combinação das tecnologias desenvolvidas no fabrico de máquinas da empresa, a Clipx-Cutter e Clipx-Loader.

Neste caso, as calhas metálicas guardadas num armazém são cortadas, com o comprimento necessário, de forma individual e otimizada para o consumo. Num dispositivo auxiliar, as peças remanescentes podem ser inseridas manualmente no sistema. No passo seguinte, com base numa tecnologia de armazenamento inteligente, as calhas metálicas são equipadas de forma completamente automática com uma variância de diferentes tipos de bornes que pode chegar aos 50 elementos. Devido a uma solução de logística patenteada dos produtos, o colaborador pode abastecer os armazéns de forma paralela em tempo operacional ou, se necessário, pode substituí-los completamente. Uma assistência de preparação centrada no operador permite a integração gerida de acordo com as instruções de outros tipos de bornes, sem que o sistema tenha de ser programado ou operado de forma dispendiosa.

As tarefas automatizadas do setor da engenharia e do grupo de tarefas do fabricante são executadas pelo sistema sem passos intermédios, com a ajuda do sistema de controlo Clipx-Control, o que permite que os colaboradores estejam sempre informados sobre o estado do sistema. Além disso, o sistema verifica se a respetiva tarefa pode ser produzida ou se existem erros de engenharia, de modo que devolve a tarefa para correção.

Neste contexto, a continuidade dos dados do software E-CAD utilizado até ao controlo de produção assume uma importância essencial. Deste modo, foi introduzido na solução um aspeto central do projeto de futuro Industrie 4.0: a produção de produtos em tamanho de lote Um com os custos unitários de uma produção em série.

Resultado

A Krones e a Phoenix Contact já se ocupam de conceitos para outros subprocessos na área da criação do quadro de comando, dos quais outros fabricantes de comutadores também podem beneficiar.

Trata-se, por exemplo, da uniformização de dados de produtos com base na norma de classificação eCl@ss. Se, posteriormente, as especificações idênticas de produtos forem utilizadas numa linguagem de descrição uniforme, por exemplo, AutomationML, é possível disponibilizar as respetivas informações necessárias no momento certo e no local certo, mesmo numa estrutura de sistema heterogénea com vários sistemas e ferramentas.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar