Lâmpadas de sinalização para comunicação

Resumo

Sistema de comportas Kiel-Holtenau  

Sistema de comportas Kiel-Holtenau

  • O sistema de comportas do Canal de Kiel foi equipado com um novo sistema de sinalização no âmbito de um processo de modernização.
  • As lâmpadas de sinalização estão expostas a condições climáticas adversas. Estas incluem ventos fortes, água salgada e ainda exposição direta aos raios solares.
  • De forma a dar resposta a estas necessidades, os novos postes foram equipados com lâmpadas de sinalização da Phoenix Contact.
  • A tecnologia industrial de comunicação facilita a manutenção e a utilização da tecnologia LED permite economizar energia e uma maior disponibilidade.

Perfil do cliente

O Canal de Kiel liga o estuário do rio Elba ao Fiorde de Kiel e poupa aos barcos um desvio de até 460 quilómetros. A via navegável de cerca de 100 quilómetros de comprimento atravessa o estado Eslésvico-Holsácia e é uma das vias marítimas artificiais mais navegadas do mundo.

Aplicação

Poste com lâmpadas de sinalização  

Sinais seguros

O sistema de comportas de Kiel-Holtenau foi equipado com um novo sistema de sinalização no âmbito de um processo de modernização. As lâmpadas encontram-se instaladas nos postes e indicam aos barcos se estes podem entrar na comporta através de sinais vermelhos, verdes e brancos.

Para as funções de monitorização são utilizados exclusivamente componentes que correspondem ao padrão industrial. As lâmpadas de sinalização estão expostas a condições climáticas adversas e, portanto, têm de cumprir exigências especiais. Estas incluem ventos fortes, água salgada e ainda exposição direta aos raios solares.

A utilização de tecnologia industrial de comunicação moderna assegura que o centro de controlo é permanentemente informado sobre o estado das lâmpadas. Além disso, para a manutenção também é preferível uma instalação simples sem necessidade de definição de endereços ou identificação de utilizadores. Este facto é particularmente importante quando é necessário trocar as lâmpadas no âmbito da manutenção.

Solução

O técnico de assistência acede aos dados de operação de forma móvel  

Aceder aos dados de operação das lâmpadas LED de forma móvel

Na comporta, dois postes novos foram equipados com a lâmpada de sinalização LED 300, que ajuda o pessoal da manutenção fornecendo-lhes informações sobre o estado e informações de diagnóstico. Tal é possível graças à utilização da tecnologia industrial de comunicação.

As lâmpadas são ligadas com cabos pré-fabricados e conectores híbridos M17 da Phoenix Contact. A fonte de alimentação e o cabo de dados são ligados à lâmpada em simultâneo através do conector híbrido. Assim, fica excluída qualquer troca. Uma instalação simples é particularmente importante quando é necessário trocar as lâmpadas no âmbito da manutenção. Aqui manifestam-se as vantagens da etiqueta de características eletrónica, que é possível ler ao estabelecer a comunicação. Deste modo, a unidade de comando consegue determinar se a lâmpada correta está ligada.

São transferidas, p. ex., as informações relativas à cor, ao tamanho e ao ângulo de feixe. Em caso de instalação incorreta ou de substituição, a unidade de comando emite um alarme e impede que a lâmpada acenda. As horas de operação da lâmpada e dos LED individuais são registadas em separado e armazenadas ciclicamente na lâmpada.

Lâmpada de sinalização  

Durável graças à tecnologia LED económica

Tecnologia LED com muitas vantagens

A tecnologia LED na lâmpada significa economia de energia e uma maior disponibilidade. Esta última é possível não apenas graças a uma vida útil mais longa, mas também graças ao circuito especial da lâmpada.

Em caso de avaria de um LED, esta é detetada com ajuda da monitorização de corrente e de tensão e comunicada ao sistema hierarquicamente superior. De acordo com as indicações do controlador, os outros LED podem ser reajustados de forma a alcançarem a mesma potência de luz.

Para além da monitorização dos LED, as lâmpadas de sinalização têm dois sensores de difusão de luz integrados que detetam se os LED emitem luz e a respetiva intensidade.

Para garantir a fiabilidade operacional das lâmpadas de sinalização em todos os casos, a temperatura também é detetada. Se a temperatura da lâmpada aumentar para além do intervalo permitido, a potência da luz é reduzida ou mesmo desligada. Esta função é apoiada por mensagens de aviso e alarmes. Se a temperatura voltar a baixar, após a confirmação da mensagem, a lâmpada volta a funcionar.

Resultado

As comportas, que compensam a diferença de altura entre os dois mares, desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento do Canal de Kiel. As lâmpadas de sinalização LED da Phoenix Contact facilitam a manutenção das comportas, uma vez que permitem ler facilmente os respetivos dados de operação a qualquer momento.

O pessoal de manutenção é apoiado por meio de informações de estado e de diagnóstico e é, deste modo, constantemente informado sobre o estado das lâmpadas de sinalização. Outra vantagem da lâmpada é a tecnologia LED, através da qual é possível conseguir uma economia de energia e uma maior disponibilidade.

Produtos

DescriçãoTipoN.º de artigo
Lâmpada de sinalização 300 vermelhaCSD-SL 300 RD2701788
Lâmpada de sinalização 300 verdeCSD-SL 300 GN2701786
Lâmpada de sinalização 300 brancaCSD-SL 300 WH2701785
Tampa metálica de proteção contra póST-Z00141616069
Unidade de comando para a lâmpada de sinalizaçãoILC 171 ETH 2TX2700975
Saída de comunicação para as lâmpadas de sinalizaçãoIBS IL 24 RB-T-PAC2861441
Painel tátilWP 06T2913645
Interruptor de 8 portas com 2 portas de fibra óticaFL SWITCH SMCS 6TX/2SFP2989323
Fonte de alimentaçãoQUINT-PS/3AC/24DC/402866802
Módulo para díodos em calha metálicaQUINT-DIODE/12-24DC/2X20/1X402320157
Proteção contra sobretensão: fornecimentoFLT-SEC-P-T1-1C-350/25-FM2905414
Proteção contra sobretensão: saída de bus de campoPT MCR-EST2880749
Base para saída de bus de campoPT 2X2-BE2839208
Abraçadeira para saída de bus de campoSSA 3-62839295
Proteção contra sobretensão 24VPT 2X1-24DC-ST2856087
Base para proteção contra sobretensão 24VPT 2X1-BE2856139
DescriçãoTipoN.º de artigo
Lâmpada de sinalização 300 vermelhaCSD-SL 300 RD
Lâmpada de sinalização 300 verdeCSD-SL 300 GN
Lâmpada de sinalização 300 brancaCSD-SL 300 WH
Tampa metálica de proteção contra póST-Z0014
Unidade de comando para a lâmpada de sinalizaçãoILC 171 ETH 2TX
Saída de comunicação para as lâmpadas de sinalizaçãoIBS IL 24 RB-T-PAC
Painel tátilWP 06T
Interruptor de 8 portas com 2 portas de fibra óticaFL SWITCH SMCS 6TX/2SFP
Fonte de alimentaçãoQUINT-PS/3AC/24DC/40
Módulo para díodos em calha metálicaQUINT-DIODE/12-24DC/2X20/1X40
Proteção contra sobretensão: fornecimentoFLT-SEC-P-T1-1C-350/25-FM
Proteção contra sobretensão: saída de bus de campoPT MCR-EST
Base para saída de bus de campoPT 2X2-BE
Abraçadeira para saída de bus de campoSSA 3-6
Proteção contra sobretensão 24VPT 2X1-24DC-ST
Base para proteção contra sobretensão 24VPT 2X1-BE

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar