Glossário técnico Industria 4.0

Os termos técnicos da Industria 4.0

O mundo da Industria 4.0 também é composto por muitos termos técnicos. Aqui explicamos os termos mais importantes.

Capacidade de se adaptar de forma autónoma a condições alteradas.

Português: realidade aumentada

Modelo para interligar dados virtuais e reais de forma assistida pelo computador. Assim, o utilizador obtém informações adicionais, por exemplo, dados de planeamento que pode comparar com o produto real. Originalmente limitado à visualização no ecrã, este conceito também abre novas opções para adicionar dados atuais durante a produção.

Português: sistema real virtual

Sistema altamente complexo composto por componentes inteligentes de tecnologia da informação e componentes mecânicos e eletrónicos.

Geralmente, a troca de informações entre os sistemas é efetuada através de uma rede de comunicação conjunta, por exemplo, a Internet. Estes componentes já são utilizados em várias áreas, por ex. na aeronáutica, tecnologia médica (tecnologias de cirurgia e diagnóstico) e sistemas de controlo de trânsito e de assistência para automóveis. No entanto, assumem também um papel importante na automação industrial (tecnologia de processos e automação de produção).

Imagem digital de uma fábrica real na qual a produção é representada virtualmente, simulada e, assim, otimizada. Na fábrica digital, todo o ciclo de vida do produto e dos sistemas de produção é descrito virtualmente.

Sistemas ou subsistemas com tecnologia complexa e conceção preventiva. A característica típica é a sua adaptabilidade elevada. Uma das tarefas consiste em reduzir a complexidade do sistema completo. Os sistemas técnicos inteligentes abrangem desde soluções de automação e acionamento, passando por autómatos, veículos e máquinas, até sistemas industriais ligados em rede.

Inglês: Internet of things

Rede de coisas (= objetos, também máquinas e sistemas) e, eventualmente, pessoas. Nesta rede, cada componente conhece o seu lugar, a sua função e as suas necessidades. Na comunicação com outros componentes, a rede disponibiliza a sua função e, em contrapartida, reclama as suas necessidades. O objetivo é uma solução autónoma de tarefas.

Português: produção em massa individualizada

Conceito segundo o qual as vantagens de uma produção em massa (por exemplo, a redução dos custos unitários) são transmitidas para a produção individual. O objetivo é manter a produção economicamente viável, também com pequenas quantidades ou em caso de alteração da configuração.

Forma de comunicação direta entre emissor (ponto) e recetor (ponto), ou seja, sem controlador central nem hierarquia. O pré-requisito é existir um protocolo uniforme e interfaces padronizadas.

Português: fábrica inteligente

Modelo de uma produção inovadora, eficaz em termos de custos e adaptável e, portanto, um objetivo da Industrie 4.0.

Português: o que vês é aquilo de que necessitas.

Conceito de operação e visualização onde o utilizador apenas vê os passos de operação e obtém as informações que são úteis no passo atual, ou seja, que estão realmente disponíveis para seleção.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar