Proteger a rede de energia elétrica contra ataques

A proteção de infraestrutura importante contra ataques físicos é cada vez mais importante. Os sistemas de radar compactos SpotterRF garantem que os colaboradores de segurança cobrem a 100%, 24 horas por dia e em quaisquer condições meteorológicas, a área monitorizada.

Resumo

Proteger a rede de energia elétrica contra ataques  

Proteger a rede de energia elétrica contra ataques

  • Os sistemas de monitorização que protegem infraestrutura importante nunca podem perder a fonte de alimentação nem as ligações de comunicação.
  • A SpotterRF juntou-se à IndustrialENET e à Phoenix Contact para melhorar a fiabilidade do seu novo sistema de radar compacto para fins de monitorização.

Perfil do cliente

A SpotterRF permite, com os seus sistemas CSR patenteados (Compact Surveillance Radar Systems), uma proteção de perímetro para subestações importantes que se estende para lá das vedações das instalações. Um CSR é um sistema de radar pequeno que até consegue trazer na mão. Foi desenvolvido originalmente para tropas de elite e agora está também disponível para profissionais de segurança no setor da alimentação energética. Os sistemas de radar compactos SpotterRF garantem que os colaboradores de segurança cobrem a 100%, 24 horas por dia e em quaisquer condições meteorológicas, a área monitorizada.

Ao longo dos anos, a SpotterRF colaborou proximamente com a IndustrialENET, um dos seus parceiros preferidos. A IndustrialENET é também um integrador de sistemas da Phoenix Contact. A IndustrialENET é especialista em soluções de videovigilância de rede e IP para sistemas de tráfego inteligentes e projetos de infraestrutura importantes. A empresa trabalha com fornecedores de topo como a SpotterRF e a Phoenix Contact para fornecer soluções completas de acordo com o princípio de Plug & Play. Durante a sua colaboração, a IndustrialENET e a Phoenix Contact, em parceria com a SpotterRF, desenvolveram um painel de interface melhorado que se distingue pelo vasto intervalo de temperatura, flexibilidade, tamanho compacto e preço orientado para OEM. O projeto faz uso das instalações de fabrico e da competência da Phoenix Contact e beneficia do modelo de preço de sistema e do apoio técnico de engenheiros da IndustrialENET e também da Phoenix Contact.

Aplicação

Produtos da Phoenix Contact no quadro de comando  

A fiabilidade melhorada do novo painel de interface dá segurança às empresas de fornecimento energética.

Segurança elevada requer fiabilidade

Empresas de fornecimento de energia e outras entidades responsáveis procuram formas de melhorar a monitorização de instalações remotas. Além disso, é necessário cumprir novos regulamentos como o NERC-CIP-014-1, segundo os quais as entidades têm de tomar medidas que garantam uma proteção adequada do sistema de geração e transmissão de energia contra ataques físicos.

Câmaras de vídeo na área das instalações são um passo importante mas a empresa de fornecimento energético tem também de garantir que o sistema está permanentemente disponível e que transmite os dados necessários. A SpotterRF e a IndustrialENET já tinham colaborado anteriormente num sistema de monitorização mas pretendiam melhorar a fiabilidade da fonte de alimentação do sistema e assim apoiar os clientes no cumprimento da NERC-CIP-014-1.

Estes painéis encontram-se em invólucros vedados espalhados pelo terreno de subestações e estão expostos a vastos intervalos de temperatura dependendo da localização. Muitos locais distinguem-se também por fortes interferências eletromagnéticas, o que pode levar a interrupções ou falhas do sinal.

A SpotterRF produzia originalmente os painéis de forma tradicional: adquiriam os componentes individuais, fabricavam internamente os painéis e realizavam eles próprios os ensaios de aceitação de fábrica e as inspeções de garantia de qualidade. No entanto, a produção de painéis não era a área de especialidade da SpotterRF. O tempo e o esforço despendidos no fabrico dos painéis impedia a equipa de se concentrar na sua principal competência: o fabrico de sistemas de radar.

O painel da Phoenix Contact foi visto pela SpotterRF como uma boa solução para melhorar ainda mais a disponibilidade total do sistema completo e proteger os radares SpotterRF contra sobretensões e interrupções da fonte de alimentação. Mesmo o número de falhas em campo pôde ser reduzido consideravelmente com esta solução.

Solução

SpotterRF disponibiliza segurança do perímetro para lá das vedações  

Com os sistemas Compact Surveillance Radar patenteados, a SpotterRF garante a segurança do perímetro que se estende para lá das vedações das instalações das importantes subestações elétricas.

Painel específico de cliente com elevada disponibilidade

"Os dois modelos SpotterRF C20D e C40D são o resultado dos nossos esforços contínuos no sentido de melhorar a segurança de perímetro para parceiros e clientes", refere Logan Harris, CEO da SpotterRF. "O novo painel de interface desenvolvido pela IndustrialENET permite que clientes liguem rapidamente os radares Spotter e os protejam mais bem contra sobretensões nos cabos de corrente e de comunicação em caso de condições meteorológicas adversas."

O novo painel une tecnologia da IndustrialENET e dos radares SpotterRF a câmaras robustas para proteger pontes, túneis e subestações elétricas em caso de condições adversas.

A solução abrange uma integração em níveis de sistema com tecnologia de radar Spotter e câmaras adequadas para ambientes industriais. O sistema de radar consegue detetar e seguir fiavelmente objetos com qualquer visibilidade e em todas as condições atmosféricas, controlando as câmaras de forma a que os operadores possam observar a situação. Graças à ampla gama dinâmica e à tecnologia Starlight, as câmaras conseguem mostrar todos os detalhes visuais tanto de dia como de noite. Além disso, a câmara disponibiliza iluminação IV que consegue fornecer imagens claras a uma distância de até aprox. 365 metros mesmo em situações sem luz ambiente. Em conjunto com a tecnologia de radar SpotterRF, reduz consideravelmente os custos de instalação e a quantidade de câmaras necessárias.

Vista do ecrã do NERC-CIP-014-1  

Para o cumprimento da norma NERC-CIP-014-1, as empresas de fornecimento energético têm de garantir que os seus sistemas de segurança conseguem transmitir dados importantes mesmo com condições adversas.

Um C40D consegue cobrir a mesma área que 20 câmaras de imagem térmica fixas. Funciona com chuva, nevoeiro e neve e segue cada alvo na sua linha de visão a distâncias de até 600 metros para pessoas em movimento e com um campo de visão de 90 graus. Um C40D pesa menos de 700 gramas, pelo que pode ser instalado facilmente em estruturas existentes como postes, vedações ou árvores. É ligado facilmente através de redes Ethernet existentes com switches Power over Ethernet, sendo assim adequado para muitos casos de utilização como poços petrolíferos, instalações químicas, subestações, centrais energéticas, emissoras de rede móvel e minas. Os modelos C20D e C40D apresentam conformidade RoHS e possuem marcação CE.

Os radares SpotterRF C20D e C40D atualizados possuem uma proteção adicional contra curto-circuito, sobretensão e inversão da polaridade para otimizar ainda mais a configuração e instalação. A competência da Phoenix Contact relativamente a fiabilidade da corrente garante que o sistema também funciona em condições extremas.

Conclusão

Câmara robusta  

Câmara robusta protege pontes, túneis e subestações elétricas em ambientes adversos

Graças à colaboração com a Phoenix Contact e a IndustrialENET, a SpotterRF pôde concentrar-se na qualidade dos seus sistemas de radar e simultaneamente oferecer aos clientes uma instalação pronta a funcionar uma gestão energética para os radares, câmaras e outros sistemas da SpotterRF. O utilizador precisa apenas de montar o quadro de comando no poste, efetuar as ligações de energia e de rede e o invólucro blindado assume tudo o resto.

"Este novo painel cumpre os nossos elevados padrões a nível de disponibilização de sistemas de rede críticos com videovigilância de elevada disponibilidade", refere Jon Amack, engenheiro elétrico e presidente da IndustrialENET. "Graças à utilização dos recursos de fabrico de topo da Phoenix Contact, pudemos oferecer o padrão de segurança máximo para produtos SpotterRF a preços muito competitivos."

SpotterRF reduz consideravelmente o risco de ataques repetidos registado pelo setor da eletricidade. A fiabilidade melhorada do novo painel de interface confere às entidades operadoras de sistemas de fornecimento elétrico ainda mais certeza de que os seus sistemas de monitorização funcionam mesmo com as mais adversas condições de utilização.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar