Automação inteligente de poços para captação de águas

Resumo

Poços de água subterrânea  

Poços de água subterrânea

  • A construção ou modernização de sistemas de bombeamento para exploração de águas subterrâneas constitui um desafio a nível técnico, especialmente em termos de tecnologia de automação.
  • Com a WellControl, Phoenix Contact disponibiliza uma solução adaptada aos seus requisitos para automação inteligente dos seus poços de captação de água subterrânea.
  • Os conceitos de solução adaptados entre si da Phoenix Contact possibilitam uma operação eficiente e rentável dos seus sistemas.

Aplicação

Trabalhador num campo de poços  

Automação fiável de um campo de poços

Os poços de água subterrânea são subsecções descentralizadas de uma rede de abastecimento de água. São essenciais para cobrir o consumo de água potável das populações que varia bastante ao longo do dia. Por esse motivo, é necessário garantir continuamente o funcionamento dos poços e, assim, o abastecimento.

São imprescindíveis uma manutenção preventiva e a utilização de tecnologia de controlo remoto. Além disso, procura-se uma potência de bombeamento equilibrada dos diversos poços para evitar uma descida dos lençóis freáticos e aumentar a durabilidade dos poços.

A importância dos custos operacionais para a entidade operadora pode ser verificada na necessidade de um bombeamento eficiente em termos energéticos e tem de ser tomada em consideração aquando da implementação técnica. Esta multitude de requisitos requer uma automação moderna com uma ligação segura a uma central de comando.

Solução

Quadro de distribuição com tecnologia de automação para exploração de recursos hídricos  

Tecnologia de automação para exploração de recursos hídricos

A Phoenix Contact disponibiliza uma solução pré-configurada e configurável que assume todas as tarefas necessárias de controlo e regulação de poços de água subterrânea.

Beneficie de um baixo esforço de colocação em funcionamento graças à parametrização guiada sem qualquer programação. A ligação a uma central de comando através do protocolo de controlo remoto IEC 60870–5–104 também é fácil e rápida.

A ligação dos aparelhos de campo é realizada através da biblioteca de processos Waterworx da Phoenix Contact. Os blocos de função pré-programados possibilitam uma engenharia eficiente dos seus sistemas.

A peça central do hardware de automação é um controlador Axioline equipado de forma ideal para expansões futuras graças à funcionalidade PROFINET e Modbus/TCP. Além disso, um conceito abrangente encarrega-se da proteção contra sobretensão e da alimentação energética para a segurança de abastecimento necessária e intervenções de manutenção planeáveis.

Os componentes utilizados oferecem inúmeras possibilidades de diagnóstico para que o estado do seu sistema também possa ser monitorizado à distância. Os módulos MCR da gama Mini Analog Pro também são adequados para utilização em ambientes adversos. Estes filtram e atualizam todos os valores analógicos de entrada para o pós-processamento, sendo também possível sem problemas um funcionamento como sistema de corte de alimentação de dispositivos periféricos.

Topologia da conversão de protocolos  

Transfira dados de processo de diferentes estações de controlo remoto de forma padrão para a sala de comando.

Vantagens

  • Operação eficiente de poços graças à mais moderna tecnologia de automação
  • Segurança na alimentação energética graças a um conceito inteligente de proteção contra sobretensão e alimentação de tensão
  • Visualização Web intuitiva para diagnóstico no local e controlo do sistema
  • Esforço de engenharia minimizado graças à parametrização intuitiva

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar