Proteção contra sobretensão no túnel de Saas

Túnel de Saas na Suíça  

Túnel de Saas na Suíça

A estrada nacional 28 é a ligação principal de e para Davos e é especialmente movimentada no inverno. O túnel de Saas está integrado no projeto "Circunvalação de Saas" e conduz a estrada nacional sob a zona de Saas em Prättigau, Suíça.

Até à construção do túnel, o tráfego circulava pela via principal de Saas, que ficou agora fortemente aliviada após a construção do túnel.

Dados sobre o túnel de Saas:

  • Local: Cantão dos Grisões, Suíça
  • Comprimento: 2,58 km
  • Tipo de construção: 10,0 T (uma galeria principal nos dois sentidos, uma faixa por sentido de marcha, uma galeria de segurança disposta paralelamente à galeria principal)
  • Abertura: outubro de 2011
  • Dono da obra: Tiefbauamt Graubünden (serviços públicos de construção subterrânea dos Grisões)/Bundesamt für Straßen (Organismo Federal das Estradas), Suíça
  • Volume de tráfego: 15.400 veículos/dia

 

Aplicação

Representação esquemática da distribuição principal no túnel de Saas  

Distribuição principal no túnel de Saas: 1) alimentação, 2) UPS, 3) controlador

O fornecimento de energia da distribuição principal realiza-se através de um transformador. Uma vez que este cabo se encontra fora da área de proteção do túnel, ou seja, vem da zona de proteção contra descargas atmosféricas 0A, a alimentação do túnel tem de ser protegida.

Os outros sistemas, que também têm de funcionar sem dificuldades em caso de falha de alimentação, são alimentados através de fontes de alimentação ininterruptas. Aí também se inclui o controlador que regula o tráfego em caso de emergência e que informa os utentes da estrada de forma adequada.

Equipamento técnico no túnel:

  • Câmaras de vídeo
  • Antenas GSM, cabos radiantes para rádio e para comunicação sem fios
  • Iluminação fluorescente/natural, iluminação de emergência em caso de incêndio
  • Deteção de fumo, deteção de incêndios
  • Dispositivos de medição da visibilidade, equipamentos de medição de CO, medições de vento
  • Sinais luminosos, registos corta-fogos

 

Solução

Descarregador de sobretensão VALVETRAB Compact na distribuição UPS  

Descarregador de sobretensão VALVETRAB Compact na distribuição UPS

Para proteger a distribuição principal no túnel de Saas, o Tiefbauamt dos Grisões utiliza dispositivos de proteção contra descargas atmosféricas do tipo 1 FLASHTRAB compact PLUS (FLT-CP-PLUS) da Phoenix Contact. É diretamente instalado na distribuição principal e, em caso de danos, desvia as correntes da descarga que ocorreram diretamente para a ligação à terra.

As fontes de alimentação ininterrupta são protegidas com dispositivos de proteção contra sobretensões transitórias do tipo 2 VALVETRAB compact (VAL-CP). Encontram-se diretamente na entrada dos cabos do túnel para o distribuidor. Uma vez que cada sistema está ligado à UPS através de um cabo de alimentação próprio, todos os cabos de alimentação também são ligados através de dispositivos de proteção contra sobretensões transitórias do tipo 2.

Resultado

Com a proteção do fornecimento de energia, a disponibilidade do túnel aumenta consideravelmente. Graças à proteção contra sobretensão, os sistemas de emergência também são protegidos de forma fiável contra picos de tensão, auxiliando assim os passageiros durante o autossalvamento e as equipas de resgate em caso de emergência.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar