Manutenzione predittiva per pompe e motori

Resumo

Bombas e motores  

Monitorização integrada de bombas e motores

  • A informatização permite novos conceitos para otimizar a conservação e gestão de energia
  • Com o PumpMonitor, a Phoenix Contact disponibiliza uma solução para a manutenção preventiva das suas bombas e sistemas
  • O PumpMonitor permite prolongar o tempo de funcionamento e reduzir os custos energéticos do seu sistema

Aplicação

Bomba de água  

A Predictive Maintenance permite uma operação eficiente do sistema

Existem diversos motivos para a adaptação da conservação, tanto na indústria como na gestão de águas municipais.

Os componentes descentralizados do sistema, como bombas e motores, implicam despesas elevadas e requerem muito tempo durante a conservação. Os valores lidos esporadicamente não refletem totalmente o estado atual do sistema. Assim, configurações incorretas das bombas e dos motores são detetadas imediatamente após a sua ocorrência. As consequências são custos de energia frequentemente altos e um desgaste precoce do sistema.

Mesmo no setor de tratamento de água potável e de águas residuais, a informatização abre novas possibilidades para a análise e otimização da conservação e gestão de energia. Nos últimos anos, a Predictive Maintenance estabeleceu-se como um conceito da manutenção preventiva.

A Predictive Maintenance descreve a monitorização permanente de sistemas e agregados através de sensores modernos. Os indícios de desgaste são detetados precocemente, evitando assim outros danos e falhas. Os operadores dos sistemas beneficiam de uma elevada disponibilidade da instalação e baixos custos de conservação.

Solução

Visualização web  

Visualização web do estado atual do sistema

A Phoenix Contact oferece uma solução de quadro de comando pronta a instalar para a fácil implementação de Predictive Maintenance no seu sistema.

Os atuais requisitos de manutenção das suas bombas e motores são determinados através da observação constante de grandezas relevantes. A par de valores de medição mecânicos e elétricos, também são monitorizados valores hidrodinâmicos, como as vibrações da máquina e do mancal, graças a um módulo de sensores integrado. Desta forma é possível avaliar o estado global dos componentes do sistema. Turbulências e cavitações iminentes podem ser detetadas precocemente e evitadas, graças à utilização ideal das bombas e dos motores. O funcionamento energeticamente eficiente das bombas e dos motores reduz ainda o consumo de energia e os custos energéticos.

A ligação ao seu controlador principal e a visualização web integrada permitem a monitorização online do estado das suas bombas e motores a qualquer momento e em qualquer lugar. É possível prescindir dos elevados custos a nível de tempo e de pessoal decorrentes de inspeções do sistema. Em caso de avaria, graças ao PumpMonitor pode reagir de imediato e contrariar um possível desgaste ou uma falha no seu sistema.

Quadro de comando do PumpMonitor  

Implementação fácil de Predictive Maintenance para o seu sistema

Vantagens

  • Minimização da necessidade de manutenção graças à manutenção preventiva que toma em consideração grandezas mecânicas, elétricas e hidrodinâmicas
  • Redução do consumo energético graças ao registo da eficiência do sistema e à consideração do ponto Best-Fit
  • Aumento da disponibilidade da instalação, tomando em consideração a oscilação e o esquema do mancal

Dados técnicos

Estão disponíveis mais informações sobre a nossa solução de Predictive Maintenance na E-Shop.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar