Rotor e passo

Rotor e passo

Tecnologia de elevada disponibilidade

Usufrua de soluções fiáveis para uma variação de passo rápida e uma comunicação à prova de falhas.

Voltar para Aerogeradores

Categorias

Para uma eficiência energética ideal, o sistema de variação de passo tem de funcionar de forma continuamente fiável para assegurar uma regulação precisa do ângulo das pás. Simultaneamente, o sistema de variação de passo é o dispositivo de segurança mais importante para, caso necessário, rodar as pás conforme o vento e evitar danos.

Por esse motivo, é fulcral uma comunicação fiável através do anel coletor. As soluções da Phoenix Contact permitem estabelecer uma comunicação à prova de falhas no rotor. Além disso, damos apoio a soluções de retromontagem para estabelecer também posteriormente uma ligação Ethernet.

Vantagens

  • Variação de passo rápida e fiável com tecnologia robusta para o rotor
  • Comunicação à prova de falhas no rotor com soluções redundantes de anel coletor
  • Monitorização das pás do rotor com monitorização de raios e carga nas pás

Passo da pá ativo

Componentes para o passo da pá  

Componentes robustos para o passo da pá

Todos os componentes de alteração do passo das pás têm de resistir a vibrações fortes e a oscilações de temperatura. Os conectores industriais HEAVYCON EVO garantem uma ligação fiável.

Estas requisitos são válidos também para os produtos Safety, uma vez que muitas funções têm de ser implementas de forma segura. A proteção contra sobretensão protege o passo da pá contra danos devido a sobretensão.

Transmissão de dados

Transmissão de dados no rotor  

Produtos para a comunicação fiável através de fibra ótica e anel coletor de cobre

Para a transmissão de dados na pá estão disponíveis idealmente duas opções diferentes. Uma vez que a transferência por anel coletor clássica é bastante propícia a falhas, a Phoenix Contact disponibiliza uma solução combinada:

Os modems SHDSL e o transmissor WDM garantem, por um lado, uma comunicação rápida através de fibra ótica monofásica para a operação de regulação e, por outro lado, um circuito redundante através do anel coletor de cobre. Os conectores robustos garantem uma comunicação fiável no anel coletor.

Monitorização de estado na pá

Produtos para a monitorização de estado na pá  

O LM-S é uma solução completa para a medição de descargas atmosféricas em aerogeradores

Atualmente, as pás do rotor têm mais de 60 metros de comprimento e pesam 10 toneladas. Com o aumento das dimensões, alteram-se também os requisitos em termos de monitorização.

O sistema de monitorização da tensão nas pás do rotor RBTM permite monitorizar as cargas que atuam sobre as pás. É assim possível detetar danos atempadamente e otimizar o comportamento de passo.

Além disso, o Lightning Monitoring System LM-S permite medir descargas atmosféricas e assim planear trabalhos de manutenção de forma mais eficiente.

Transmitir dados de forma fiável e rentável

Estabeleça uma comunicação de dados eficiente entre a nacelle e o rotor. O transmissor WDM permite uma transmissão de dados isenta de falhas com apenas uma fibra de vidro. Os modems SHDSL adicionais que comunicam através do anel coletor de cobre garantem uma redundância duplicada. Também em caso de falha de até dois dos quatro canais do anel de torção é mantida a capacidade de comunicação. Se ambos os sistemas forem combinados entre si, obtém uma elevada fiabilidade operacional com custos reduzidos.

Tecnologia para controlo de passo

Solução de comunicação redundante para uma transmissão de dados segura no rotor

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Serviço

Sistema de medição de descargas atmosféricas LM-S

O LM-S monitoriza o parque eólico em Guangxi com uma potência de 1,5 Megawatt.

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar